quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

35ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

31 de Janeiro de 2024 (CC) 18 de Janeiro (CE)
Ss. Atanásio e Cirilo, Patriarcas de Alexandria (séc. IV e V)
Jejum (Peixe é permitido)
Tom 1



Santo Atanásio nasceu entre os anos 295 e 296, no seio de uma família humilde de Alexandria. Deus lhe concedeu muitas virtudes, entre elas, uma fé profunda e uma grande capacidade intelectual, demonstrada em seus estudos. Aos 25 anos foi ordenado diácono pelo Patriarca Alexandros, de Alexandria. Participou do Primeiro Concilio Ecumênico, em Nicéia que tratou da heresia de Ário. Em 328, faleceu o Patriarca Alexandro, e Santo Atanásio foi eleito pelo clero e pelo povo como seu sucessor, contando com apenas 33 anos de idade. Iniciou um forte combate contra a heresia de Ário e, por causa disso, foi exilado cinco vezes por ordem do imperador Constantino, sofrendo toda espécie de penas. Sem dúvidas, com fé, valor e inesgotável paciência, saiu vencedor e destroçou os lobos de nossa Ortodoxia. Com diz a Sagrada Escritura: 
«Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas» (1Tim 6,12). 
Estas palavras se fizeram realidade na vida de Santo Atanásio que no dia 2 de maio de 373, quando estava com 75 ou 77 anos de idade, entregou sua alma a Deus. Santo Atanásio foi reconhecido com um dos grandes escritores eclesiásticos e um dos grandes Santos Padres da Igreja. 
São Cirilo
São Cirilo , nasceu em Alexandria entre 370 e 380 dC, Antes de ser ordenado presbítero, viveu vida monástica e após sua ordenação, seguiu seu tio, Teófilo, que era Bispo de Alexandria e administrou com mão firme e com prestígio a diocese Alexandrina, Com o falecimento de seu tio em 412, Cirilo foi eleito Bispo de Alexandria, governando com grande energia durante trinta e dois anos, visando sempre afirmar o seu primado em todo o Oriente, Lutou valorosamente contra as doutrinas de Nestório, que foi condenado como herege no Concílio de Éfeso (431) por defender que Maria não era mãe de Deus, mas apenas mãe de Jesus, Cirilo foi mais tarde definido “guardião da exatidão” que se deve entender como guardião da verdadeira fé e mesmo “selo dos Padres”, tendo ele escrito verdadeiras obras eruditas que visavam a defesa e explicação da fé ortodoxa. Nos anos seguintes, dedicou-se de todos os modos à defesa e ao esclarecimento da sua posição teológica até à sua morte, ocorrida no dia 27 de Junho de 444.
Tropárion dos Ss. Atanásio e Cirilo, Arcebispos de Alexandria, Tom 4
Ó Deus de nossos pais, / trate-nos sempre segundo a Tua mansidão. / Não nos prives da Tua misericórdia, / mas, pelas súplicas destes, // conduza a nossa vida em paz.

Kondákion dos Santos Hierarcas, Tom 4
Ó santos e nobres Primazes, campeões da Igreja de Cristo, / preservai todos os que vos cantam  // Salvai aqueles que vos honram com fé, ó Compassivos! 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


Tiago 1:1-18

Tiago, um servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que estão dispersas no exterior, saudações. 2 Meus irmãos, conte toda alegria quando cair em diversas tentações; 3 sabendo disto, que a prova da vossa fé opera a paciência. 4 Que a paciência, no entanto, realize a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem vos faltar coisa alguma. 5 Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos os homens dá liberalmente, e sem acepção, e lhe será concedida. 6 Mas peça-a com fé, não hesitando; porque o que hesita é como a onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7 Não pense tal homem que receberá alguma coisa do Senhor. 8 O homem indeciso é instável em todos os seus caminhos. 9 Deixe o irmão de baixa posição social se alegrar em que ele é exaltado. 10 Porém o rico, em seu abatimento; porque como a flor da erva ele passará. 11 Porque o sol nasce com um calor ardente, e a erva seca, e a sua flor cai, e a graça da aparência perece; assim também se desvanecerá o rico em seus caminhos. 12 Abençoado é o homem que resiste a tentação; porque, tendo sido posto à prova, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. 13 Que homem algum, ao ser tentado, diga: Por Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a nenhum homem tenta. 14 Mas cada homem é tentado, quando atraído e seduzido pela sua própria concupiscência. 15 Depois, havendo a concupiscência concebido, gera o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. 16 Não erreis, meus amados irmãos. 17 Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, e descem do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação. 18 De sua própria vontade, gerou-nos pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.

Marcos 10:11-16

11 E ele lhes disse: Qualquer que despedir a sua esposa e casar com outra, comete adultério contra ela. 12 E, se a mulher despedir a seu marido, e casar com outro, ela comete adultério. 13 E lhe traziam criancinhas, para que as tocasse; e os seus discípulos repreendiam aos que as traziam. 14 Mas Jesus, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir a mim as criancinhas, e não as impeçais; porque de tais é o reino de Deus. 15 Na verdade eu vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criancinha, não entrará nele. 16 E ele, tomando-as nos seus braços, impôs suas mãos sobre elas, e as abençoou.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário