quarta-feira, 26 de maio de 2021

4ª Quarta-feira da Páscoa

Meado de Pentecostes
26 de Maio de 2021 (CC) / 13 de Maio (CE)
Santa Glicéria, Virgem e Mártir († 141)
Tom 3
Jejum (Peixe é permitido)





«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»



Santa Glicéria era uma virgem cristã que sofreu o martírio em Heraclea na Propóntide no final do segundo século. Glicéria era a filha de um senador romano que viveu em Trajanópolis, na Trácia. A santa confessou abertamente sua fé cristã diante do prefeito Sabino. Este, ordenou aos soldados que a levassem e a obrigassem a oferecer sacrifícios no templo de Júpiter. Em vez de obedecer, Gliceria derrubou a estátua de ouro do deus, quebando-a. Os carrascos a penduraram pelos cabelos, espancando-a com barras de aço, mas Glicéria permaneceu incólume. Então, prenderam-na, privando-a de qualquer alimento. Um Anjo, porém, levava comida diariamente à Glicéria. A santa foi atirada num forno, mas, logo as chamas cessaram. Por último, os carrascos lhe arrancaram seus cabelos e a jogaram para as feras, mas Gliceria morreu antes que a tocasem. Em Heraclea uma magnífica igreja foi erguida em sua homenagem.

 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 14:6-18

6 eles, sabendo-o, fugiram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e a região circunvizinha; 7 e ali pregavam o evangelho. 8 Em Listra estava sentado um homem aleijado dos pés, coxo de nascença e que nunca tinha andado. 9 Este ouvia falar Paulo, que, fitando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, 10 disse em alta voz: Levanta-te direito sobre os teus pés. E ele saltou, e andava. 11 As multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens e desceram até nós. 12 A Barnabé chamavam Júpiter e a Paulo, Mercúrio, porque era ele o que dirigia a palavra. 13 O sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trouxe para as portas touros e grinaldas e, juntamente com as multidões, queria oferecer-lhes sacrifícios. 14 Quando, porém, os apóstolos Barnabé e Paulo ouviram isto, rasgaram as suas vestes e saltaram para o meio da multidão, clamando 15 e dizendo: Senhores, por que fazeis estas coisas? Nós também somos homens, de natureza semelhante à vossa, e vos anunciamos o evangelho para que destas práticas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar, e tudo quanto há neles; 16 o qual nos tempos passados permitiu que todas as nações andassem nos seus próprios caminhos. 17 Contudo não deixou de dar testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos chuvas do céu e estações frutíferas, enchendo-vos de mantimento, e de alegria os vossos corações. 18 E dizendo isto, com dificuldade impediram as multidões de lhes oferecerem sacrifícios.

João 7:14-30

14 Estando, pois, a festa já em meio, subiu Jesus ao templo e começou a ensinar. 15 Então os judeus se admiravam, dizendo: Como sabe este letras, sem ter estudado? 16 Respondeu-lhes Jesus: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. 17 Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo. 18 Quem fala por si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça. 19 Não vos deu Moisés a lei? No entanto nenhum de vós cumpre a lei. Por que procurais matar-me? 20 Respondeu a multidão: Tens demônio; quem procura matar-te? 21 Replicou-lhes Jesus: Uma só obra fiz, e todos vós admirais por causa disto. 22 Moisés vos ordenou a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), e no sábado circuncidais um homem. 23 Ora, se um homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, como vos indignais contra mim, porque no sábado tornei um homem inteiramente são? 24 Não julgueis pela aparência mas julgai segundo o reto juízo. 25 Diziam então alguns dos de Jerusalém: Não é este o que procuram matar? 26 E eis que ele está falando abertamente, e nada lhe dizem. Será que as autoridades realmente o reconhecem como o Cristo? 27 Entretanto sabemos donde este é; mas, quando vier o Cristo, ninguém saberá donde ele é. 28 Jesus, pois, levantou a voz no templo e ensinava, dizendo: Sim, vós me conheceis, e sabeis donde sou; contudo eu não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, o qual vós não conheceis. 29 Mas eu o conheço, porque dele venho, e ele me enviou. 30 Procuravam, pois, prendê-lo; mas ninguém lhe deitou as mãos, porque ainda não era chegada a sua hora.




INSTRUÇÃO PARA OS MEADOS DO PENTECOSTES

São Teófano, o Recluso

Em meados de Pentecostes, ouvimos o chamado do Senhor: 

"Quem tem sede, venha a mim e beba" (João 7:37). 

Se isto é assim, então corramos todos para Ele. Se aquilo do que tu tens sede não é contrário ao Espírito do Senhor – encontrarás n'Ele alívio. Se tu tens sede de conhecimento, corre para o Senhor, pois Ele é a única luz, a Qual ilumina todos os homens. Se tens sede de te purificar do pecado e de extinção das chamas de tua consciência, corre para o Senhor, pois Ele rasgou em pedaços a promissória dos nossos pecados na cruz. Se tu tens sede de paz em teu coração, corre para o Senhor, pois Ele É o tesouro de todos os bens, cuja abundância vai te ensinar a esquecer de todas as privações e a desprezar todo bem terrestre, de modo a ser preenchido somente por Ele. Se tu precisas de força, Ele É o Todo-Poderoso. Se tu precisas de glória, Sua glória ultrapassa o mundo. Se tu desejas liberdade, Ele dá a verdadeira liberdade. Ele vai resolver todas as nossas dúvidas, romper os laços de nossas paixões, dissipar todos os nossos problemas e dificuldades, nos permitirá superar todos os obstáculos, tentações e intrigas do inimigo, e tornará suave o caminho de nossa vida espiritual. 

Corramos todos para o Senhor!

† †  

Nenhum comentário:

Postar um comentário