quarta-feira, 26 de abril de 2023

2ª Quarta-feira da Páscoa

26 de Abril de 2023 (CC) / 13 de Abril (CE)
Santo Mártir Artemon, Presbítero em Laodicéia, na Síria († 303)
Jejum (Peixe é permitido)





"Cristo ressuscitou dos mortos,
Pisoteando a morte com Sua morte,
E outorgando a vida
Aos que jaziam nos sepulcros!"

São Sisinios, sabendo da chegada iminente ao distrito de Laodicéia do comandante militar Patrício, foi junto com o sacerdote Artemon ao templo pagão da deusa Artemis. Lá eles quebraram e queimaram os ídolos.
Em seguida, São Sisínio e São Artemon reuniram o rebanho na igreja e exortaram veementemente os cristãos a permanecerem firmes na fé e a não temerem as ameaças dos torturadores.
Tendo chegado a Laodicéia, Patrício fez uma celebração de cinco dias em homenagem aos deuses pagãos e depois foi ao templo de Ártemis para oferecer sacrifícios. Ele soube quem havia destruído o templo e partiu com um destacamento de soldados para a igreja onde os cristãos estavam orando. Ainda não tendo chegado à frente da igreja, Patrício sentiu de repente um calafrio, e depois calor, tanto que quase o deixou com vida, e eles entraram na primeira casa que encontraram pelo caminho. “Os cristãos lançaram uma maldição sobre mim, e esse Deus deles me atormenta”, – disse aos que o rodeavam. As orações de Patrício aos ídolos não aliviaram seus sofrimentos. Ele despachou um mensageiro a São Sisínio e pediu sua ajuda, prometendo como agradecimento fazer uma estátua de ouro do bispo. O Santo respondeu: "O teu ouro guarde para ti, mas se queres ser curado, acredita em Cristo".
Patrício tinha medo de morrer e declarou que acreditava em Cristo. Pela oração de São Sisínio a aflição o deixou. Mas mesmo um milagre realizado não alterou a alma obstinada do pagão. Embora não tenha tocado em São Sisínio, ele partiu para impor o edito imperial contra outros cristãos na cidade de Cesaréia. No caminho ele encontrou um velho, para quem foram em pares seis burros selvagens e dois veados. Este homem era o padre Artemon.
À pergunta de Patrício, como ele foi capaz de conduzir atrás de si esses animais selvagens, São Artemon respondeu que tudo no mundo confessa o Nome de Cristo e com verdadeira fé em Cristo nada é impossível.
Patrício aprendeu com os pagãos que o velho que ele conheceu ao longo do caminho - era o mesmo Artemon, que havia destruído o templo pagão de Artemis. Ele deu ordens para prendê-lo e levá-lo para a cidade de Cesaréia.
São Artemon acompanhou os soldados sem medo, mas ordenou que os animais fossem para São Sisínio.
Um dos burros recebeu de Deus o dom da fala e disse ao santo bispo que viera de São Artemon. O santo bispo enviou-lhe em Cesaréia uma bênção e prófora por diácono.
Em Cesaréia, Patrício convocou São Artemon a julgamento e começou a tentar forçá-lo a oferecer sacrifício no templo pagão de Asclépio. Neste templo pagão viviam muitas víboras venenosas. O sacerdote pagão nunca abriu as portas, nem levou previamente o sacrifício ao ídolo. Mas São Artemon, invocando o Nome de Jesus Cristo, entrou no templo e soltou de lá uma infinidade de cobras. Os pagãos fugiram, mas o santo os deteve e com sua respiração matou as cobras. Um dos sacerdotes pagãos, Bitalios, acreditou em Cristo e pediu a São Artemon que o batizasse.
Patricius pensou que São Artemon matou as cobras por meio de feitiçaria, e ele novamente começou a interrogá-lo e torturá-lo. Nesse momento chegou a Cesaréia o burro que havia falado com São Sisínio. O burro deitou-se aos pés do mártir e, depois de receber novamente de Deus o dom da fala, denunciou Patrício, prevendo-lhe uma morte iminente em um caldeirão fervente. Patrício estava com medo de que os milagres feitos por São Artemon atraíssem ainda mais pessoas para ele, e ele deu ordens para executá-lo.
Encheu um enorme caldeirão com alcatrão fervendo. Soldados eram necessários para jogar Saint Artemon nele. Mas quando Patricius cavalgou até a chaleira, querendo ter certeza de que o alcatrão estava realmente fervendo, dois anjos disfarçados de águias o agarraram e o jogaram no caldeirão, mas Santo Artemon permaneceu vivo. Através da oração do santo brotou da terra uma fonte de água, na qual ele batizou o sacerdote pagão Bitalios e muitos pagãos, que passaram a acreditar em Cristo. Na manhã seguinte, São Artemon comungou os recém-batizados com os Santos Mistérios.
O bispo de Cesaréia foi visitar São Artemon. Ele limpou o local onde o mártir sofreu e depois construiu uma igreja lá. Muitos dos batizados foram ordenados ao diácono e ao sacerdócio, e Bitalios foi nomeado bispo da Palestina. O Sacerdote Mártir Artemon, por um chamado da Voz Divina, foi pregar o Evangelho na Ásia, no povoado de Bulos. Ao longo do caminho, um anjo apareceu para ele e o transportou abertamente à vista dos aldeões. Ele converteu muitos ali à fé em Cristo. Os pagãos agarraram o santo e o decapitaram (+ 303).

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Atos 4:13-22

Fragmento 11 - Naquela época, os judeus, vendo a coragem de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus. E vendo em pé com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. Todavia, mandando-os sair do sinédrio, conferenciaram entre si, dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar. Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que de ora em diante não falem neste nome a homem algum. E, chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem nem ensinassem em nome de Jesus. Mas Pedro e João, respondendo, lhes disseram: Julgai vós se é justo diante de Deus ouvirmos antes a vós do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido. Mas eles ainda os ameaçaram mais, e, não achando motivo para os castigar, soltaram-nos, por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera; pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara esta cura milagrosa.
4:13 iletrados e incultos refere-se especificamente à educação religiosa. Esta falta de formação religiosa está em contraste com a experiência do Sinédrio. A sabedoria e o poder do Espírito Santo transcendem a formação religiosa terrena, pois Deus trabalha no humilde e simples, bem como naqueles que são formalmente educados ou influentes. 
4:16 A admissão de um sinal notório sem uma resposta fiel ilustra a dureza do coração humano, onde não há arrependimento. 
4:19 Enquanto Deus ordena a nossa obediência a autoridades superiores (Lc 20:25; Romanos 13: 1-7), a obediência a Deus vem em primeiro lugar. Quando os dois estão em conflito, o Fiel deve seguir a Deus e estar disposto a aceitar as consequências.

João 5:17-24

Fragmento 15 - Disse o Senhor aos Judeus que vieram até Ele: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama ao Filho, e mostra-lhe tudo o que ele mesmo faz; e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis. Pois, assim como o Pai levanta os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer. Porque o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento, para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.

† †  

Nenhum comentário:

Postar um comentário