sábado, 18 de setembro de 2021

13º Sábado Depois de Pentecoste

PRÉ-FESTA DA NATIVIDADE DA MÃE DE DEUS
20 de Setembro de 2021 (CC) / 07 de Setembro (CE)
Santo Profeta Zacarías e a Santa e Justa Elizabeth, pais do Precursor
Tom 3


 

O Santo Profeta Zacarías e a Santa e Justa Elizabeth eram os pais do santo Profeta, Precursor e Batista do Senhor, João. Eles eram descendentes da linhagem de Aarão: São Zacarias, filho de Barach, era sacerdote no Templo de Jerusalém, e Santa Elizabeth era irmã de Santa Ana, - a mãe da Santíssima Mãe de Deus. Os justos cônjuges, "comportando-se de forma irrepreensível de acordo com todos os mandamentos do Senhor (Lc. 1: 5-25), eram estéreis, o que nos tempos do Antigo Testamento era considerado um castigo de Deus. 
Uma vez, por ocasião do serviço no Templo, São Zacarias recebeu de um Anjo a notícia de que sua velha esposa lhe daria um filho, que "será grande diante do Senhor" (Lc 1, 15) e "irá adiante Dele no espírito e poder de Elias "(Lc 1,17). Zacarias duvidava da possibilidade do cumprimento desta predição, e por sua fraqueza de fé foi punido com uma mudez. Quando a justa Elizabeth deu à luz um filho, por inspiração do Espírito Santo, anunciou que o nome dele seria João, embora antes em sua linhagem familiar ninguém tivesse recebido este nome. Eles perguntaram ao Justo Zacarias, e ele também escreveu no quadro o nome, "João". Imediatamente a capacidade de falar retornara-lhe, e, tomado da plenitude do Espírito Santo, profetizou que seu filho seria o precursor do Senhor.

Quando o ímpio rei Herodes ouviu dos Magos sobre o nascimento do Messias, ordenou o genocídio de todas as crianças de até 2 anos de idade, que estivessem em Belém e nos seus arredores, esperando que neste número estivesse também o Messias recém-nascido. Herodes bem sabia sobre o nascimento incomum de João e ele queria matá-lo, temendo que ele fosse o predito Rei dos Judeus. Mas a Justa Elizabeth se escondeu com a criança nas colinas. Os assassinos procuraram por João em todos os lugares. A virtuosa Elizabeth, avistando seus perseguidores, começou em prantos a implorar a Deus por sua segurança, e imediatamente a colina, se abrindo, a escondeu junto com a criança de seus perseguidores. Nestes dias trágicos, São Zacarias se revezava prestando serviços no Templo de Jerusalém. Soldados enviados por Herodes tentaram em vão saber dele o paradeiro de seu filho. Então, por ordem de Herodes, eles assassinaram este santo profeta, apunhalando-o entre o ofertório e o altar (Mt 23: 35). A justa Isabel morreu 40 dias depois de seu esposo, e São João, preservado pelo Senhor, habitou no deserto até o dia de seu aparecimento à nação de Israel.
Tropárion dos Santos Zacarías e Elizabeth, no Tom II
Ó Senhor, celebrando a memória / dos Justos, Zacarias e Isabel; / por seus intermédios, Te suplicamos: // que salves as nossas almas!

Kondákion do Profeta, no Tom 3
Hoje o Profeta e Sumo Sacerdote do Altíssimo, Zacarías, / o pai do Precursor, / põe a mesa de seu memorial, / alimentando os fiéis; / e a todos distribuindo o alimento da justiça. / e assim, ele repousou, / como um divino iniciado // dos mistérios da graça de Deus.

Kondákion da Justa Elizabeth, no Tom 4
Como a lua cheia, / tu recebeste a luz da justiça do Messias, / o Sol Místico, / Ó Isabel, amada de Deus, / e com Zacarias andaste em todos os mandamentos do Senhor. / Portanto, abençoando-te com hinos dignos, / engrandecemos ao Senhor, // a Luz mais compassiva, Que ilumina a todos. 
Leituras Comemorativas:
Hebreus 6:13-20;
Mateus 23:29-39 Prophet

Oração Antes de Ler as Escrituras


Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 2:6-9

Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Mas, como está escrito: as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

Mateus 22:15-22

Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam nalguma palavra; E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens. Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não? Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram.  

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário