quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Quinta-feira do Publicano e do Fariseu

17 de Fevereiro de 2022 (CC) - 04 de Fevereiro (CE)
Santo Isidoro de Pelusium, monge (ca. 436-440). São Jorge, príncipe de Vladimir (1238). 
São Cirilo, fundador do Lago Novo Mosteiro (Novgorod) (1532); 
Mártires Jadorus e Isidoro, que sofreram sob Decius (3º c.). 
Hieromartyr Abramius, bispo de Arbela na Assíria (ca. 344-347). 
São Nicolau, o Confessor, abade de Studion (868). 
Veneráveis Abraão e Coprius, fundadores do Pechenga Mosteiro (Vologda) (15º c.); 
Novo Hieromartyr Metódio (Krasnoperov), bispo de Petropavlovsk (1921). 
Novo Hieromartyrs Teodósio (Bobkov), hieromonge do Chudov Mosteiro (de Moscou), 
Nicholas Kandaurov, arcipreste (Moscou), Boris Nazarov, arcipreste, de Protasievo (Verey), 
Alexander Pokrovsky, arcipreste, de Mineyevo (Moscou), 
Alexander Sokolov, arcipreste, de Paveltsovo (Moscou), 
Pedro Sokolov, arcipreste, da Klin (Moscou), João Tikhomirov, arcipreste, de Petrovskoye (Moscou), 
e Nicholas Pospelov, o sacerdote, de Bylovo (Podolsk) (1938). 
Novo Mártir Raphaela, schemanun, de Moscou (1938); Hieromartyr Phileas, bispo de Thmuis, 
e Mártir Philoromus o Magistrado (ca. 303). São João de Irenopolis (ca. 325). 
São Evágrio, companheiro de ascese de São Shio de Mgvime, Geórgia (6º c.); 
Hieromartyr Aldate de Gloucester (6º c.). Novo Mártir José de Alepo, na Síria (1686).
Tom 1

O Monge Isidoro Pelusiotes viveu durante os séculos IV-V. Ele era natural de Alexandria e foi criado entre cristãos piedosos. Ele era parente de Teófilo, Arcebispo de Alexandria, e de seu sucessor, São Cirilo.  
Ainda jovem, deixou o mundo e retirou-se para regiões interioranas do Egito, para o Monte Pelusiotes, que se tornou o local de seus esforços monásticos. A sabedoria espiritual e o ascetismo estrito do monge Isidoro, em combinação com sua ampla erudição e conhecimento inato da alma humana, permitiram-lhe em pouco tempo conquistar o respeito e o amor de seus companheiros monges. Eles o escolheram como sendo o chefe deles e o elevaram à dignidade do presbítero. Seguindo o exemplo de São João Crisóstomo, ao qual ele conseguira ver e ouvir durante o tempo de uma viagem a Constantinopla, o monge Isidoro dedicou-se, principalmente, à pregação cristã - aquela "sabedoria prática" que, em suas próprias palavras, é, ao mesmo tempo, tanto a "a fundação do edifício e do próprio edifício", a qual tem na lógica "o seu embelezamento" e na contemplação - "a sua coroa".  
Santo Isidoro também era um professor, e alguém que estava sempre disposto a aconselhar qualquer pessoa que o procurasse buscando encorajamento espiritual, não importando se quem o buscasse fosse um homem simples, um dignitário, um bispo, o Patriarca de Alexandria ou mesmo o próprio Imperador. Ele, também, deixou cerca de 10.000 escritos, dos quais 2.090 sobreviveram, e grande parte desses escritos são de grande profundidade teológica e contém moralmente. interpretações edificantes da Sagrada Escritura. É aqui que o Monge Isidoro se destaca como o melhor discípulo de São João Crisóstomo. O amor e devoção do Monge Isidoro por São João Crisóstomo resultou em uma eficaz intervenção sua em defesa de São João durante o tempo em que foi perseguido pela imperatriz Eudoxia e pelo Arcebispo Teófilo. Após a morte de São João, o monge Isidoro persuadiu o sucessor de Teófilo, São Cirilo, a inscrever o nome de São João Crisóstomo nos dípticos da Igreja como Confessor. E através da iniciativa do Monge Isidoro convocou-se o Terceiro Concílio Ecumênico em Éfeso (431), no qual foram condenados os falsos ensinamentos de Nestório a respeito da Pessoa de Jesus Cristo. 
Santo Isidoro faleceu bastante idoso, por volta do ano 436. O Historiador da Igreja, Evágrios (Séc. VI) escreve sobre o monge Isidoro, dizendo, que "sua vida parecia a todos a vida de um anjo sobre a terra". Outro historiador, Nicholas Kallistos (século IX), assim elogia o monge Isidoro:  
"Ele era um pilar vital e inspirado das regras monásticas e das divinas percepções, e das tais, revelou-se modelo excelso e exemplo de altíssimo fervor e ensinamento espiritual".

Comemoração do Santo Nobre Príncipe Jorge (Georgii, diminutivo Yurii)

O Santo Nobre Príncipe Jorge (Georgii, diminutivo Yurii) era filho do Grande Príncipe Vsevolod, apelidado de "Grande Abrigo" ("Большое Гнездо"). Ele nasceu no ano de 1189, e assumiu o trono de Vladimir em 1212. George destacou-se por seu valor militar e sua piedade.  
No ano de 1237, a horda tártara (mongol) de Batu desceu sobre a terra russa. São Jorge foi obrigado a deixar a capital, deixando-a ao encargo de seus filhos, e partiu para o norte, para se unir aos outros príncipes. No dia 4 de março de 1238 ocorreu a Batalha no Rio Sita, na qual os tártaros destruíram a companhia, não muito grande, mas valente, do grande principado. O próprio santo tombou nessa luta. O bispo Kirill enterrou seu corpo na catedral de Rostov; dois anos depois, foi com grande solenidade transferida para a catedral de Vladimir Uspenie (Dormição). E em 1645 ocorreu a glorificação da Igreja do santo. 
Comemoração do Santo Mártir Abramius 
O Hieromartyr Abramius, Bispo de Arbela, padeceu durante uma perseguição contra os Cristãos na Pérsia, sob o imperador Sapor II. Quando quiseram obrigar o Santo a renunciar a Cristo e a adorar o sol, ele respondeu: 
"Que grande tolice, abandonar o Criador para adorar as criaturas. Não é o sol apenas uma criação do meu Deus?" 
O Hieromartyr Abramius, Bispo de Arbela, padeceu durante uma perseguição contra os Cristãos na Pérsia, sob o imperador Sapor II. Quando quiseram obrigar o Santo a renunciar a Cristo e a adorar o sol, ele respondeu:  
"Que grande tolice, abandonar o Criador para adorar as criaturas. Não é o sol apenas uma criação do meu Deus?" 
Ouvindo isto, eles o espancaram ferozmente e o torturaram. Santo Abramius orou durante a tortura, ecoando as palavras do Salvador:  
"Senhor, não lhes impute este pecado, eles não sabem o que fazem!" 
O hieromartir foi decapitado pela espada, na aldeia de Feldman.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 João 1:8-2:6

8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 3 E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. 4 Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; 5 mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; 6 aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.  

Marcos 13:31-14:2

31 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. 32 Quanto, porém, ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho, senão o Pai. 33 Olhai! vigiai! porque não sabeis quando chegará o tempo. 34 É como se um homem, devendo viajar, ao deixar a sua casa, desse autoridade aos seus servos, a cada um o seu trabalho, e ordenasse também ao porteiro que vigiasse. 35 Vigiai, pois; porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; 36 para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. 37 O que vos digo a vós, a todos o digo: Vigiai. 1 Ora, dali a dois dias era a páscoa e a festa dos pães ázimos; e os principais sacerdotes e os escribas andavam buscando como prender Jesus a traição, para o matarem. 2 Pois eles diziam: Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo.

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COMENTÁRIO

A palavra de ordem para os servos de Deus é sempre esta: vigiai! Os sinais preditos pelo Senhor não foram dados para serem especulados ou como enigmas que devem ser decifrados. Estão envoltos em mistério inacessível: nem os anjos, nem mesmo o Filho, mas, tão somente o Pai tem as chaves destes mistérios. Estes sinais servem para o reforço da vigilância. Muitos se entregam a investigar e tentar decifrar os tempos e as épocas que o Pai reservou para sua exclusiva autoridade.
  
A vigilância é uma atitude de preservar diligentemente o depósito da fé́, o ensino que o Filho recebeu do Pai e o transmitiu para seus Apóstolos a fim de que eles também o transmitissem a todas as nações. Esta palavra não sofre limites espaciais ou temporais. Não se deteriora com o tempo e não pode ser sufocada pelas heresias ou qualquer sistema filosófico por mais bem elaborado que seja à luz da razão humana. Por isto, o Apóstolo João na visão apocalíptica, vê̂ um anjo voando sobre as ruínas da civilização trazendo consigo o Evangelho eterno para ser pregado a toda nação, tribo e língua (Ap. 14:6). Estejamos atentos, pois, não sabemos a que hora virá o nosso Senhor.

A narrativa de São Marcos nos mostra como a falta de vigilância levou os principais sacerdotes e escribas a não perceberem o dia da visitação d’Aquele a quem diziam servir. Faltavam dois dias para a Páscoa, a data mais solene e sagrada do calendário judaico e, os homens aos quais foram confiados os rebanhos do Pai, ao invés de santificarem os seus corações, antes o envenenavam com imaginações perversas, articulando entre si uma estratégia para matar o Santo de Deus, em nome de Deus.

Quando a Igreja estabelece um santo jejum todas as quartas e sextas-feiras, visa trabalhar a vigilância em nosso coração. O jejum da quarta-feira nos lembra a traição de Judas e nos convida a combater em nós as sombras que tomaram conta deste infeliz Apóstolo; e o jejum da sexta-feira nos lembra a crucificação de nosso Senhor e nos encoraja a assumir o nosso Calvário o qual redundará em nosso triunfo e glória que provêm do Pai, por meio do Filho e comunicados pelo Santo e Vivificante Espírito, Deus bendito, agora e sempre, e pelos séculos sem fim. Amém. 

Padre Mateus (Antonio Eça) 

ORAÇÃO 

Julga-me, ó Senhor, pois tenho andado na minha integridade; no Senhor tenho confiado sem vacilar. Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha o meu coração e a minha mente. Pois a tua benignidade está diante dos meus olhos, e tenho andado na tua verdade. Não me tenho assentado com homens falsos, nem associo com dissimuladores. Odeio o ajuntamento de malfeitores; não me sentarei com os ímpios. Lavo as minhas mãos na inocência; e assim, ó Senhor, me acerco do teu altar, para fazer ouvir a voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas. Ó Senhor, eu amo o recinto da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória. Não colhas a minha alma com a dos pecadores, nem a minha vida com a dos homens sanguinolentos, em cujas mãos há malefício, e cuja destra está cheia de subornos. Quanto a mim, porém, ando na minha integridade; resgata-me e tem compaixãode mim. O meu pé́ está firme em terreno plano; nas congregações bendirei ao Senhor. 

Salmo 6 
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