sábado, 15 de maio de 2021

2º Sábado da Páscoa

15 de Maio de 2021 (CC) / 02 de Maio (CE)
Santo Atanásio, o Grande, Arcebispo de Alexandria († 373)
Tom 1





«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»



Desde a época dos Apóstolos, tem surgido ininterruptamente na Igreja os Santos Padres e Mestres Espirituais. Costumava-se denominar «Padres da Igreja», principalmente os bispos que se sobressaíam por sua santidade de vida e que deixavam algo escrito. Já os que não eram considerados santos eram chamados de «Mestres da Igreja». Os padres e Mestres da igreja deixaram registrados em suas obras as tradições dos apóstolos que elucidavam o ensinamento verdadeiro da Fé e da vida cristã. Foram defensores da Ortodoxia nos momentos difíceis da Igreja, quando tiveram de enfrentar as heresias e os falsos mestres. Em tais circunstâncias, suas atitudes eram consideradas exemplos de vida espiritual a serem seguidos. O século IV é tido como o mais célebre pelo surgimento dos grandes mestres defensores da fé, que lutaram contra as heresias arianas. (Os arianos negavam a natureza divina de Jesus Cristo). 
O primeiro a lutar contra esta heresia foi Santo Atanásio, o grande (293-373).  Homem de dons extraordinários, Santo Atanásio foi educado sob a direção dos arcebispos Pedro e Alexandro de Alexandria. Santo Antônio, o Grande, fundador do monaquismo egípcio, também teve influência em sua formação. Aprofundou-se nos estudos das Sagradas Escrituras, nas obras dos primeiros escritores religiosos e nos antigos clássicos, o que lhe facilitou chegar ao importante cargo de arquidiácono do Arcebispo Alexandro. Ajudou o arcebispo a combater as heresias arianas e colaborou muito próximo ao Arcebispo Alexandro, acompanhando-o ao Primeiro Concílio Ecumênico, destacando-se pela firmeza e eloquência em sua participação. Ninguém se opôs de maneira tão abalizada ao arianismo como ele.

Quase um ano depois, o arquidiácono Atanásio foi elevado à cátedra arquiepiscopal de Alexandria. Apesar de sua pouca idade (28 anos) o Arcebispo Atanásio dirigiu com muita solidez sua Arquidiocese: visitou as igrejas, os monastérios, e se fez próximo dos bispos; consagrou Frumêncio como bispo de Absínia, visitou os monastérios em outras regiões do Egito e esteve com Santo Antônio, o Mestre da Juventude.  
Firme, mas dócil, inflexível na defesa da verdade, porém benévolo com os que erravam, era dono de um extraordinário tato quando tratava com intelectuais de profunda sagacidade racional. Por sua excelente formação, granjeou rapidamente o respeito e afeto de todos.  
Porém, o período de paz em suas atividades pastorais durou apenas dois anos. Teve início um período de grandes provações e infortúnios. Os seguidores de Ário, liderados pelo bispo Eusébio de Nicomédia, muito próximo dos Imperadores e amigo de Ário desde a  época da escola de Antioquia,  procuravam por todos os meios restituir Ário ao seio da Igreja. Para tanto, contavam ainda com a influência de Constância, irmã do Imperador Constantino. Estavam todos decididos a acatar o retorno da Ário por acreditar que ele estivesse arrependido de seus desvios na fé. Santo Atanásio, percebendo a pretensão e a trama dos falsos mestres, negou-se decididamente a receber o heresiarca que não reconhecia a natureza divina de Nosso Senhor Jesus Cristo. Desde então, o arcebispo Atanásio passou a ser vítima de forte perseguição, lançando-se contra ele as piores calúnias. Acusavam-no de ganância, de se relacionar com os inimigos do Império, de ter assassinado um bispo de nome Arsênio, decepando sua mão por praticar bruxarias etc. Alguns acreditaram nestas mentiras e Santo Atanásio teve que defender-se a si próprio em Juízo. Lá seus inimigos levaram ao Juiz uma mão, como se a tivessem encontrado. Contudo, toda esta farsa foi desmontada quando Arsênio se apresentou em Juízo, mostrando que tinha suas mãos perfeitas, como o Senhor as criou. Os acusadores de Santo Atanásio ficaram furiosos ameaçando vir sobre ele. Isto aconteceu na época do imperador Constantino, um defensor da Igreja. Os imperadores que o sucederam – Constâncio, o ariano e Juliano, o apóstata, perseguiram abertamente Santo Atanásio, mas nada puderam contra ele diante de sua inquebrantável firmeza. Alguns de seus cooperadores que partilhavam do mesmo ideal na defesa da fé e na luta contra os arianos – Oséias, bispo de Córdoba e Libério, bispo de Roma, por terem sido presos e afastados de suas cátedras, esmoreceram e aceitaram fazer algumas concessões aos arianos. Somente Santo Atanásio permaneceu firme na fé e na luta contra as heresias arianas. Durante quase seus 50 anos a serviço da Igreja, Santo Atanásio foi expulso cinco vezes de Alexandria, cerca de 20 anos esteve desterrado e preso; até os últimos instantes de sua vida lutou contra os hereges e, zelosamente, buscava restabelecer a paz e a unidade de pensamento no interior da Igreja.  
Em meio aos esforços e preocupações de sua vida acética escreveu muitas obras com preciosos ensinamentos, defendendo a ortodoxia da fé. Suas obras foram publicadas em russo em quatro tomos. Até os dias de hoje os seus escritos, em linguagem metafórica e de grande riqueza, têm vultuoso significado e força. O valente arcebispo faleceu com a idade de 75 anos.



Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

 

Atos 5:21-33

21 Ora, tendo eles ouvido isto, entraram de manhã cedo no templo e ensinavam. Chegando, porém o sumo sacerdote e os que estavam com ele, convocaram o sinédrio, com todos os anciãos dos filhos de Israel, e enviaram guardas ao cárcere para trazê-los. 22 Mas os guardas, tendo lá ido, não os acharam na prisão; e voltando, lho anunciaram, 23 dizendo: Achamos realmente o cárcere fechado com toda a segurança, e as sentinelas em pé às portas; mas, abrindo-as, a ninguém achamos dentro. 24 E quando o capitão do templo e os principais sacerdotes ouviram estas palavras ficaram perplexos acerca deles e do que viria a ser isso. 25 Então chegou alguém e lhes anunciou: Eis que os homens que encerrastes na prisão estão no templo, em pé, a ensinar o povo. 26 Nisso foi o capitão com os guardas e os trouxe, não com violência, porque temiam ser apedrejados pelo povo. 27 E tendo-os trazido, os apresentaram ao sinédrio. E o sumo sacerdote os interrogou, dizendo: 28 Não vos admoestamos expressamente que não ensinásseis nesse nome? e eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. 29 Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens. 30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro; 31 sim, Deus, com a sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão de pecados. 32 E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem. 33 Ora, ouvindo eles isto, se enfureceram e queriam matá-los.

João 6:14-27

14 Vendo, pois, aqueles homens o sinal que Jesus operara, diziam: este é verdadeiramente o profeta que havia de vir ao mundo. 15 Percebendo, pois, Jesus que estavam prestes a vir e levá-lo à força para o fazerem rei, tornou a retirar-se para o monte, ele sozinho. 16 Ao cair da tarde, desceram os seus discípulos ao mar; 17 e, entrando num barco, atravessavam o mar em direção a Cafarnaum; enquanto isso, escurecera e Jesus ainda não tinha vindo ter com eles; 18 ademais, o mar se empolava, porque soprava forte vento. 19 Tendo, pois, remado uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram a Jesus andando sobre o mar e aproximando-se do barco; e ficaram atemorizados. 20 Mas ele lhes disse: Sou eu; não temais. 21 Então eles de boa mente o receberam no barco; e logo o barco chegou à terra para onde iam. 22 No dia seguinte, a multidão que ficara no outro lado do mar, sabendo que não houvera ali senão um barquinho, e que Jesus não embarcara nele com seus discípulos, mas que estes tinham ido sós  23 (contudo, outros barquinhos haviam chegado a Tiberíades para perto do lugar onde comeram o pão, havendo o Senhor dado graças); 24 quando, pois, viram que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus. 25 E, achando-o no outro lado do mar, perguntaram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui? 26 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que me buscais, não porque vistes sinais, mas porque comestes do pão e vos saciastes. 27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo.


† † 

COMENTÁRIOS

“A Participação do Corpo e Sangue de Cristo Nos Santifica”

Quando oferecemos o nosso sacrifício, realizamos aquilo mesmo que nos ordenou o Salvador; assim nos testemunha o apóstolo ao dizer: O Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, tomou o pão e, pronunciando a ação de graças, o partiu e disse: Isto é meu corpo, que será entregue por vós. Fazei isto em minha memória. Fez o mesmo com o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue, toda vez que o beberdes, fazei isto em minha memória. Por isso, cada vez que comeis deste pão e bebeis deste cálice, proclamais a morte do Senhor até que venha.

Nosso sacrifício, portanto, oferece-se para proclamar a morte do Senhor e para reavivar, com esta comemoração, a memória daquele que por nós entregou a sua própria vida. Foi o próprio Senhor quem disse: Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. E porque Cristo morreu por nosso amor, quando fazemos memória de sua morte em nosso sacrifício pedimos que venha o Espírito Santo e nos comunique o amor; suplicamos fervorosamente que aquele mesmo amor que levou Cristo a deixar-se crucificar por nós seja infundido pelo Espírito Santo em nossos próprios corações, com o objetivo de que consideremos ao mundo como crucificado para nós, e nós saibamos viver crucificados para o mundo; assim, imitando a morte de nosso Senhor, como Cristo morreu ao pecado de uma vez para sempre, e seu viver é um viver para Deus, também nós andemos em uma vida nova, e, cheios de caridade, mortos para o pecado, vivamos para Deus.

O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado, e a participação do corpo e sangue de Cristo, quando comemos o pão e bebemos o cálice, no-lo recorda, insinuando-nos, com isso, que também nós devemos morrer ao mundo e ter nossa vida escondida com a de Cristo em Deus, crucificando nossa carne com seus pecados e concupiscências.

Devemos dizer, portanto, que todos os fiéis que amam a Deus e ao seu próximo, ainda que não cheguem a beber o cálice de uma morte corporal, devem beber, contudo, o cálice do amor do Senhor, embriagados com o qual mortificarão seus membros na terra e, revestidos de Nosso Senhor Jesus Cristo, já não se entregarão aos desejos e prazeres da carne nem viverão dedicados aos bens visíveis, mas aos invisíveis. Deste modo, beberão o cálice do Senhor e alimentarão com ele a caridade, sem a qual, ainda que exista quem entregue seu próprio corpo às chamas, de nada lhe aproveitará. Mas, quando possuímos o dom desta caridade, chegamos a converter-nos realmente naquilo mesmo que sacramentalmente celebramos em nosso sacrifício.

São Fulgêncio de Ruspe (séc. VI)

† † 


“Para Nós o Pão É o Verbo De Deus”

Nós, para quem o Verbo se fez carne ao final do século e na tarde do mundo, dizemos que o Senhor pode ser reconhecido na carne que assumiu da Virgem. De fato, esta carne do Verbo de Deus não é comida nem pela manhã, nem ao meio-dia, mas pela tarde. A chegada do Senhor na carne teve lugar pela tarde, como disse João: Meus filhos, é a última hora.

Pela manhã vos saciareis de pães. Para nós o pão é o Verbo de Deus. Ele é o pão vivo que desceu do céu e dá vida a este mundo. E quanto ao que diz – que este pão é dado pela manhã, ainda que sua vinda na carne, como já dissemos, teve lugar na tarde – penso que há de ser entendido deste modo: certamente, o Senhor veio à tarde de um mundo que já declinava e que estava próximo do fim de sua carreira, porém a sua chegada, visto que ele é o Sol de justiça, criou para os crentes um novo dia. Porque ele acendeu para o mundo a nova luz do conhecimento, porque de alguma forma pela manhã ele criou o seu próprio dia e como Sol de justiça produziu a sua própria manhã, e nesta manhã se saciarão de pão aqueles que cumprem os seus mandamentos. Não te espantes de que o Verbo de Deus seja chamado também carne e pão, leite e até mesmo legumes, e que seja chamado com diversos nomes segundo a capacidade dos crentes ou a possibilidade daqueles que o recebem.

Apesar disso, é possível outra interpretação: após sua ressurreição que, como já demonstramos, ocorreu pela manhã, saciou aos crentes de pães, porque nos deu os livros da lei e dos profetas antes ignorados e desconhecidos, e para o nosso ensinamento deu estas Escrituras para a Igreja, para ser ele mesmo pão no Evangelho. Porém, os livros da lei ou dos profetas ou os históricos são chamados pães, dos quais se saciam os crentes que procedem das nações. Nós mantemos que isto não ocorreu sem a autoridade profética. Já o tinha previsto Isaías deste modo: Subirão para a montanha, beberão vinho, se ungirão com unguento. Transmite tudo isso às nações, pois é o desígnio do Senhor todo-poderoso.

Por isso recebemos convenientemente carne pela tarde e pela manhã nos saciamos de pães, porque não era possível para nós comer carne pela manhã, porque ainda não tinha chegado o tempo, nem tampouco podíamos ao meio-dia. A duras penas os anjos comem carne ao meio-dia, e talvez ao tempo do meio-dia realmente lhe seja permitido esta regra.

Também podemos entendê-lo de outro modo: Para cada um de nós a manhã e o início do dia é o tempo em que somos iluminados pela primeira vez e chegamos à luz da fé. Neste tempo, quando ainda estamos no princípio, não podemos comer a carne do Verbo, isto é, ainda não somos capazes de uma perfeita e consumada doutrina. Mas após longos exercícios, depois de um grande progresso, quando já estamos próximos da tarde e quase tocamos o próprio fim da perfeição, então podemos ser capazes de um alimento mais sólido e perfeito. Portanto, agora corramos para receber o maná celestial; este maná, sabe, na boca de cada um, ao que ele quer.

Escuta ao Senhor que diz aos que se aproximam dele: Que te aconteça segundo a tua fé. Portanto, se recebes a Palavra de Deus, que é pregada na Igreja, com grande fé e perfeita devoção, esta mesma Palavra se converterá para ti naquilo que desejas.

Orígenes (séc. III)

† † 


“Fome de Ouvir a Palavra Do Senhor”

Eis que chegarão dias – oráculo do Senhor – em que enviarei fome ao país; não fome de pão nem sede de água, mas de ouvir a palavra do Senhor. Percebes que tipo de fome é a que atormenta aos pecadores? Percebes qual é a fome que se abaterá sobre o país? O homem terreno aspira às coisas terrenas e não é capaz de perceber o que é próprio do Espírito de Deus; padece fome da Palavra de Deus, não escuta os preceitos da lei, desconhece a correção dos profetas, ignora os consolos apostólicos, não reage à medicação do Evangelho.

Mas, para os justos e para aqueles que meditam a sua lei dia e noite, a sabedoria colocou a sua mesa, matou as suas rezes, misturou seu vinho na taça e o anuncia aos brados, não para que todos acorram, não para que venham a seu banquete os abastados, os ricos ou os sábios deste mundo, mas para que venham – se existem – os simples, ou seja, se existe algum que seja humilde de coração, que em outro lugar são denominados “pobres em espírito”, porém ricos na fé: Estes sim, estes que acorram ao banquete da sabedoria e, saciados de seus manjares, expulsem a fome que se abate sobre o país. E tu, cuidado, para que não te tomem por um egípcio e morras de fome; não aconteça que, concentrado nos negócios deste mundo, te apartes dos manjares da sabedoria que diariamente se oferecem nas igrejas de Deus.

Porque se te fazes de surdo ao que se lê ou se comenta na igreja, é inevitável que padeças fome da Palavra de Deus. Porém, se descendes da estirpe de Abraão e conservas a nobreza da raça de Israel, a lei continuamente te alimenta, te nutrem os profetas e até os apóstolos te oferecerão opulentos banquetes. Os próprios evangelhos te convidarão a sentar-te com Abraão, Isaac e Jacó no reino do Pai, para que ali comas da árvore da vida e bebas o vinho da vide verdadeira, o vinho novo, em companhia de Cristo no reino de seu Pai. Pois destes manjares não podem jejuar nem padecer fome os amigos do noivo, enquanto o noivo está com eles.
Orígenes (séc. III)

† † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário