sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

32º Sexta-feira Depois de Pentecostes

PRÉ-FESTA DA TEOFANIA
16 de Janeiro de 2026 (CC) 03 de Janeiro (CE)
Ss. Profeta Malaquias e Górdios de Cesárea na Capadócia, mártir
Encontro das santas relíquias de São Efraim, Neo Makri
Tom 6

 
O Santo Profeta Malaquias viveu 400 anos antes do nascimento de Cristo, na época da volta dos judeus do cativeiro babilônico. Malaquias foi o último dos profetas do Antigo Testamento, por isso, os Santos Padres o chamam de "o selo dos profetas". 
Manifestando-se com uma imagem de bondade espiritual e piedade, ele surpreendeu a nação e foi chamado Malaquias, ou seja, um anjo. 
Seu livro profético está incluído no Cânone do Antigo Testamento. Nele, ele repreende os judeus, predizendo a vinda de Jesus Cristo e de seu precursor João Batista, e também o Juízo Final (Malaquias 3: 1-5; 4: 1-6).

Santo Mártir Górdios 
Górdios nasceu em Cesárea da Capadócia. Entrou para o serviço militar do Império Romano e chegou ao grau de centurião. Estava em sua vila natal quando o perverso Diocleciano voltou a ascender o fogo da perseguição aos cristãos. Indignado, ao ver os cruéis tratamentos infligidos aos cristãos, abandonou voluntariamente o serviço militar, retirando-se ao deserto. Iniciou-se nos divinos mistérios do cristianismo sob a influência da graça e o exercício da contemplação, compreendendo a inutilidade dos bens da vida presente, entregando-se à prática do jejum e da oração. Numa certa ocasião, em que os pagãos haviam organizado jogos para honrar o deus pagão Marte, Górdios apresentou-se novamente na cidade e, mostrando-se entre os espectadores proclamou em voz alta as palavras do profeta: 
"Fui achado pelos que não me buscavam, fui manifestado aos que por mim não perguntavam" (Is 65,2 e Rm 10,20). Quis fazer compreender a todos, com estas palavras que, por si mesmo, declarava-se cristão. Então, tomaram-no e levaram-no diante do governador. 
Górdios deu a conhecer seu nome, seu país, sua categoria de centurião, o motivo de seu afastamento e de seu retorno à cidade. «Não me preocupo com vossos editos, pois creio em Jesus Cristo, minha esperança e meu apoio; sei que superais em crueldade aos demais representantes imperiais, mas achei por bem aproveitar esta ocasião para obter o que é objeto de meus desejos». O governador o fez compreender que estava assim se expondo aos mais horríveis tormentos, se insistisse nessa atitude. Górdios, porém, elevando seus olhos aos céus, cantou os versículos do salmo: «O Senhor é meu apoio e não temo o que os homens possam me fazer; Senhor, nenhum mal temerei, porque Tu estás comigo!» (Sl 117 e 22). E repetia estas expressões de confiança muito a propósito para fortalecer sua alma. Então, abateram-se sobre ele os tormentos. Seus parentes e amigos se aproximaram dele, compadecidos por sua sorte. «Guardai vossas lágrimas e vossos lamentos para os inimigos do verdadeiro Deus» – lhes disse – «pois que estou preparado para dar mil vezes a minha vida, se isso fosse possível, para glorificar o nome do Senhor. Tenho presente em minha memória o primeiro centurião que assistiu, sobre o calvário, a morte de meu Salvador, e que proclamou a sua divindade na presença dos judeus, cuja cólera ainda não se havia abrandado». Essas foram suas últimas palavras. Protegido com o sinal da cruz marchou intrepidamente para o martírio, tendo sido decapitado.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


HORAS REAIS

Prima (6h)

Atos 13:25-32

Fragmento 33 - “Naquela época, ao completar sua jornada, João dis-se: ‘Quem pensais que eu sou? Eu não sou Ele. Mas eis que vem após mim Aquele a Quem não sou digno de desatar as sandálias dos pés’. Homens e irmãos, filhos da linhagem de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a vós é enviada a palavra desta saudação. Pois aqueles que habitam em Jerusalém, e seus go-vernantes, por não O conhecerem, nem mesmo as vozes dos profetas que são lidas a cada sábado, cumpriram-nas ao conde-ná-Lo. E, embora não encontrassem n’Ele nenhuma causa de morte, pediram a Pilatos que O matasse. E, tendo cumprido tu-do o que estava escrito a respeito d’Ele, tiraram-No da cruz e O puseram num sepulcro. Mas Deus O ressuscitou dentre os mor-tos: E Ele foi visto por muitos dias por aqueles que subiram com Ele da Galileia a Jerusalém, os quais são suas testemunhas perante o povo. E nós vos anunciamos boas novas, de que se cumpriu a promessa feita aos pais”.

Mateus 3:1-11

Fragmento 5 - Naqueles dias, João Batista chega e prega no deserto da Judéia e diz: “Arrependei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. Pois ele é aquele de quem disse o profeta Isaías: 

“Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. 

João tinha roupas feitas de pelo de camelo e um cinto de couro em volta dos lombos, e sua comida era gafanhotos e mel silvestre. Então Jerusalém, toda a Judéia e todo o Jordão circundante vieram ter com ele e foram por ele batizados no Jordão, confessando os seus pecados. Quando João viu muitos fariseus e saduceus vindo ter com ele para serem batizados, disse-lhes: “Raça de víboras!” quem vos inspirou a fugir da ira futura? Produzi frutos dignos de arrependimento; e não penseis em dizer consigo mesmo: “Temos Abraão como nosso pai”, pois eu vos digo que Deus é capaz de suscitar filhos para Abraão destas pedras. O machado já está à raiz das árvores: Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Eu vos batizo com água para arrependimento, mas Aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu; do Qual, não sou digno de carregar Suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

HORA TÉRCIA

Atos 19:1-8

Fragmento 42 – Naqueles dias, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, disse-lhes: “Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes?” E eles disseram-lhe: “Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo”. Perguntou-lhes, então: “Em que sois batizados então?” E eles disseram: “No batismo de João”. Mas Paulo disse: “Certamente João bati-zou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em Nome do Senhor Jesus. E, im-pondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e fa-lavam línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze homens. E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espa-ço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do Reino de Deus.

Marcos 1:1-8

Fragmento 1 - Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus; como está escrito nos profetas:

“Eis que Eu envio o Meu anjo ante a Tua face, o qual preparará o Teu caminho diante de Ti. Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as Suas veredas.”

Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. E João andava vestido de pelos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre. E pregava, dizendo: “Após mim vem Aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das Suas alparcas. Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; Ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.”

HORA SEXTA

Romanos 6:3-11

Fragmento 91 - Irmãos, não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na Sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com Ele na semelhança da Sua morte, também o seremos na da Sua ressurreição. Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com Ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos. Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre Ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vos considerai certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.

Marcos 1:9-15

Fragmento 2A - Naquela época, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado no Jordão por João. E imediatamente, saindo da água, viu os céus se abrindo e o Espírito, como uma pomba descendo sobre Ele. E uma voz ressoou do céu:

“Tu És Meu Filho Amado, em Ti Me comprazo.” 

E imediatamente o Espírito O conduziu ao deserto. E esteve no deserto quarenta dias, sendo tentado por Satanás; e estava com as feras, e os anjos O serviam. E depois que João foi entregue, Jesus veio para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no Evangelho.

HORA NONA

Tito 2:11-14, 3:4-7

Fragmento  302A - Meu filho Tito, a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, que Se deu a Si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para Si um povo todo seu, zeloso de boas obras. Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o Seu amor para com os homens, não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a Sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, que Ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador; para que, sendo justificados pela Sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.

Mateus 3:13-17

Fragmento 6 - Naqueles dias, Jesus veio da Galileia ao Jordão até João para ser batizado por ele. João O conteve e disse: “Preciso ser batizado por Ti, e Tu vens até mim?” Mas Jesus respondeu e disse-lhe: “Deixa isso agora, pois assim nos convém cumprir toda a justiça”. Então João o admite. E tendo sido batizado, Jesus saiu da água, e eis que os céus se abriram para Ele, e João viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba e pousando sobre Ele. E eis que uma voz do céu disse:

“Este É o Meu Filho Amado, em Quem Me comprazo”.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário