domingo, 26 de abril de 2015

Domingo das Miróforas

26 de Abril de 2015 (CC) / 13 de Abril (CE)
3º Domingo da Páscoa
Santos Neomártires Rafael, Nicolau e Irene de Lesbos; 
Santo Ícone Milagroso da Theotokos de Portaitisa 
Modo 3




O Domingo das Mulheres Miróforas (Portadora de Aromas) cai no segundo domingo após a Páscoa. As miróforas trouxeram especiarias funerais para preparar o corpo de Cristo para a sepultura. Elas foram as primeiras a ver o túmulo vazio e o Senhor ressuscitado as enviou aos apóstolos para lhes anunciar a Sua ressurreição. Os santos  José de Arimatéia e Nicodemus também são comemorados neste dia. 

Oito mulheres geralmente identificadas como portadoras de mirra. Cada um dos quatro Evangelhos dá um aspecto diferente aos papéis dessas oito mulheres na cruz e no túmulo da manhã de Páscoa; talvez essas os oito mulheres tenham chegado em grupos diferentes e em horários diferentes. As oito são:

1. Maria Madalena;
2. Maria, a Theotokos (Virgem Maria);
3. Joanna;
4. Salomé;
5. Maria, mulher de Cléofas (ou Alfeu);
6. Susanna;
7. Maria de Betânia;
8. Martha de Betânia.

Das oito, as cinco primeiras são – sem sombra de dúvidas - as mais proeminentes. A tradição inclui na lista as três últimas. Cinco dessas mulheres também eram muito ricas: Maria Madalena, Joana, Susana e Maria e Marta de Betânia. 

Um aspecto confuso nas referências dos Evangelhos a estas mulheres é que duas das Marias tiveram um filho chamado Tiago: Maria, a esposa de Alfeu, era a mãe de Tiago, um dos Doze Apóstolos e a Virgem Maria era madrasta de Tiago, o irmão do Senhor (Mateus 13:55, Gálatas 1:19). 

Na tradição ocidental, Tiago, filho de Alfeu e Tiago, o irmão do Senhor, às vezes têm sido identificados como um só. 

Na tradição oriental, Tiago, irmão do Senhor, foi Bispo de Jerusalém (30-62 AD) e nunca saiu dos arredores de Jerusalém. Ele é o Tiago que proferiu a decisão do concílio de Jerusalém em 48 dC (Atos 15:13-19). Quanto a Tiago, filho de Alfeu, a Tradição Oriental lhe atribui atividades fora de Israel, especialmente no Egito, onde foi martirizado. 

Uma dica útil, que pode esclarecer a confusão entre estas duas Marias, é a passagem que se refere à Virgem Maria como a mãe de Tiago e José (Mateus 13:55). Este é também chamado de José Barsabás,  o Justo, ou também recebe o nome de Judas (Atos 1:23 e 15:22). 

Assim, em Mateus 27:56, as mulheres que de longe observam a cruz são Maria Madalena, a Virgem Maria (que aqui é chamada de mãe de Tiago e José), e Salomé (A esposa do Zebedeu). 

Mateus refere-se a Maria Madalena e a "outra Maria", que é provavelmente a Virgem Maria, também a partir do contexto (Mateus 27:61 e 28:1). Alguns Pais da Igreja como São Gregório de Nissa e São Gregório Palamás, apoiaram esta interpretação. Da mesma forma, São Gregório de Nissa identifica "Maria, mãe de Tiago" (Marcos 16:1 e Lucas 24:10) como sendo a Virgem Maria. 

Estas oito mulheres foram companheiras Jesus de perto durante os três anos do seu ministério público. Maria Madalena, Joana, Susana, e outras (Lucas 8:3) são descritas como aquelas que proviam os recursos financeiros para a manutenção de Cristo e dos Apóstolos. Estas mesmas mulheres fielmente seguiam a Cristo desde a Galiléia e vieram com ele para Jerusalém (Mateus 27:55, Marcos 15:40-41 e Lucas 23:55). 


SUPLEMENTO LITÚRGICO


Tropárion da Ressurreição
Quando Te entregaste a morte ó Vida Imortal,/ aniquilaste os infernos pelo esplendor de Tua divindade;/ e quando ressuscitaste os mortos das profundezas da terra,/ todas as potências celestes exclamaram:/ Ó Cristo nosso Deus, ó Autor da Vida/
Senhor, glória a Ti 

Tropárion do Nobre José
O nobre José, tendo descido da Cruz teu corpo imaculado,/ envolveu-o num lençol, cobriu-o de aroma/ e o depositou com cuidado num túmulo novo./ Mas, ao terceiro dia, ressuscitaste, ó Senhor,/
dando ao mundo a grande misericórdia. 

Tropárion das Miróforas
O Anjo, sentado junto do túmulo,/ disse às mulheres portadoras de aroma:/ «Os aromas convêm aos mortos;/ Cristo, porém, mostrou-se alheio à corrupção./ Aclamai, pois: O Senhor ressuscitou/ dando ao mundo a grande misericórdia!» 

Kondakion Da Páscoa
Tendo descido ao túmulo, ó Imortal,/ Tu destruíste o poderio dos infernos/ e levantaste-te como vencedor, ó Cristo Deus,/ Tu, que disseste às mulheres miróforas: rejubilai!/ E aos apóstolos, dás a paz,/ Tu que ressuscitas aqueles que sucumbiram.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Kondakion das Miróforas
Ó Cristo Deus, quando saudaste as Miróforas,/ puseste fim à lamentação de Eva, a primeira Mãe,/ e ordenaste-lhes de anunciar a teus apóstolos/ que o Salvador ressuscitou do túmulo.

Theotokion
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Teus méritos são glorificados acima de toda a razão,/ ó Mãe de Deus,/ Na pureza selada, preservaste a tua virgindade,/  verdadeiramente mãe, és reconhecida/ que deste à luz o verdadeiro Deus/ roga a Ele que salve as nossas almas!

Prokímenon Modo 6

O Senhor é minha força e meu vigor
Ele foi a minha salvação. (Sl 118,14)

O Senhor severamente me castigou,
mas não me entregou à morte. (Sl 118, 18)

Atos 6:1-7
Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. 2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. 3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. 4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. 5 E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; 6 E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. 7 E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!

Tu revelaste a Tua misericórdia, ó Senhor da Terra, 
E trouxeste de volta os cativos de Jacó.
Aleluia, aleluia, aleluia!

A misericórdia e a verdade se encontraram,
A justiça e a paz se beijaram.
Aleluia, aleluia, aleluia!

Marcos 15: 43 - 16: 8
43 Chegou José de Arimatéia, senador honrado, que também esperava o reino de Deus, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus.44 E Pilatos se maravilhou de que já estivesse morto. E, chamando o centurião, perguntou-lhe se já havia muito que tinha morrido. 45 E, tendo-se certificado pelo centurião, deu o corpo a José; 46 O qual comprara um lençol fino, e, tirando-o da cruz, o envolveu nele, e o depositou num sepulcro lavrado numa rocha; e revolveu uma pedra para a porta do sepulcro. 47 E Maria Madalena e Maria, mãe de José, observavam onde o punham. 16:1 E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. 2 E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. 3 E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? 4 E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande. 5 E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas. 6 Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. 7 Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis, como ele vos disse. 8 E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém porque temiam.

Hino à Virgem
Um Anjo exclamou: Ó Cheia de graça, Virgem pura rejubila! De novo digo, rejubila! Teu Filho ressuscitou do túmulo ao terceiro dia. Resplandece, resplandece, ó Nova Jerusalém! pois a glória do Senhor brilhou sobre ti! Exulta agora e alegra-te Sião! E Tu, ó Mãe de Deus toda pura, rejubila na ressurreição do teu Filho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário