sábado, 25 de setembro de 2021

Sábado Anterior à Exaltação da Preciosa e Vivificante Cruz do Senhor

PRÉ-FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA E VIVIFICANTE CRUZ
14º Sábado Depois de Pentecostes
25 de Setembro de 2021 (CC) / 12 de Setembro (CE)
Conclusão (Apodosis) da Festa da Natividade da Santíssima Mãe de Deus
S. Hieromártir Autonomus, Bispo na Itália († 313).
Tom 4


Santo Autônomo era bispo da Itália. Foi forçado a abandonar seu país por ter promovido a conversão de muitos pagãos à fé cristã. Chegando a Soreus, em Bithynia, hospedou-se na casa de Cornélio, um cristão piedoso a quem, após prepará-lo, o ordenou diácono. Em pouco tempo edificou naquele lugar uma Igreja que dedicou ao Arcanjo Miguel. Logo partiu para Lakonia e Isabria para pregar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Retornando depois para Soreus ordenou Cornélio sacerdote. 
Quando teve início, em Bithynia, a perseguição aos cristãos por Diocleciano, o santo foi novamente obrigado a partir, desta vez, dirigindo-se a uma cidade do Ponto. Depois de viajar por muitos lugares da Ásia Menor, levando a palavra de Deus àqueles povos, foi a uma cidade próxima a Soreus, chamada Los Lagos, onde os cristãos estavam sendo forçados a prestarem culto de adoração aos ídolos. Os idólatras, deparando-se estão com a resistência dos cristãos a tal prática, vendo em Santo Autônomo o  seu líder máximo, entraram na Igreja enquanto o Santo celebrava a Divina Liturgia, e o mataram.


Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 2:6-9

Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

Mateus 10:37-11:1

Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á. Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.E aconteceu que, acabando Jesus de dar instruções aos seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário