quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

34ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

29 de Janeiro de 2026 (CC) 16 de Janeiro (CE)
Veneração das Cadeias de S. Pedro Apóstolo
Ss. Mártires Espeusipo, Eleusipo, Meleusipo, sua avó Leonila, 
e com eles Neon, Turvon e Jovillas (161–180)
Tom 8



Neste dia, comemoramos e honramos as correntes do apóstolo São Pedro que as aceitou para a glória do Senhor. 
Por volta do ano 42, o apóstolo Pedro foi preso por ordem de Herodes Agripa por pregar sobre Cristo Salvador. Na prisão, ele foi acorrentado com duas correntes de ferro. Na noite anterior ao seu julgamento, um anjo do Senhor removeu as correntes do apóstolo e o libertou milagrosamente da prisão ( Atos 12:1-11 ). Os cristãos, ao ouvirem falar do milagre, pegaram as correntes e as guardaram como tesouros. Aqueles que sofriam de diversas doenças, vindo a elas com fé, eram curados. As correntes do santo apóstolo Pedro foram mantidas em Jerusalém até o patriarca Juvenal, que as entregou a Eudóxia, esposa do imperador Teodósio, o Jovem. Em 437 e 439, ela as transferiu de Jerusalém para Constantinopla. Eudóxia enviou uma das correntes para Roma, para sua filha, Eudóxia, que construiu uma igreja dedicada ao apóstolo Pedro e nela colocou as correntes. Em Roma, também havia outras correntes nas quais o apóstolo foi encontrado antes de sua morte sob o imperador Nero.

No dia 16 de janeiro, as correntes do Apóstolo Pedro são expostas para que as pessoas as venerem.
Tropárion, Tom 4: Sem ter abandonado Roma, vieste até nós, / com as preciosas correntes que usavas, ó primeiro entronizado dos Apóstolos. / Diante das quais nos curvamos com fé e oramos: / Por tuas orações a Deus, // concede-nos grande misericórdia.

Kondákion, Tom 2: Glorifiquemos o supremo e principal Apóstolo, / o verdadeiro discípulo divino, / o grande Pedro, / beijando suas correntes com fé // e recebendo o perdão dos pecados.
Textos Comemorativos:  
Atos 12:1-11; João 21:15-25  
Santos Mártires Espeusipo, Eleusipo, Meleusipo e Sua Avó Leonila
Os santos mártires Espeusipo, Eleusipo, Meleusipo e sua avó Leonila, juntamente com Neon, Turvon e Jobila, sofreram na Gália (segundo outro relato, na Capadócia) no século II, durante a perseguição de Marco Aurélio (161-180).
 
Leonila foi batizada na velhice por um dos discípulos de São Policarpo, bispo de Esmirna , e posteriormente converteu três de seus netos ao cristianismo. Os irmãos, inflamados pelo zelo pelo Senhor, destruíram ídolos e repreenderam os pagãos por sua insensatez. Os torturadores convocaram Leonila ao local da execução e ordenaram que ela persuadisse seus netos a renunciar a Cristo, mas ela se aproximou deles e os elogiou por sua coragem e firme confissão de fé. Então, os mártires foram lançados ao fogo, mas isso não lhes causou nenhum dano. Após sofrer torturas e a morte de seus netos, Santa Leonila foi decapitada. 
Santa Jovila sofreu ao seu lado. Ela testemunhou a fé inabalável dos santos mártires e professou-se cristã, abandonando o marido e o filho pequeno. Os torturadores, pendurando-a pelos cabelos, mutilaram seu corpo e a decapitaram. São Neon testemunhou os feitos heroicos dos santos irmãos e, tendo registrado seus sofrimentos, entregou seu manuscrito a Turvon. Ele próprio confessou abertamente Cristo, pelo que foi cruelmente açoitado e morreu em decorrência dos espancamentos. São Turvon, emulando os feitos heroicos dos portadores da paixão, também terminou sua vida como mártir. Esses mártires são especialmente venerados na Espanha, onde muitas igrejas são dedicadas a eles. O imperador grego Zenão transferiu as relíquias dos santos mártires para a cidade de Langres, na França.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Pedro 4:12-5:5

Fragmento 62 - Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis. Se pelo Nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus. Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome. Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao Evangelho de Deus?  E se para o justo é difícil ser salvo, onde comparecerá o ímpio pecador? Portanto os que sofrem segundo a vontade de Deus confiem as suas almas ao fiel Criador, praticando o bem. Aos presbíteros, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou presbítero com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando se manifestar o Sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória. Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
   
Marcos 12:38-44

Fragmento 57 - O Senhor disse aos Seus discípulos: “Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas, e das saudações nas praças, e das primeiras cadeiras nas sinagogas, e dos primeiros assentos nas ceias; que devoram as casas das viúvas, e isso com pretexto de largas orações. Estes receberão mais grave condenação”. E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos depositavam muito. Vindo, porém, uma pobre viúva, depositou duas pequenas moedas, que valiam um kodrates. E, chamando os Seus discípulos, disse-lhes: “Em verdade vos digo que esta pobre viúva depositou mais do que todos os que depositaram na arca do tesouro; porque todos ali depositaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento”.

† † †

O ENSINO DOS SANTOS PADRES

“Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”

Amadíssimos, que ninguém se vanglorie dos pequenos méritos de uma vida boa se lhe faltarem as obras de caridade; nem se refugie na falsa segurança de sua pureza corporal, quem não busca a sua purificação na esmola.

A esmola apaga o pecado, mata a morte e extingue a pena do fogo eterno. Mas quem estiver desprovido do fruto da esmola, também não poderá receber a indulgência do remunerador, pois diz Salomão: Quem fecha os ouvidos ao clamor do necessitado, não será escutado quando grite. Por isso Tobias dizia ao seu filho, incutindo-lhe os preceitos da piedade: Dá esmola dos teus bens e não sejas mesquinho. Se vês um pobre, não desvies o teu rosto, e Deus não afastará sua face de ti.

Esta virtude torna úteis todas as outras virtudes: sua união vivifica a própria fé, da qual o justo vive, e que, se não tem obras, é considerada morta: mas se é verdade que a fé é a razão de ser das obras, não é menos que as obras são a força da fé. Por isso, como diz o apóstolo, enquanto temos oportunidade, trabalhemos pelo bem de todos, especialmente pelo bem da família da fé. Não nos cansemos de fazer o bem, que, se não esmorecermos, no tempo certo colheremos.

A vida presente é tempo de semeadura, e o dia da retribuição é tempo de colheita, quando cada um recolherá uma colheita proporcionada à quantidade da semeadura. Ninguém ficará defraudado do rendimento desta messe, pois ali se atenderá tanto o volume das contribuições como a qualidade das intenções; de maneira que se equipararão os pequenos donativos procedentes de escassos rendimentos e os suntuosos de fortunas imensas.

Em consequência, amadíssimos, acatemos o que foi estabelecido pelos apóstolos. E como no próximo domingo terá “lugar a coleta, disponham-vos para a voluntária devoção, para que cada um coopere, segundo as suas possibilidades, para a sacratíssima oblação. Vossas próprias esmolas serão uma oração em vosso favor, assim como para aqueles a quem ajudareis com vossa generosidade. Assim estareis disponíveis para toda boa iniciativa, em Cristo Jesus, nosso Senhor, que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

São Gregório, o Grande, Patriarca de Roma, Séc. VII

 † † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário