09 de Janeiro de 2024 (CC) 27 de Dezembro de 2023 (CE)
Estêvão, Protomártir e Arquidiácono (Séc. I);
Mártir Teodoro e o Confessor Teófanes, os Marcados.
Semana sem jejum
Tom 6
Estêvão era parente do Apóstolo Paulo e um dos judeus que viviam em ambiente helênico. Também foi o primeiro dos sete diáconos que os santos Apóstolos ordenaram para o serviço dos pobres em Jerusalém. É por isso que ele é chamado de Arquidiácono (o primeira, ou chefe).
Pelo poder de sua fé, Estêvão operou muitos prodígios entre o povo. Os judeus que com ele entravam em disputa, sempre terminava confundidos por sua sabedoria e pelo poder do Espírito, que agia por meio dele.
O embaraço e o vexame sofridos por estes judeus, fizeram com que, lançando mão de calúnias e difamações, excitassem o povo e os líderes contra este homem inocente. Acusavam Estêvão de ter blasfemado contra Deus e contra Moisés, e constituíram falsas testemunhas para apoiarem suas afirmações caluniosas. Quando apresentaram Estêvão perante o povo, todos viram o seu rosto "como o rosto de um anjo": ou seja, a sua face estava iluminada pela luz da graça, como foi o semblante de Moisés, quando falava com Deus.
Estêvão abriu a boca e falou de obras múltiplas e maravilhas de Deus, realizadas no passado para o povo de Israel, e também das transgressões e oposição múltiplas do povo de Deus. Particularmente os acusara de ter matado o Cristo, o Senhor, chamando-os de "traidores e assassinos" (Atos 7:52). Enquanto eles rangiam os dentes, Estêvão olhou e viu os céus abertos e a glória de Deus, e falou com os judeus do que viu:
"Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé à mão direita de Deus" (Atos 7:56).
Então, o levaram para fora da cidade e o apedrejaram até a morte. Entre seus assassinos estava o seu parente Saulo, mais tarde, o apóstolo Paulo.
Naquela época, a Santíssima Mãe de Deus estava em pé sobre uma rocha, a uma distância com São João, o Teólogo, e testemunhou o martírio deste primeiro mártir da verdade do seu Filho e Deus, e ela orou por Estêvão. Isso aconteceu exatamente um ano após a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. O corpo de Santo Estêvão foi secretamente enterrado por Gamaliel em sua própria sepultura. Ele era um príncipe judeu e um cristão em secreto. Assim, este primeiro dos mártires de Cristo teve um fim glorioso e entrou no Reino de Cristo, nosso Deus.
Comemoração de Santo Estêvão
Tropárion, Tom 4: Combateste o bom combate, e denunciaste a impiedade dos tiranos, / ó Protomártir e Apóstolo de Cristo; / pois, apedrejado pelas mãos dos iníquos, / recebestes do alto uma coroa da destra do Senhor, // e exclamaste a Deus, bradando: Ó Senhor, não lhes impute este pecado!Kondákion do Protomártir, Tom 3: Ontem o Mestre veio a nós na carne, / e hoje o Seu servo sai da carne. / Ontem nasceu Aquele que reina sobre a carne, / e hoje o Seu servo foi morto por apedrejamento. // Por Ele o piedoso Protomártir Estevão encontra o seu fim.
Leituras Bíblicas
Atos 6:8-15; 7:1-5, 47-60Mateus 21:33-42Veneráveis Mártires Teodoro e Teófanes, Confessores, apelidados de "os Marcados".
Teodoro e Teófanes eram irmãos de sangue, nascidos na Palestina e ambos eram bem educados na sabedoria secular e espiritual. Eles eram monges da comunidade de de São Savas, o Santificado, e mais tarde foram ordenados como presbíteros. Estes santos sofreram duramente sob três imperadores: Leão, o armênio, Michael Balbo e Teófilopor, por causa defenderem os ícones.
O demente Theophilus os espancou com suas próprias mãos, depois ordenou que fossem marcados com ferro em seus rostos versos irônicos, por causa disto foram apelidados de "marcados". Os santos foram lançados na prisão na cidade de Apamea, na Bitínia. São Teodoro morreu na prisão no ano 833 d.C., em virtude de suas dores e feridas. Teófanes, gozou de liberdade durante o período dos Imperadores Teodoro e Miguel. Foi consagrado Metropolitana de Nicéia pelo Patriarca Metódio.
Estes dois veneráveis irmãos padeceram por Cristo e, por isto, receberam uma magnífica recompensa do Deus Imortal no Reino da Luz.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Tiago 3:1-10
1 Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo. 2 Pois todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo. 3 Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, então conseguimos dirigir todo o seu corpo. 4 Vede também os navios que, embora tão grandes e levados por impetuosos ventos, com um pequenino leme se voltam para onde quer o impulso do timoneiro. 5 Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia. 6 A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniquidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno. 7 Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano; 8 mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal. 9 Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10 Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim.
Marcos 11:11-23
Tendo Jesus entrado em Jerusalém, foi ao templo; e tendo observado tudo em redor, como já fosse tarde, saiu para Betânia com os doze. No dia seguinte, depois de saírem de Betânia teve fome, e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos. E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso. Chegaram, pois, a Jerusalém. E entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam; e derribou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam pombas; e não consentia que ninguém atravessasse o templo levando qualquer utensílio; e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores. Ora, os principais sacerdotes e os escribas ouviram isto, e procuravam um modo de o matar; pois o temiam, porque toda a multidão se maravilhava da sua doutrina. Ao cair da tarde, saíam da cidade. Quando passavam na manhã seguinte, viram que a figueira tinha secado desde as raízes. Então Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Olha, Mestre, secou-se a figueira que amaldiçoaste. Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus. Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito.
COMENTÁRIO
A leitura do Evangelho de hoje faz saltar aos nossos olhos uma faceta de Cristo pouco lembrada e até mesmo negada por muitos cristãos: a severidade e a virilidade, pois geralmente se concebem tais características como incompatíveis com a natureza do amor, principalmente quando este é compreendido única e pragmaticamente numa dimensão romântica.
O ícone denominado “Pantokrator do Sinai” (obra datada do sec. IV e preservada pelo Mosteiro de Santa Catarina, no monte Sinai) chama muita atenção, além de sua beleza, pela estranha pintura dos olhos de Cristo, que nesta tela se apresentam desenhados de formas distintas e assimétricas. Esta disposição faz com que uma de suas faces lhe confira um semblante severo e a outra uma aparência tenra. São os olhares da justiça e da misericórdia, as quais em Cristo não são realidades divergentes, mas convergentes, conforme está escrito no Salmo 84(85): “A misericórdia e a verdade se encontraram: a justiça e a paz se beijaram” (Sl 84:10).
O episódio narrado pelo Evangelista São Marcos da maldição da figueira é uma figuração teológica da nação de Israel, que regada e adubada pelos Patriarcas, por Moisés e todos os Profetas foi encontrada estéril e sem fruto quando o Emanuel lhe veio visitar. Por isto João Batista clamava: “O machado está posto na raiz das árvores e toda árvore que não der fruto será cortada e lançada ao fogo”. A observação que são Marcos faz de que não havia frutos na figueira por ainda não ser o tempo de figos, representa a chegada repentina e inesperada do Reino de Deus e do Seu Juízo. A figueira, a oliveira e a videira sempre foram usadas pelos Profetas do Velho Testamento como símbolos de Israel.
O Templo transformado em camelódromo (mercado público) exemplifica a perversão religiosa existente em Israel; e a ação viril de Cristo, o juízo devastador que cairia sobre eles, não ficando “pedra sobre pedra” quando os Romanos devastaram Jerusalém, no ano 70 dc, pondo definitivamente um fim ao culto judaico, fazendo assim, cessar o sacrifício e a possibilidade de perdão, conforme a Antiga Aliança. Assim, São Paulo adverte: “Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus”. E São Tiago, o irmão do Senhor, no trecho de sua Epístola que hoje lemos, se mostra cuidadoso para que os mestres cristãos não repitam os mesmos erros dos judeus, lembrando que os mestres sofrem juízo mais severo do que os demais e, que a habilidade no falar deve estar conjugada a uma disciplina pessoal capaz de subjugar as paixões que atuam na natureza humana.
ORAÇÃO
Guarda, Senhor, a minha alma, e livra-me; não me deixes abatido, porquanto confio em Ti. Preservem-me a inocência e a retidão, porquanto espero em Ti. Salmo 24:20,21 (25:20,21)
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