domingo, 16 de abril de 2023

Domingo de Páscoa



16 de Abril de 2023 (CC) / 03 de Abril (CE)
São Nicetas, o Confessor, monge († 824)






«Cristo ressuscitou dos mortos,
Pisoteando a morte com Sua morte,
E outorgando a vida
Aos que jaziam nos sepulcros!»

Os pais de São Nicetas residiam em Cesaréia, na Bitínia. Sua mãe foi retirada das semanas após o nascimento. Diante da morte de sua esposa, o pai de Nicetas o levou junto e foram morar em um monastério. O menino cresceu na austeridade da vida monástica. Tão boa educação produziu os frutos e o preparou para o ingresso ao Monastério de Medikion, no Monte Olimpos, Ásia Menor. Este monastério foi fundado há pouco tempo pelo Abade Nicéforo que mais tarde foi canonizado.
 
Em 790, as Nicetas receberam as sagradas ordens por São Tarásios. Foi bispo coadjutor de Nicéforo, sucedendo-o mais tarde. O imperador iconoclasta Leão, o armênio, tirou de Nicetas e de outros abade a paz dos monastérios e os convocou para ir a Constantinopla para que manifestassem sua adesão a quem tentava usurpar o trono de São Nicéforo, uma sede Patriarcal. Como Nicetas se negasse o obedecer, foi exilado em Anatólia. Ali foi preso em um teto sem teto, onde foi exposto à neve e à chuva. 
Levado para Constantinopla deixou-se convencer, com outros monges, pela falácia do imperador. Todos receberam um comunhão do pseudopatriarca e retornaram aos seus monastérios. Aplica-se à sua busca pelo erro durante uma viagem à ilha do Procon, e sua consciência teve como um retorno à Constantinopla onde se retratou o erro que cometera. Afirmou que o culto aos sagrados ícones. Em 813, foi desterrado para uma ilha onde permaneceu encarcerado num calabouço. Alimentavam-se de pão velho que era dado por uma abertura e de água contaminada. Quando o imperador Miguel, o Tartamudo, chegou ao Trono, Colocado em liberdade, Nicetas e outros outros prisioneiros. Nikitas retornou às bibliotecas de Constantinopla, morando em um eremitério até o fim de sua vida.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

LITURGIA

Atos 1:1-8

Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

João 1:1-17

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

VÉSPERA DO EVANGELHO

João 20:19-25

Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. «queles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos. Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.

† † †

Homilia Catequética de São João Crisóstomo

"Quem tiver piedade e amor a Deus rejubile-se nesta gloriosa e brilhante festa; quem for servo bom entre alegre no gozo de seu Senhor; quem suportou a fadiga do jejum receba agora o denário; quem trabalhou desde a primeira hora receba hoje o seu justo salário; quem veio após a terceira hora festeje com gratidão; quem chegou após a sexta hora entre sem hesitar, porque não será castigado; quem se atrasou até a nona hora venha sem receio; quem chegou somente na undécima hora não tenha medo por causa de sua demora, porque o Senhor é generoso, acolhe o último como o primeiro; remunera o operário da undécima hora como o da primeira; cobre um com sua misericórdia e outro com sua graça; a um dá, a outro perdoa; aceita as obras e abençoa a intenção; recompensa o trabalho e louva a boa vontade. 
Entrai, pois, todos no gozo de nosso Senhor; primeiros e últimos, recebei a recompensa; ricos e pobres, alegrai-vos juntos; justos e pecadores, honrai este dia; vós que jejuastes e vós que não jejuastes regozijai-vos uns com os outros; a mesa é farta, saciai-vos à vontade; o novilho é gordo, que ninguém se retire com fome; tomai todos parte no banquete da fé; participai todos da abundância da graça; que ninguém se queixe de fome, porque o reino universal foi proclamado; que ninguém chore por causa de seus pecados, porque o perdão jorrou do túmulo; que ninguém tema a morte, porque a morte do Salvador nos libertou a todos. (O Salvador) destruiu a morte, quando a ela se submeteu; despojou o inferno, quando nele desceu; o inferno tocou seu corpo e foi aniquilado. 
Foi isso que profetizou Isaías (14:9), exclamando: 'O inferno foi aniquilado e arruinado'; aniquilado e menosprezado, aniquilado e executado, aniquilado e espoliado, aniquilado e subjugado. Agarrou um corpo e encontrou um Deus; apossou-se da terra e achou-se diante do céu; pegou o que viu e caiu pelo que não viu. 
'Onde está tua vitória, ó inferno? Onde está o teu aguilhão, ó morte?' Cristo ressuscitou e foste arrasada: Cristo ressuscitou e os demônios foram vencidos; Cristo ressuscitou e os anjos rejubilaram-se; Cristo ressuscitou e a vida foi restituída; Cristo ressuscitou e não ficou morto nenhum no túmulo, porque Cristo, pela sua ressurreição dos mortos, tornou-se primícias de todos os mortos. 
A Ele a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém!"

Tropárion de São João Crisóstomo
Como uma lâmpada resplandecente / Assim brilhou a graça da tua boca / Iluminando o Universo / Conservando para o mundo / O precioso tesouro do desprendimento do dinheiro / Fazendo-nos ver claramente a excelência da humildade. / Por isso, ó santo Padre João Crisóstomo, cujas palavras edificam os homens, // Roga a Cristo, Verbo de Deus, que salve as nossas almas!

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário