terça-feira, 25 de abril de 2023

2ª Terça-feira da Páscoa


25 de Abril de 2023 (CC) / 12 de Abril (CE)
São Basílio, bispo de Pários





«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»

São Basílio, o Confessor, Bispo de Pários, viveu durante o século VIII. Foi eleito bispo pelos habitantes de Pários, que o consideravam como santo, como um verdadeiro pastor do rebanho de Cristo.Quando a heresia iconoclasta eclodiu, São Basílio ficou ao lado dos que veneravam os ícones e se recusou a assinar as ordens para a sua abolição . 
O santo evitou qualquer contato com os hereges e não os permitiu em sua diocese. Pelo seu zelo sofreu muita perseguição, fome e privação. São Basílio permaneceu fiel à Igreja Ortodoxa até sua morte.

São Teodoro, o Triquinate, nasceu em Constantinopla, filho de pais ricos e piedosos. Desde a infância São Teodoro estava inclinado para o monaquismo, então ele deixou sua casa,sua família e a sua vida anterior, a fim de entrar para um mosteiro na Trácia. Lá, ele começou suas árduas lutas ascéticas . Vestia-se com uma roupa feita de fios de cabelo , de que derivou o nome de "Triquinate," Ele ainda dormia em cima de uma pedra, a fim evitar conforto físico, e para prevenir-se de dormir demais. Sua vida foi adornada com milagres, e tinha o poder de curar os doentes. Faleceu no final do século IV, ou no início do quinto século. De suas relíquias fluia mirra . O nome de São Teodoro Triquinate é um dos mais reverenciados na história do monaquismo ortodoxo. São José, o Hinógrafo (4 de abril) compôs um Cânone em honra ao santo. 
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

LITURGIA

Atos 4:1-10

Fragmento 10 - Enquanto os Apóstolos falavam ao povo, sobrevieram-lhes os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus, doendo-se muito de que eles ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos, deitaram mão neles, e os encerraram na prisão até o dia seguinte; pois era já tarde. Muitos, porém, dos que ouviram a palavra, creram, e se elevou o número dos homens a quase cinco mil. No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém as autoridades, os anciãos, os escribas, e Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, João, Alexandre, e todos quantos eram da linhagem do sumo sacerdote. E, pondo-os no meio deles, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes vós isto?  Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e vós, anciãos, se nós hoje somos inquiridos acerca do benefício feito a um enfermo, e do modo como foi curado, seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós.

João 3:16-21

Fragmento 10 - Disse o Senhor: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

† † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário