domingo, 23 de maio de 2021

Domingo do Paralítico

23 de Maio de 2021 (CC) / 10 de Maio (CE)
Apóstolo Simão, o Zelote (1º; Séc.);
São Simão, bispo de Vladimir e Suzdal (Kiev Cavernas) (1226);  Mártires Philadelphus, Cipriano, Alfeu, Onésimo, Erasmus, e outras 14 pessoas, na Sicília (†251). 
Mártir Hesychius de Antioquia (†4 Séc.); 
Venerável Isidora o Tolo de Tabenna (Egito - 365); 
Abençoado Thais (Taisia) do Egito (5º Séc.); 
Beato Simão de Yurievits e Zharki, Louco de Cristo (1584); 
Ícone da Mãe de Deus "Kiev-Bratsk" (1654); 
Venerável Laurence, do monge, do Egito (6º Séc.); 
Venerável Dionisius de Radonezh (14-15 Séc;); 
Tradução de relíquias (1670) do Mártir Basílio de Mangazea (Sibéria) (1602); 
São Sinésio de Irkutsk, amigo de São Sofrônio (1787); 
São Conleth, o eremita, e o bispo de Kildare (520) (Celta E Britânico).
Tom 3





«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»

O quarto domingo da Santa Páscoa é observado pela Igreja Ortodoxa como o “Domingo do Paralítico”. Neste dia comemora-se o milagre de Cristo em curar um homem que por 38 anos estava padecendo de terrível paralisia. Este episódio é narrado na Bíblia no Evangelho de João 5:1-15. 
Conforme o relato de São João Evangelista, este milagre aconteceu no dia de sábado, que segundo os analíticos, eram os dias da Páscoa, quando Jesus tinha ido a Jerusalém para a festa. 
Comemoração do Apóstolo São Simão, o Zelote  
São Simão era natural de Caná da Galileia, conhecido pessoalmente do Senhor e de sua puríssima Mãe, porque o povoado de Caná não estava muito distante de Nazaré. Quando Simão celebrou o seu casamento, convidou para a festa o Senhor, a sua imaculada Mãe e os seus discípulos. Como havia terminado o vinho para os convidados, o Senhor transformou água em vinho (Jo 2:1-11). Impressionado por este milagre, o noivo passou a crer no Senhor Jesus Cristo como o verdadeiro Deus e, abandonando a celebração de suas bodas e a sua própria casa, O seguiu com fervor. Desde então recebeu o nome de o “Zelote” ou o “Zeloso”, pois, tamanho fervor e entusiasmo que, pelo amor a Cristo, deixou sua própria noiva desposando, em sua alma, o Noivo Celestial. É por isso que Simão foi considerado entre o grupo de discípulos de Cristo e dos Doze Apóstolos. 
No dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos sob a forma de línguas de fogo, eles receberam o dom da palavra que lhes capacitou a pregar o Evangelho a todas as nações. Recebendo o Espírito Santo junto aos demais, Simão saiu a pregar em diversos lugares, passando pelo Egito, Mauritânia, Líbia, Numidia, Cirenia e Abjásia. Neste último, uma região localizada na costa nordeste do Mar Negro, ele iluminou com a fé em Cristo numerosos pagãos. Também esteve na Bretanha, onde converteu à luz do Evangelho muitos descrentes, tendo sido depois crucificado por idólatras. Esta é uma das mais antigas tradições, cuja principal autoridade é São Doroteo, Bispo Gaza (300 dC). São Nicéforo, Patriarca de Constantinopla, um respeitado historiador (758-829), também confirma a presença do Apóstolo em Bretanha. Outras tradições afirmam que o Apóstolo esteve na Pérsia, com São Judas, com quem foi martirizado. Outros ainda atestam que o zelote São Simão foi sepultado na cidade de Nicósia, perto de Zhiguencia. Os lugarejos indicam que este local está a uns 13 km de Sujumi, não muito distante da costa do Mar Negro. Mais tarde, uma igreja foi construída no local da morte do santo e a sua estrutura foi recuperada em 1875, graças ao fervor de um dos grandes duques da Rússia. 
O Santo Apóstolo Simão, o Zelote, é comemorado em 10 de maio, não devendo ser confundido com São Simão Pedro, que também era um dos Doze Apóstolos, tão pouco com Simeão, parente consanguíneo do Senhor (Mt 13:55) que pertenceu ao grupo dos Setenta Apóstolos, segundo bispo de Jerusalém, sucessor do apóstolo Tiago. São Simão, o Zelote, é celebrado ainda em 30 de junho, juntamente com os demais Apóstolos (Sinaxe dos Santos Apóstolos). 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 
MATINAS (IV)

Lucas 24:1-12

1 Mas já no primeiro dia da semana, bem de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado.  2 E acharam a pedra revolvida do sepulcro. 3 Entrando, porém, não acharam o corpo do Senhor Jesus. 4 E, estando elas perplexas a esse respeito, eis que lhes apareceram dois varões em vestes resplandecentes; 5 e ficando elas atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais entre os mortos aquele que vive? 6 Ele não está aqui, mas ressurgiu. Lembrai-vos de como vos falou, estando ainda na Galileia. 7 dizendo: Importa que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressurja. 8 Lembraram-se, então, das suas palavras; 9 e, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. 10 E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago; também as outras que estavam com elas relataram estas coisas aos apóstolos. 11 E pareceram-lhes como um delírio as palavras das mulheres e não lhes deram crédito. 12 Mas Pedro, levantando-se, correu ao sepulcro; e, abaixando-se, viu somente os panos de linho; e retirou-se, admirando consigo o que havia acontecido.

LITURGIA

Tropárion
Alegrem-se os Céus / e exulte a terra, / pois o Senhor mostrou a força de Seu braço, / vencendo a morte pela morte. / Ele Que é o Primogênito dentre os mortos / arrancou-nos das profundezas do Inferno, / e concedeu ao mundo // a Sua infinita misericórdia.

Tropárion de São Simão, o Zelote Tom 3
Ó Santo Apóstolo Simão, interceda por nós / junto ao bondoso Deus: / Que Ele nos conceda o perdão / e às nossas almas salvação.

Kondákion
Hoje, Tu, ó Compassivo, ressuscitaste do túmulo, / e nos conduziste para fora dos portões da morte. / Hoje Adão dança de alegria e Eva rejubila, / e com eles os Profetas e os Patriarcas louvam sem cessar // o divino poder de Tua autoridade.

Kondákion - Tom 2
Louvemos e bendigamos a Simão, o Arauto de Deus / que fixou a sábia doutrina nas almas dos piedosos. / E, agora, rejubilante com os Anjos ante o Trono Glorioso, // incessantemente intercede por nós.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Kondákion do Paralítico
Ó Senhor por Tua divina intercessão, / como ergueste o Paralítico de outrora, / também, cure a minha alma paralisada / por tantos pecados e atos insensatos; / e, assim, salvo, posso eu exclamar-Te: // “Glória ao Teu poder, ó Cristo compassivo!” 

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Kondákion da Páscoa Tom 8
Tendo descido ao túmulo, ó Imortal, / Tu destruíste o poderio dos infernos/ e levantaste-Te como vencedor, ó Cristo Deus,/ Tu, que disseste às mulheres mirróforas: «Rejubilai»;/ e aos Apóstolos, dás a paz,/ Tu que ressuscitas aqueles que sucumbiram.

Prokímenon Tom 1

Seja a Tua misericórdia, Senhor, sobre nós,
Pois, em Ti esperamos. (Sl. 32:22)

Regozijai-vos no Senhor, vós, justos,
pois aos retos convém o louvor.

Atos 9:32-42

32 E aconteceu que, passando Pedro por toda parte, veio também aos santos que habitavam em Lida. 33 Achou ali certo homem, chamado Enéias, que havia oito anos jazia numa cama, porque era paralítico. 34 Disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te cura; levanta e faze a tua cama. E logo se levantou. 35 E viram-no todos os que habitavam em Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor. 36 Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, que traduzido quer dizer Dorcas, a qual estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. 37 Ora, aconteceu naqueles dias que ela, adoecendo, morreu; e, tendo-a lavado, a colocaram no cenáculo. 38 Como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, enviaram-lhe dois homens, rogando-lhe: Não te demores em vir ter conosco. 39 Pedro levantou-se e foi com eles; quando chegou, levaram-no ao cenáculo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe as túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas. 40 Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pôs-se de joelhos e orou; e voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se. 41 Ele, dando-lhe a mão, levantou-a e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva. 42 Tornou-se isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.  

Aleluia Tom 5

Aleluia, aleluia, aleluia!
Junto de Ti, Senhor, me refugiei;
não seja eu confundido para sempre. 
Por Tua justiça, livra-me. 

Aleluia, aleluia, aleluia!
Sê para mim um Deus protetor 
e uma casa de refúgio para me salvar.

Aleluia, aleluia, aleluia!

João 5:1-15

1 Depois disso havia uma festa dos judeus; e Jesus subiu a Jerusalém. 2 Ora, em Jerusalém, próximo à porta das ovelhas, há um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco alpendres. 3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados esperando o movimento da água. 4 Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; então o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. 5 Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo. 6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são? 7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. 8 Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. 9 Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar. Ora, aquele dia era sábado. 10 Pelo que disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito. 11 Ele, porém, lhes respondeu: Aquele que me curou, esse mesmo me disse: Toma o teu leito e anda. 12 Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda? 13 Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se retirara, por haver muita gente naquele lugar. 14 Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior. 15 Retirou-se, então, o homem, e contou aos judeus que era Jesus quem o curara.

Hino À Virgem

O Anjo exclamou à Cheia de Graça: / “Virgem Pura, rejubila. / De novo digo, rejubila. / Teu Filho ressuscitou do Túmulo, ao terceiro dia". / Resplandece, resplandece, ó nova Jerusalém, / Pois a Glória do Senhor / Brilhou sobre Ti. / Exulta agora e alegra-Te Sião. / E Tu, ó Mãe de Deus Toda Pura, / Rejubila na Ressurreição de Teu Filho.

† † †

Homilia

Cristo ressuscitou!
Em verdade ressuscitou!

Hoje é um dia de festa para todos nós paralíticos!

Sim, pois hoje, irmãos e irmãs, estamos todos sendo lembrados neste Domingo, é como se fosse o nosso dia de festa.

Pois quem dentre nós pode se gabar de ser forte, corajoso, e diante de todas as desgraças deste tempo, ser um cumpridor de todos os mandamentos de Cristo? Livrai-nos, ó Senhor, de alguém em nosso meio, se imaginar como sendo uma pessoa justa, ou ainda pior, como sendo forte!

O apóstolo Paulo diz: "Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte."(2 Coríntios 12:10).

Mas o Apóstolo não se priva de uma coisa: Da fé firme e, sem dúvidas, da esperança no Salvador. "O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza!"

Como pode o mundo, que não acredita em Deus e prega a onipotência ilusória do homem, entender isto?

O paralítico é um incomodo, meus irmãos! Alegremo-nos em pelo menos termos a capacidade de nos compreender como realmente somos!

O Senhor veio ao mundo para salvar os pecadores paralíticos, e nós estamos entre eles.

Pois a força crucificou Jesus Cristo, tendo o Senhor permitido a esse poder terrível e estúpido crucificar Deus. Quando nos tornamos orgulhosos e seguros de nós mesmos, então repetimos este crime terrível dos assassinos de Deus: a crucificação do Salvador.

Deixe-nos reconhecer a nós mesmos pelo que somos de fato. O Apóstolo Tiago escreve: "Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece." (Tiago 4:14).

Não importa o quão fortemente se torna rebelde o nosso orgulho diante disso, vamos olhar desapaixonadamente para o universo: as miríades de planetas, as milhares de gerações, sem parar, uma após outra, milhares de milhões de pessoas que são apagados da memória de seus descendentes e seus vizinhos.

Eu tinha um amigo a quem devo muito, fundamentalmente a minha fé. Ele morreu doze anos atrás, e pensei que nunca iria esquecê-lo, que sempre lembraria dele, sobretudo em cada Liturgia.

E de repente percebi com horror que em uma liturgia ele tinha partido, e outra, e eu não havia me lembrado dele, ele que foi uma das pessoas mais queridas para mim. E essa minha paralisia espiritual, a minha ingratidão para com um homem que fez tanto por mim, tornou-se terrível para mim. Será que todos os dias lembro com o necessário zelo dos meus pais - ambos, os que estão vivos e os que partiram? Será que todo dia lembro da minha própria salvação, a coisa mais importante para que vivemos?

Mas algo dentro de nós nos diz inequivocamente , que o homem é algo mais do que um vapor. Nossa vida, sim, é transitória e vergonhosa, como a grama sob o sol quente do verão. Lembre-se no Saltério: "Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce."(Salmos 103:15).

Mas a alma - uma personalidade única humana criada por Deus - a sua história no tempo e na eternidade é completamente diferente. Se a alma está unida com o seu Criador e Deus, então ela se torna a coisa mais bela, a mais preciosa  entre  tudo o que está na terra.

Na memória de Deus, uma alma não recebe simplesmente a vida, mas vida em "abundância", como escreve o apóstolo Paulo. Ele não pode expressar com palavras humanas uma  outra forma de descrever o mistério revelado a ele sobre a vida futura.

E o mesmo Apóstolo escreve: olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam (1 Coríntios 02:09).

Na vida de cada um de nós, haverá ainda momentos de fraqueza e de fracasso, momentos daquilo que chamamos de paralisia. Eles podem durar por muitos anos, assim como com o paralítico do qual fala o Evangelho.

Este paralítico estava há muitos anos aguardando a cura. Mas ele acreditava que um mensageiro de Deus iria curá-lo.

Não devemos então nos reconhecer como fortes, porque a força é Cristo. Nunca devemos nos reconhecer como indestrutíveis e não propensos ao pecado, porque somos decaídos.

Devemos sim, no esforçar para nunca perder a fé em Cristo, porque o Senhor Jesus Cristo é eternamente poderoso e tem o poder de nos salvar, não só das paixões temporais e dos infortúnios.

O Senhor, que "venceu a morte pela morte", pode dar vida eterna a nós, quando um dia sairemos da sepultura, e seremos libertados eternamente desta paralisia.

Não vamos ficar a pensar bem de nós mesmos, pois se evitarmos isso, não seremos surpreendidos por nossas fraquezas, e não vamos, por causa delas, entrar em desespero e desânimo.

Devemos sinceramente, com todas as nossas forças, nos esforçarmos para a correção, lutando contra o mal e o pecado que habita dentro de nós. Busquemos firmemente nos convencer de que nosso Senhor Jesus Cristo irá nos ajudar nesse sentido.

Ele nos ama, porque somos Seus filhos.

Nós, que nos reconhecemos como paralíticos e que pedimos a ajuda de nosso Pai Celestial, não vamos ser deixado para trás, pois Ele nos dará o Seu poder invencível.

Só assim seremos fortes - pois tão somente assim  foram fortes os Apóstolos, Confessores, e  todos os Veneráveis Mártires.

Arquimandrita Tikhon (Shevkunov)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário