quinta-feira, 13 de maio de 2021

2ª Quinta-feira da Páscoa

13 de Maio de 2021 (CC) / 30 de Abril (CE)
São Tiago, o Justo – Apóstolo e irmão de São João, o Teólogo († 42)
Tom 1





«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»



O Santo Apóstolo Tiago, filho de Zebedeu, um dos 12 apóstolos, foi chamado por nosso Senhor Jesus Cristo para o serviço apostólico juntamente com seu irmão, o Apóstolo João, o teólogo. Foi para eles e para o santo Apóstolo Pedro, preeminentemente sobre os outros Apóstolos, que Jesus Cristo revelou Seus Divinos Mistérios: na Ressuscitação da Filha de Jairo, no Monte Tabor (na Transfiguração) e no Jardim do Getsêmani. 
São Tiago, depois da descida do Espírito Santo, pregou na Espanha e em outras terras, e depois retornou a Jerusalém. Ele ensinou abertamente e ousadamente sobre Jesus Cristo como o Salvador do mundo, e com as palavras da Sagrada Escritura, denunciou os fariseus e os escribas [eruditos], repreendendo-os por suas malícias de coração e incredulidades. 
Os judeus não tendo a capacidade de refutar o discurso apostólico,  contrataram o pseudo-filósofo e feiticeiro Hermógenes, para que ele entrasse em disputa com o Apóstolo e refutasse seus argumentos sobre Cristo como o Messias Prometido que veio ao mundo. O feiticeiro enviou ao Apóstolo seu discípulo Filipe, que se converteu à crença em Cristo. Então o próprio Hermógenes foi persuadido do poder de Deus, equeimou seus livros sobre magia, aceitou o santo Batismo e se tornou um verdadeiro seguidor de Cristo. 
Os incrédulos entre os judeus persuadiram Herodes Agripa (40-44) a prender o Apóstolo Tiago e condená-lo à morte. São Tiago ouviu calmamente a sentença de morte e continuou a dar testemunho de Cristo. Uma das falsas testemunhas contra o Apóstolo, cujo nome era Josias, ficou impressionada com a coragem de São Tiago. Ele creu na verdade das palavras sobre a vinda de Cristo, o Messias. Quando levaram o Apóstolo à execução, Josias caiu a seus pés, arrependendo-se de seu pecado e pedindo perdão. O Apóstolo o abraçou, deu-lhe um beijo e disse: 
"Paz e perdão sejam para ti". 
Então Josias confessou diante de todos sua fé em Cristo, e foi decapitado junto com São Tiago no ano 44 em Jerusalém.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

 

Atos 4:23-31

23 E soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes haviam dito os principais sacerdotes e os anciãos. 24 Ao ouvirem isto, levantaram unanimemente a voz a Deus e disseram: Senhor, tu que fizeste o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há; 25 que pelo Espírito Santo, por boca de nosso pai Davi, teu servo, disseste: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? 26 Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram- se à uma, contra o Senhor e contra o seu Ungido. 27 Porque verdadeiramente se ajuntaram, nesta cidade, contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, não só Herodes, mas também Pôncio Pilatos com os gentios e os povos de Israel; 28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho predeterminaram que se fizesse. 29 Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falam com toda a intrepidez a tua palavra, 30 enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus. 31 E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus.

4:24-30 Esta oração segue uma fórmula litúrgica tradicional de louvor: a lembrança das obras de Deus seguida por petição. Note-se que sinais e maravilhas (v. 30) são solicitados, mas, não como fins em si mesmos, porém, para dar coragem aos pregadores e para confirmar a palavra que eles falam (v. 29). 
4:31 Enquanto o Espírito Santo habita continuamente na Igreja, Sua Presença É experimentada recorrentemente nas assembleias litúrgicas e em constantes sinais pentecostais. Note-se que a petição dos apóstolos (vv. 29, 30) foi prontamente atendida.

João 5:24-30

24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida. 25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. 26 Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos; 27 e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. 28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. 30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

5:25 "A hora vem, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus": Os mortos se refere tanto aos espiritualmente mortos, que vão encontrar vida em Cristo, bem como aos fisicamente mortos, os quais irão ressurgir na ressurreição geral. Cristo confirma esta afirmação ao ressuscitar  Lázaro dentre os mortos (11: 38-44) antes de experimentar a Sua Própria morte. Os versos 24-30 são lidos no funeral Ortodoxo, confirmando a mesma recompensa para aqueles que adormecem na fé. 
5:30 A vontade Divina é comum às Três Pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, pois, Todos compartilham plenamente a mesma Natureza Divina. Quando ao Filho é dito para obedecer o Pai, isto se refere à Sua vontade humana, que Cristo assumiu na Sua Encarnação. Cristo alinhava livremente, em todos os aspectos, Sua vontade humana  com a vontade Divina do Pai, e nós somos chamados a fazer o mesmo.

† † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário