07 de Abril de 2023 (CC) / 25 de Março (CE)
Novo Hieromartir Tikhon, Patriarca de Moscou e Toda a Rússia (1925);
Venerável Sabbas, o Novo (1948);
"Anunciação" (16 c.) Ícone da Mãe de Deus;
Mártires Pelagia, Theodosia, e Dula de Nicomédia, que sofreram sob Valentiniano;
Venerável Parthenius das Cavernas de Kiev (1855);
São Senuphius, o Taumaturgo de Latomos (9º Séc.);
São Nicander de Pskov (1581).
Jejum (Peixe é permitido)
Tom 1
A Anunciação (ou "Evangelismos", em grego) à Mãe de Deus (Theotókos) é uma das Grandes Festas do Igreja Ortodoxa, comemorada em 25 de março. Este é um dos dois únicos dias durante a Quaresma em que se é permitido comer peixe (o outro é o Domingo de Ramos).
De acordo com o Evangelho de Lucas 1:26-38, o Arcanjo Gabriel apareceu a Maria para anunciar-lhe que ela iria conceber e dar à luz um filho, mesmo "não conhecendo homem algum". Conforme a Santa Tradição, Maria tinha apenas quinze anos, quando fora visitada pelo Arcanjo Gabriel.
Desde o princípio, a festa foi estabelecida no dia 25 de março, porque circulava a opinião de que Jesus se havia encarnado coincidindo com o equinócio de primavera, tempo em que, segundo as concepções mais antigas, foi criado o mundo e o primeiro homem. Isto o comenta mais extensamente Anastácio, o Antioqueno (+599) em sua Homilia sobre a Anunciação, 6-7.
Teologicamente falando, desde Santo Irineu, que fazia parte do círculo de discípulos do Apóstolo João, a Virgem é vista como sendo a Segunda Eva, e a Encarnação do Verbo (o Segundo Adão), como o evento que reinaugura a Criação do mundo, ou seja, da nova humanidade. São Máximo, o Confessor (+622), retoma este tema, o da concepção de Cristo, o segundo Adão, e a recriação do mundo por Deus, na Encarnação, com vistas à Ressurreição, plenitude de todo o criado.
Normalmente a festa da Anunciação se dá durante a temporada de Quaresma, mas em alguns anos, cai no mesmo dia em que a Páscoa, o que resulta numa exuberante festa chamada de Kyriopascha. Atualmente, a Kyriopascha só é possível nas igrejas que observam o tradicional Calendário Juliano ou o Calendário Gregoriano. No entanto, nas Igrejas que usam o Novo Calendário (Juliano Revisado), devido a metodologia utilizada para poder preservar a data da Páscoa e ao mesmo tempo se adaptar ao Calendário Ocidental (Gregoriano), se torna impossível a existência da Kyriopascha. E aqui reside uma das mais graves críticas ao Novo Calendário, pois sepulta a Festa mais exuberante da Ortodoxia.
Fato curioso é que a última Kyriopascha Ortodoxa se deu no ano de 1991, no qual se deu o colapso da União Soviética, e resultou na libertação dos povos Ortodoxos da Europa Oriental. As próximas serao em 2075, 2086 e 2159. A última Kyriopascha no Calendário Gregoriano foi em 1951, e as próxima se darão em 2035, 2046 e 2103. O primeiro ano em que a Kyriopascha em ambos os Calendários, Juliano e Gregoriano, acontecerão juntas é 6700, seguido de 6779 e 6863.
Comemoração de São Tikhon.
Nascido em 1865, São Tikhon foi tonsurado monge em 1891 e consagrado bispo no mesmo ano. A partir de 1900, tornou-se bispo do Alasca, sob a supervisão da Igreja na América do Norte. Na América, consagrou o primeiro mosteiro Ortodoxo do continente e trabalhou incansavelmente para unir todos os grupos étnicos como um só rebanho. Em 1907 foi nomeado bispo de Yaroslavl e retornou à Rússia.
Em 1917, São Tikhon foi eleito para ser o primeiro Patriarca de Moscou desde a abolição do Patriarcado pelo czar Pedro, o Grande, mais de 200 anos antes. Quase imediatamente, a Igreja Russa mergulhou numa nova e terrível perseguição quando um governo ateu e totalitário assumiu o controle. O Patriarca Tikhon sempre procurou não entrar em conflito com o governo comunista, mas, sua recusa em negar sua fé ou sua Igreja o deixou marcado aos olhos deles como um inimigo. Em 1925, São Tikhon morreu em circunstâncias misteriosas, e acredita-se que tenha sido assassinado pelos soviéticos. Ele é comemorado como um Confessor, e por muitos como um mártir também.
Nota: Porque sua comemoração cai na Festa da Anunciação, sua Liturgia comemorativa é, geralmente, transferida para o dia antes ou depois da festa.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
MATINAS
Lucas 1:39-49,56
39 Naqueles dias levantou-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, 40 entrou em casa de Zacarias e saudou a Isabel. 41 Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, 42 e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! 43 E donde me provém isto, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? 44 Pois logo que me soou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria dentro de mim. 45 Bem-aventurada aquela que creu que se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas. 46 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador; 48 porque atentou na condição humilde de sua serva. Desde agora, pois, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Poderoso me fez grandes coisas; e santo é o seu nome. 56 E Maria ficou com ela cerca de três meses; e depois voltou para sua casa.
LITURGIA
Tropárion da Anunciação Tom 4
Hoje é o prelúdio de nossa Salvação / e a manifestação do Mistério / preparado desde a eternidade: / o Filho de Deus torna-se Filho da Virgem / e o Arcanjo Gabriel anuncia a graça. / Por isso, com ele clamamos à Mãe de Deus: / "Rejubila-te, ó Cheia de Graça, // o Senhor é contigo!"
Kondákion da Festa Tom 8
Nós, teus servos, ó Mãe de Deus, / te conferimos os lauréis da vitória, / penhor de nossa gratidão, / como a um general que combateu por nós / e nos salvou de terríveis calamidades. / E, como tens um poder invencível, / livra-nos dos perigos de toda espécie / para que te aclamemos: // Rejubila-te, Virgem e Esposa!
Prokímenon
Proclamai de Deus / Sua salvação dia após dia. (Salmo 95:2)
Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todas as terras. (Salmo 95:1)
Hebreus 2:11-18
11 Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, 12 Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. 13 E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu. 14 E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; 15 E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. 16 Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão. 17 Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. 18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.
Aleluia
Aleluia, aleluia, aleluia!
Descerá como a chuva sobre o vale,
E como o orvalho sobre a terra.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Seu Nome será bendito pelos séculos,
E durará mais do que o sol.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Lucas 1:24-38
† † †
COMENTÁRIO
Isabel e João Batista, movidos pelo Espírito Santo, são os primeiros seres humanos a prestar veneração à Santa Mãe de Deus. Eles representam todos os santos da Antiga Aliança que saúdam a chegada da Nova Eva, cumprindo-se a antiga promessa ao gênero humano decaído. A narrativa fala que a voz da Virgem provocou grande júbilo espiritual em Isabel e no Precursor ainda fetal. À maneira dos profetas do Velho Testamento, o Espírito Santo leva Isabel a profetizar acerca da Virgem:
1. Primeiramente usa - em relação à Virgem - a fórmula introdutória dos louvores em Israel: “Bendita és tu...”, igualmente também se dirige à Criança: “Bendito é o Fruto do teu ventre”;
2. Aquela que profetiza se enche de humildade diante do que lhe é inefável, e, assim, Isabel diz: “Quem sou eu para que me visite a Mãe do meu Senhor?”;
3. Faz com que ela profetize acerca do que não entende. Isabel não poderia entender como o mortal poderia gerar o Eterno;
4. Louva Àquela que Deus santificou: “Bem aventurada aquela que creu...”. Em contrapartida, à semelhança dos coros que se alternavam nos ofícios levíticos, o Espírito Santo toma a boca de Maria, que também profetiza:
a. Louvando o Soberano Deus pela Graça e Salvação que lhe concedeu, sendo ela uma humilde serva e; b. Anunciando a veneração que doravante todas as gerações lhe prestariam.
A maioria dos Protestantes não consegue enxergar este sentido do texto, porque são despossuídos de uma mente litúrgica. Como sua experiência se centraliza e se apoia unicamente na razão discursiva, reduz a expressão “Bem Aventurada” - aplicada à Virgem - a uma simples declaração sobre o estado de sua alma, ignorando completamente toda a cultura litúrgica que permeava a sociedade judaica e, em particular, desconsiderando o ambiente doméstico de Isabel: o Templo de Deus, pois era esposa do Sumo Sacerdote Zacarias.
Tal abordagem assemelha-se às visões que um lenhador e um botânico exaurem de uma floresta: ambos, conforme a peculiaridade de cada um, só́ enxergam as suas utilidades, mas não conseguem exaurir sua alma, como faz um artista. Este reducionismo não atinge somente à Santa Virgem, mas, também, ao próprio Cristo, o Senhor; pois se as fórmulas “Bendita", "Bem Aventurada”, forem despidas de seus sentidos cúlticos e reduzidas a uma mera afirmação, isto significa que Isabel e o fetal João Batista, também não cultuaram e nem prestaram reverência ao Menino-Deus quando afirmaram: “Bendito o Fruto do Teu ventre”.
A partir da visita de Maria a Isabel, a Igreja entende que foi o próprio Espírito Santo que inaugurou e instituiu os louvores e a veneração da Igreja à Santa Mãe de Deus.
Pe. Mateus (Antonio Eça)
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HORA SEXTA
Isaías 42:5-16
5 Assim diz o Senhor Deus, aquele que fez o céu e o firmou, fixando a terra e as coisas que há nela; que dá a respiração as pessoas que sobre ela estão e o espírito aos que andam nela:
6 Eu, o Senhor Deus, chamei-te em justiça. Tomar-te-ei pela mão, e sustentar-te-ei. Eis que eu te tenho dado como mediador da aliança com o povo, e luz para os gentios,
7 a fim de abrir os olhos dos cegos, e para tirar o cativo e os que jazem em trevas das suas cadeias e da casa da servidão.
8 Eu sou o Senhor Deus, este é o meu nome. Não darei a minha glória a outrem nem o meu louvor às imagens de escultura.
9 Eis que as coisas antigas vieram a passar, e assim também sucederá com as coisas novas que vos anuncio. Sim, antes que eu as realize vos são dadas a conhecer.
10 Cantai um hino novo ao Senhor, vós que sois o seu domínio; glorificai o seu nome desde a extremidade da terra, vós que desceis ao mar para nele navegar, as ilhas e os que nelas habitam.
11 Alegrai-vos, ó deserto e as suas aldeias, os vilarejos e os moradores de Quedar. Os habitantes da rocha regozijar-se-ão e gritarão do topo das montanhas,
12 darão glória a Deus e proclamarão os seus louvores nas ilhas.
13 O Senhor Deus dos exércitos sairá e exterminará a guerra. Ele suscitará o seu zelo e gritará fortemente contra os seus inimigos.
14 Tenho estado quieto. Deverei estar para sempre em silêncio, e refrear-me? Pois tenho suportado como uma mulher que está de parto. Agora irei causar espanto e esvaziar-me, de uma vez.
15 Tornarei desoladas as montanhas e as colinas, e toda a sua relva secará; transformarei os rios em ilhas e farei com que sequem as lagoas;
16 guiarei os cegos por um caminho desconhecido para eles, levá-los-ei a trilhar sendas que não conheceram. Transformarei a escuridão em luz diante deles, e endireitarei o que é torto. Essas coisas eu irei fazer, e não os desampararei.
VÉSPERAS
Gênesis 18:20-33
20 E disse o Senhor: O clamor de Sodoma e Gomorra tem crescido para mim, seus pecados são mui grandes.
21 Irei, pois, descer e ver se de fato eles correspondem plenamente ao clamor que chega até mim; e, se não for assim, que eu o saiba.
22 Então os homens, tendo partido dali, vieram à Sodoma. Todavia Abraão ainda permanecia de pé diante do Senhor.
23 E Abraão aproximou-se, dizendo: Destruirás o justo com o ímpio? Deverá ser o justo igual ao ímpio?
24 Caso haja cinquenta justos na cidade, tu os destruirás? Não pouparias o lugar todo por causa dos cinquenta justos, se eles lá se encontrassem?
25 De maneira alguma farias tal coisa, de modo a destruir o justo com o ímpio, para que o justo devesse ser como o ímpio; de maneira alguma. Tu que julgas o mundo inteiro, não farias justiça?
26 E o Senhor disse: Se houver na cidade de Sodoma cinquenta justos eu pouparei a cidade inteira e todo o lugar, por causa deles.
27 Então Abraão respondeu, dizendo: Agora, eis que eu tenho começado a falar ao meu Senhor, eu que sou terra e cinza.
28 Todavia, se os cinquenta justos devessem ser reduzidos a quarenta e cinco, destruirias toda a cidade por causa dos cinco a menos? E ele disse: Eu não irei destrui-los, se achar ali quarenta e cinco justos.
29 Ele, porém, continuou a falar-lhe, dizendo: Mas, e se não forem encontrados ali senão quarenta? E ele respondeu: Eu não irei destrui-los, por causa dos quarenta.
30 Então, Abraão disse: Acontecerá alguma coisa, Senhor, se eu dever falar, ainda? e se não forem encontrados ali senão trinta? E ele respondeu: Eu não irei destrui-los, por causa dos trinta.
31 Então ele disse: Uma vez que me foi permitido falar com o Senhor: e se não forem encontrados ali senão vinte? E ele respondeu: Eu não irei destrui-los, se encontrar lá os vinte.
32 E ele disse: Haverá alguma coisa, Senhor, se eu ainda falar uma vez? Entretanto, e se forem encontrados ali somente dez? E ele disse: Eu não irei destrui-los, por amor dos dez.
33 Então o Senhor partiu, tendo acabado de falar com Abraão. E Abraão voltou para o seu lugar.
Êxodo 3:1-8 (Theotókos)
3 E Moisés disse: Aproximar-me-ei e observarei esta grande visão! Pois a sarça não se consome.
4 Quando o Senhor viu que ele se aproximava para ver, chamou-o da sarça, dizendo: Moisés! Moisés! E ele falou: O que é?
5 Mas ele disse: Não te chegues para cá. Solta as sandálias dos teus pés, pois o lugar onde estás é terra santa.
6 E falou-lhe: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Então Moisés virou o rosto, porquanto temeu olhar para Deus.
7 E o Senhor disse a Moisés: Tenho visto a aflição do meu povo que está no Egito, e ouvi-lhe o clamor, causado pelos seus feitores. Pois conheço a sua aflição;
8 e desci para livrá-lo das mãos dos egípcios, a fim de trazê-los para fora desta terra e conduzi-los à uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; ao lugar dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos girgaseus, dos heveus e dos jebuseus.
Provérbios 16:17 - 17:17
17 As veredas da vida desviam-se do mal, e os caminhos da justiça são a sua duração. Aquele que recebe instrução terá prosperidade, e o que respeita as repreensões será sábio. O que guarda os seus caminhos preserva a sua alma, e aquele que ama a vida fechará a sua boca.
18 A soberba precede a destruição, e a loucura vem antes da queda.
19 Melhor é o homem manso de espírito, com humildade, do que aquele que divide os despojos com os orgulhosos.
20 O que é hábil nos seus negócios encontra o bem, porém aquele que confia em Deus é mais abençoado.
21 Os homens chamam de mal aos sábios e ao entendimento, mas os que são agradáveis na sua conversação aprenderão mais.
22 O entendimento é fonte de vida para os seus possuidores, contudo a instrução dos tolos é maligna.
23 O coração do sábio discerne as coisas que procedem da sua própria boca, e com os seus lábios ele usará de conhecimento.
24 Boas palavras são favos de mel, a doçura dos mesmos é uma cura para a alma.
25 Existem caminhos que parecem estar certos ao homem, mas o fim deles olha para a profundidade do Inferno.
26 Um homem que trabalha o faz para si mesmo, e afasta de sua presença a ruína;
27 o maligno, entretanto, carrega a destruição na sua boca. O homem insensato cava o mal para si mesmo e entesoura fogo em seus próprios lábios.
28 O homem perverso espalha o mal, e com a sua maldade acenderá uma tocha de engano, separando os amigos.
29 O transgressor tenta envolver em armadilhas os seus amigos, conduzindo-os por caminhos que não são bons.
30 O homem que fixa os seus olhos inventa coisas perversas, e com os seus lábios entesoura todo o mal. É, ele, uma fornalha de maldades.
31 A velhice é uma coroa de honra, a qual se encontra nos caminhos da justiça.
32 Um homem lento para a cólera é melhor do que um homem forte, e aquele que governa o seu temperamento é melhor do que o conquistador de uma cidade.
33 Todos os males vêm sobre os ímpios, para os seus seios; entretanto as coisas justas vêm do Senhor.
Provérbios 8:22-30 (Theotókos)
22 O Senhor fez-me o princípio de seus caminhos, para as suas obras.
23 Ele me estabeleceu antes do tempo, no início, quando ainda não tinha feito a terra,
24 antes mesmo que fizesse a profundeza, e antes de brotarem as fontes de água.
25 Antes que as montanhas fossem firmadas, e antes de todos os montes, ele me gerou.
26 O Senhor fez países e caminhos desolados, e as partes mais altas do mundo desabitado.
27 Quando ele preparava os céus eu estava presente, e também quando dispôs o seu trono sobre os ventos,
28 quando firmava as nuvens, acima, e quando fixava as fontes da terra.
29 Quando fortaleceu os fundamentos da terra,
30 lá estava eu ao seu lado, adequando-me a ele; eu era aquela em que teve prazer, e dia após dia alegrei-me em sua presença, continuamente.
31 Regozijou-se ele quando havia terminado o mundo, e houve alegria entre os filhos dos homens.
32 Agora, pois, filho meu, ouve-me. Bem-aventurado o homem que me escutar, o mortal que guardar os meus caminhos,
33 34 velando, a cada dia, às minhas portas, e esperando às ombreiras da minha entrada.
35 Porque as minhas saídas são as saídas da vida, e nelas é preparado o favor do Senhor.
36 Entretanto aqueles que pecam contra mim pervertem as suas próprias almas, e os que me odeiam amam a morte.
† † †
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