sexta-feira, 17 de abril de 2015

Sexta-feira Luminosa

07 de Abril de 2015 (CC) / 25 de Março (CE)
S. Platon, o Estudita († 814)



Os pais de Platon morreram em Constantinopla quando ele tinha apenas 13 anos. Um dos seus tios, que era tesoureiro imperial, encarregou-se de sua educação e o formou para ser seu colaborador. Mas, aos 24 anos de idade, Platon abandonou o mundo e abraçou a vida religiosa. Vendeu suas posses, dividiu o dinheiro entre seus irmãos e alguns pobres e ingressou no monastério Simboleão, do Monte Olimpo, em Bitínia. Depois de revelar grande virtude na execução das tarefas mais humildes e na paciência diante das repressões por faltas que não havia cometido, seus superiores lhe deram a função de copiar livros e trechos de obras dos Santos Padres. 
Com a morte do Abade Teoctisto, Platon foi eleito para ser seu sucessor, ainda que contasse apenas 36 anos de idade. Era uma época de tribulação e perigo para os monges ortodoxos. O monastério onde São Platon era Abade, no entanto, salvou-se das perseguições do imperador iconoclasta, Constantino Copronimo. Em 775, São Platon visitou Constantinopla, sendo lá recebido com grandes honras; lá foi-lhe oferecido a direção de outros monastérios, inclusive o de Nicomédia, mas não aceitou, e nem mesmo ser ordenado sacerdote. Mais tarde deixou o monastério de Simboleão para governar o Monastério de Sakudião que os filhos de sua irmã, Teoctista, haviam fundado próximo à Constantinopla. Depois de 12 anos, passou o cargo a seu sobrinho São Teodoro, o estudita. 
Nesta época o imperador Constantino Porfirogênito se divorciou de sua esposa para casar-se com Teodora. São Platon e São Teodoro iniciaram um movimento para que o monarca fosse excomungado. Por causa disso, Platon foi encarcerado e exilado. Quando recobrou a liberdade, os monges do Monastério de Sakudião refugiaram-se no monastério de Stúdios, fugindo dos serracenos, onde São Platon se submeteu à obediência de seu sobrinho Teodoro. Vivia em uma cela distante e passava muito tempo em oração e fazendo trabalhos manuais. Continuava a opor-se ao imperador e sofreu muito por isso. Mesmo sendo já muito ancião e doente, o imperador Nicéforo o exilou nas ilhas de Bósforo. Durante quatro anos suportou com exemplar paciência que o mudassem de uma ilha para outra. 
Finalmente, em 811, o imperador Miguel I o libertou. São Platon foi recebido em Constantinopla com muito respeito. O restante de sua vida passou acamado, recebendo a visita do Patriarca Nicéforo. São Platon morreu em 4 de abril de 814 e São Teodoro foi quem presidiu seus funerais.



Atos 3:1-8

1 Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona. 2 E, era carregado um homem, coxo de nascença, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam. 3 Ora, vendo ele a Pedro e João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. 4 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. 5 E ele os olhava atentamente, esperando receber deles alguma coisa. 6 Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda. 7 Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram 8 e, dando ele um salto, pôs-se em pé. Começou a andar e entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus.  

João 2:12-22

12 Depois disso desceu a Cafarnaum, ele, sua mãe, seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias. 13 Estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém. 14 E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas ali sentados; 15 e tendo feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas; 16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio. 17 Lembraram-se então os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me devorará. 18 Protestaram, pois, os judeus, perguntando-lhe: Que sinal de autoridade nos mostras, uma vez que fazes isto? 19 Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei. 20 Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias? 21 Mas ele falava do santuário do seu corpo. 22 Quando, pois ressurgiu dentre os mortos, seus discípulos se lembraram de que dissera isto, e creram na Escritura, e na palavra que Jesus havia dito.  




COMENTÁRIOS


Bem-Aventurado Agostinho, bispo de Hipona (séc. V)


“Somos As Pedras Vivas Com As Quais Se Edifica O Templo De Deus”

Com frequência temos advertido a vossa caridade que não devemos considerar os salmos como a voz isolada de um homem que canta, mas como a voz de todos aqueles que estão no Corpo de Cristo. E como no Corpo de Cristo estão todos, fala como um só homem, pois ele é ao mesmo tempo um e muitos. São muitos se considerados isoladamente; mas são um naquele que é um. Ele também é o templo de Deus do qual falou o apóstolo: O templo de Deus é santo, e esse templo sois vós: todos os que creem em Cristo e, crendo, amam. Pois nisto consiste crer em Cristo: Em amar a Cristo; não como os demônios, que criam, porém não amavam. Por isso, apesar de crer, diziam: o que nós temos contigo, Filho de Deus? Nós, por outro lado, creiamos de tal forma que, crendo nele, lhe amemos e não digamos: o que nós temos contigo?, mas digamos melhor: “Te pertencemos, tu nos redimiste”. 
Realmente, todos quantos assim creem são como as pedras vivas com as quais se edifica o templo de Deus, e como a madeira incorruptível com a qual se construiu aquela arca que o dilúvio não conseguiu submergir. Este é o templo – isto é, os próprios homens – em que se roga a Deus e ele escuta. Somente ao que ora no templo de Deus lhe é dado ser escutado para a vida eterna. E ora no templo de Deus o que ora na paz da Igreja, na unidade do Corpo de Cristo. Este corpo de Cristo consta de uma multidão de crentes espalhados por todo o mundo; e por isso é escutado o que ora no templo. Ora, pois, no espírito e na verdade o que ora na paz da Igreja, não naquele templo que era somente uma figura. 
Em nível de imagem, o Senhor expulsou do templo aos que no templo buscavam seu próprio interesse, ou seja, os que iam ao templo para comprar e vender. Agora, se aquele templo era uma imagem, é evidente que também no Corpo de Cristo – que é o verdadeiro templo do qual o outro era uma imagem – existe uma miscelânea de compradores e vendedores, isto é, gente que busca seu interesse, e não o de Jesus Cristo. E visto que os homens são açoitados por seus próprios pecados, o Senhor fez um açoite de cordas e expulsou do templo a todos os que buscavam seus interesses, e não os de Jesus Cristo. 
Pois bem, a voz deste templo é a que ressoa no salmo. Neste templo – e não no templo material – se roga a Deus, como vos disse, e Deus escuta em espírito e verdade. Aquele templo era uma sombra, imagem do que haveria de vir. Por isso aquele templo já foi destruído. Isto quer dizer que foi derrubada nossa casa de oração? De forma alguma. Pois aquele templo que foi derrubado não pode ser chamado casa de oração, e do qual se disse: Minha casa é casa de oração, e assim será chamada por todos os povos. E escutastes o que disse nosso Senhor Jesus Cristo: Está escrito: Minha casa é casa de oração para todos os povos; porém vós a convertestes em uma cova de ladrões. 
Por acaso os que pretenderam converter a casa de Deus em uma cova de ladrões conseguiram destruir o templo? Da mesma maneira, os que vivem mal na Igreja Católica, naquilo que deles depende, querem converter a casa de Deus em uma cova de ladrões; porém, nem por isso destroem o templo. Mas chegará o dia em que, com o açoite trançado com seus pecados, serão precipitados fora. Pelo contrário, este templo de Deus, este Corpo de Cristo, esta assembleia de fiéis têm uma só voz, e canta no salmo como um só homem. Esta voz a escutamos em muitos salmos; ouçamo-la também neste. Se queremos, é nossa voz; se queremos, com o ouvido escutamos ao cantor, e com o coração também nós cantamos. Mas, se não queremos, seremos naquele templo como os compradores e vendedores, ou seja, como os que buscam seus próprios interesses: Entramos, sim, na igreja, mas somente para fazer o que agrada aos olhos de Deus.


São Cirilo, Patriarca de Alexandria (séc. V)

“Cristo, Pontífice E Mediador”

Cristo intercede por nós como homem de Deus, como reconciliador e mediador dos homens. Ele é realmente nosso soberano e santíssimo pontífice que, oferecendo-se por nós, abranda com suas súplicas o coração de seu Progenitor. Ele é, verdadeiramente, vítima e sacerdote, ele é o mediador e o sacrifício imaculado, o verdadeiro cordeiro que tira o pecado do mundo. 
Certo tipo e sombra da mediação de Cristo manifestada nos últimos tempos foi aquela antiga mediação de Moisés; e o pontífice da lei prefigurou ao pontífice que estava acima da lei. Os preceitos legais são realmente sombras da verdade. Por isso, Moisés, o homem de Deus, e com ele o venerável Aarão, foram os eternos mediadores entre Deus e a assembleia do povo, algumas vezes aplacando a ira de Deus provocada pelos pecados dos israelitas, e implorando a suprema bondade sobre aqueles corações arrependidos; outras vezes fazendo votos, abençoando e oferecendo os sacrifícios legais e as oferendas pelo pecado conforme estabelece a lei; e, por fim, também apresentando ações de graças pelos benefícios recebidos de Deus. 
Cristo, que nos últimos tempos brilhou como pontífice e mediador superando tipos e imagens, roga certamente por nós como homem, porém derrama sua bondade sobre nós juntamente com Deus Pai enquanto Deus, distribuindo seus dons aos que são dignos. Isto é o que explicitamente nos ensina Paulo ao dizer: Eu vos desejo a graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. 
Portanto, quem roga como homem é o mesmo que distribui dons como Deus. Sendo como é pontífice santo, inocente e imaculado, oferece-se a si mesmo não por sua própria fragilidade – como ordena a lei aos sacerdotes –, mas pela salvação de nossas almas. Tendo realizado isto uma só vez por nossos pecados, advoga por nós diante do Pai. Ele é vítima de propiciação por nossos pecados, não só pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro, ou seja, por todos os que, mediante a lei, seriam chamados procedentes de toda nação e raça, a justiça e a santificação.


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