sexta-feira, 28 de abril de 2023

2ª Sexta-feira da Páscoa

28 de Abril de 2023 (CC) / 15 de Abril (CE)
Santos Apóstolos Aristarco, Pudens e Trófimo [Apóstolos dos 70] († Séc. I)
Tom1




«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»


 
Os Santos Discípulos Aristarco, Pudens e Trófimo estão entre os Setenta Discípulos, que o Senhor Jesus Cristo enviara adiante d’Ele, às cidades de Israel, para anunciar as boas novas do Evangelho (Lc. 10: 1-24). 
O santo discípulo Aristarco, colaborador do Santo Apóstolo Paulo, tornou-se bispo da cidade síria de Apameia. Aristarco é, por diversas vezes, citado no livro dos Atos dos Santos Apóstolos (Atos 19: 29, 20: 4, 27: 2) e nas Epístolas do Apóstolo Paulo (Col. 4: 10, Filemom 1: 24).
O Santo discípulo Pudens (também conhecido como Pudente ou Prudente), é mencionado na 2ª Epístola do Apóstolo Paulo a Timóteo (2 Tm. 4: 21). Ele ocupou alta posição como membro do Senado Romano. Em sua casa, o santo acolheu os Apóstolos de primeiro escalão Pedro e Paulo. Sua casa foi convertida em igreja, recebendo o nome de "Pastorum". Nela, segundo a tradição, o próprio Santo Apóstolo Pedro serviu como sacerdote.
O Santo Discípulo Trófimo veio da cidade de Edessa. Seu nome é mencionado no livro dos Atos dos Santos Apóstolos (Atos 20:4) e na 2ª Epístola do Apóstolo Paulo a Timóteo (2Tm 4:20). Foi discípulo e companheiro do Santo Apóstolo Paulo em suas missões, compartilhando com ele todas as dores e perseguições. 
Todos esses três santos discípulos acolheram o martírio em Roma sob o imperador Nero (54-68), ao mesmo tempo que o Apóstolo Paulo (c. 67).



Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 
Atos 5:1-11

Fragmento 13 – Naqueles dias, certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto. Levantando-se os moços, cobriram-no e, transportando-o para fora, o sepultaram. Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, sabendo o que havia acontecido. E perguntou-lhe Pedro: Dize-me vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti. Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido.  Sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos os que ouviram estas coisas.

João 5:30-6:2

Fragmento 17 - Disse o Senhor aos Judeus que vieram até Ele: Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Se eu der testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. Outro é quem dá testemunho de mim; e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade; eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto para que sejais salvos. Ele era a lâmpada que ardia e alumiava; e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz. Mas o testemunho que eu tenho é maior do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que faço dão testemunho de mim que o Pai me enviou. E o Pai que me enviou, ele mesmo tem dado testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes a sua forma; e a sua palavra não permanece em vós; porque não credes naquele que ele enviou. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para terdes vida! Eu não recebo glória da parte dos homens; mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, a esse recebereis. Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? Não penseis que eu vos hei de acusar perante o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. Pois se crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim ele escreveu. Mas, se não credes nos escritos, como crereis nas minhas palavras? Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. E seguia-o uma grande multidão, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.

† † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário