domingo, 16 de maio de 2021

Domingo das Mirróforas

16 de Maio de 2021 (CC) / 03 de Maio (CE)
Santos Timóteo e sua esposa Maura, mártires de Antinópolis († 238)
Tom 2






«Cristo ressuscitou dos mortos,
Pisoteando a morte com Sua morte,
E outorgando a vida
Aos que jaziam nos sepulcros!»


O Domingo das Mulheres Mirróforas (Portadora de Aromas) cai no segundo domingo após a Páscoa. As mirróforas trouxeram especiarias funerais para preparar o corpo de Cristo para a sepultura. Elas foram as primeiras a ver o túmulo vazio, e o Senhor ressuscitado as enviou aos apóstolos para lhes anunciar a Sua ressurreição. Os santos José de Arimateia e Nicodemus também são comemorados neste dia.

Oito são as mulheres geralmente identificadas como portadoras de mirra. Cada um dos quatro Evangelhos dá um aspecto diferente aos papéis dessas oito mulheres na cruz e no túmulo na manhã de Páscoa; talvez essas oito mulheres tenham chegado em grupos diferentes e em horários diferentes. As oito são:

1. Maria, a Theotókos (Virgem Maria);
2. Maria Madalena;
3. Joanna;
4. Salomé;
5. Maria, mulher de Cleófas (ou Alfeu);
6. Susanna;
7. Maria de Betânia;
8. Marta, de Betânia.

Das oito, as cinco primeiras são – sem sombra de dúvidas - as mais proeminentes. A tradição inclui na lista as três últimas. Cinco dessas mulheres também eram muito ricas: Maria Madalena, Joana, Susana e as irmãs Maria e Marta de Betânia.

Um aspecto que gera confusão nas referências dos Evangelhos a estas mulheres: É que duas das Marias tiveram um filho chamado Tiago: Maria, a esposa de Alfeu, era a mãe de Tiago, um dos Doze Apóstolos e a Virgem Maria era madrasta de Tiago, o irmão do Senhor (Mateus 13:55, Gálatas 1:19).

Na tradição ocidental, Tiago, filho de Alfeu e Tiago, o irmão do Senhor, às vezes têm sido identificados como um só.

Na tradição oriental, Tiago, o irmão do Senhor, foi Bispo de Jerusalém (30-62 AD) e nunca saiu dos arredores de Jerusalém. Ele é o Tiago que proferiu a decisão do concílio de Jerusalém em 48 dC (Atos 15:13-19). Quanto a Tiago, filho de Alfeu, a Tradição Oriental lhe atribui atividades fora de Israel, especialmente no Egito, onde foi martirizado.

Uma dica útil, que pode esclarecer a confusão entre estas duas Marias, é a passagem que se refere à Virgem Maria como a mãe de Tiago e José (Mateus 13:55). Este é também chamado de José Barsabás, o Justo, ou também recebe o nome de Judas (Atos 1:23 e 15:22).

Assim, em Mateus 27:56, as mulheres que de longe observam a cruz são Maria Madalena, a Virgem Maria (que aqui é chamada de mãe de Tiago e José), e Salomé (A esposa do Zebedeu).

Mateus refere-se a Maria Madalena e à "outra Maria", que é provavelmente a Virgem Maria, também a partir do contexto (Mateus 27:61 e 28:1). Alguns Pais da Igreja como São Gregório de Nissa e São Gregório Palamás, apoiaram esta interpretação. Da mesma forma, São Gregório de Nissa identifica "Maria, mãe de Tiago" (Marcos 16:1 e Lucas 24:10) como sendo a Virgem Maria.
Estas oito mulheres foram companheiras de Jesus de perto durante os três anos do seu ministério público. Maria Madalena, Joana, Susana e outras (Lucas 8:3) são descritas como aquelas que proviam os recursos financeiros para a manutenção de Cristo e dos Apóstolos. Estas mesmas mulheres fielmente seguiam a Cristo desde a Galileia e vieram com Ele para Jerusalém (Mateus 27:55, Marcos 15:40-41 e Lucas 23:55). 
Comemoração de São Timóteo e Santa Maura 
Os Santos Timóteo e Maura, marido e mulher, viveram no século III, quando reinava Diocleciano. Timóteo era natural de Panapeis, região da Tebaida, e grande estudioso eclesiástico. Com apenas 20 dias de casado, o Governador de Tebaida o acusou de ser seguidor do cristianismo, ordenando que lhe entregasse todos os livros que tinha sobre a fé cristã. Timóteo negou-se a se desfazer de seus livros, pois para ele era como separar um pai de seus filhos. Diante disso, o Imperador mandou que fosse torturado. 
Ordenou então que fosse trazida à sua presença Maura, a esposa de Timóteo, com a intenção de convencê-la a que persuadisse seu marido a negar sua fé em Cristo e adorar os ídolos. Contudo, Maura também confessou ser cristã, permanecendo firme em sua fé. O Governador mandou então que fossem arrancados seus cabelos e cortados os dedos de suas mãos e, depois, lançada num caldeirão de água fervente. Milagrosamente, Maura saiu ilesa da caldeira, e o Governador ordenou, por fim, que o casal fosse crucificado, um de frente para o outro. Depois de nove dias de agonia entregaram ambos suas almas a Cristo, confessando corajosamente sua fé.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS III

Marcos 16:9-20

E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando. E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram. E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo. E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram. Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição T.2 -Ó Vida Imortal, sofrendo a morte, / esmagaste o inferno com o fulgor da Tua Divindade. / E quando fizeste erguer os mortos das profundezas da terra, / todos os Poderes celestes Te aclamaram dizendo: // Glória a Ti, ó Cristo nosso Deus e Autor da vida.

Tropárion de José de Arimateia T.2 - O nobre José, tendo descido da Cruz o Teu Puríssimo Corpo, / envolveu-o em puro linho e especiarias, e o colocou num sepulcro novo. / Mas Tu ressuscitaste ao terceiro dia, Senhor, // concedendo ao mundo grande misericórdia.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Kondákion das Miróforas T.2 - Quando disseste às mirróforas, Rejubilai, / Tu cessaste a lamentação de Eva, a primeira mãe, / pela Tua Ressurreição, ó Cristo Deus. // E Tu ordenaste a Teus Apóstolos que pregassem: // O Senhor ressuscitou do túmulo.

... Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Kondákion de Páscoa T.8 - Tendo descido ao túmulo, ó Imortal, / Tu destruíste o poderio do Inferno, / e levantaste-Te como um vencedor, ó Cristo Deus, / Tu que disseste às mulheres mirróforas: “Rejubilai!”, // que aos Apóstolos dás a paz, e que ressuscitas aqueles que sucumbiram.

Prokímenon Tom 6

O Senhor É minha força e meu vigor
Ele foi a minha salvação. (Sl 117:14)

O Senhor severamente me castigou,
mas não me entregou à morte. (Sl 117:18)

Atos 6:1-7

Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. 2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. 3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. 4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. 5 E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; 6 E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. 7 E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
O Senhor Se agradou de Sua Terra,
E trouxe de volta os cativos de Jacó. (Salmo 84:1)

Aleluia, aleluia, aleluia!
A misericórdia e a verdade se encontraram,
A justiça e a paz se beijaram. (Salmo 84:10)

Aleluia, aleluia, aleluia!

Marcos 15: 43 - 16: 8

43 Chegou José de Arimateia, senador honrado, que também esperava o reino de Deus, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus.44 E Pilatos se maravilhou de que já estivesse morto. E, chamando o centurião, perguntou-lhe se já havia muito que tinha morrido. 45 E, tendo-se certificado pelo centurião, deu o corpo a José; 46 O qual comprara um lençol fino, e, tirando-o da cruz, o envolveu nele, e o depositou num sepulcro lavrado numa rocha; e revolveu uma pedra para a porta do sepulcro. 47 E Maria Madalena e Maria, mãe de José, observavam onde o punham. 16:1 E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. 2 E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. 3 E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? 4 E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande. 5 E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas. 6 Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. 7 Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis, como ele vos disse. 8 E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém porque temiam.

Hino à Virgem

Refrão: Um Anjo exclamou A Cheia de graça, / Virgem pura rejubila! / De novo digo, rejubila! / Teu Filho ressuscitou do túmulo ao terceiro dia.

Hirmos: Resplandece, resplandece, ó Nova Jerusalém! / pois a glória do Senhor brilhou sobre ti! / Exulta agora e alegra-te Sião! / E Tu, ó Mãe de Deus toda pura, // rejubila na ressurreição do teu Filho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário