6ª SEMANA DA GRANDE QUARESMA
01 de Abril de 2015 (CC) - 19 de Março (CE)
São Crisanto e sua mulher Santa Daria, mártires († 283) de Atenas
1º Modo
01 de Abril de 2015 (CC) - 19 de Março (CE)
São Crisanto e sua mulher Santa Daria, mártires († 283) de Atenas
1º Modo
Santos Crisanto e Daria (e, com eles, Claudia, Hilária, Jason e Mauro) foram martirizados em Roma, no ano de 283. Crisanto era filho de um ilustre senador. Teve uma brilhante educação e aprendeu a amar as letras desde sua juventude. Adquiriu o Evangelho e as Epístolas e as leu com muito interesse. Maravilhava-se com as mensagens profundas do Evangelho, porém não entendia muitas coisas. A Providência Divina fez com que Crisanto conhecesse um sacerdote que lhe explicou detalhadamente a fé cristã. Aprofundando-se nos estudos do Evangelho e se sentindo iluminado com as verdades cristãs, Crisanto deixou os equívocos pagãos de sua família e foi batizado. Desejando converter outros pagãos à fé cristã, começou destemidamente a pregar o Evangelho.
Quando seu pai, pagão, soube do batismo de seu filho, pretendendo afastá-lo do cristianismo, colocou-o num cárcere, deixando que passasse frio e fome. Ao contrário, estas provações fortaleceram ainda mais a sua fé. Então seu pai o libertou e casou-o com Daria, uma sacerdotisa da deusa Vesta, esperando que ela pudesse persuadi-lo a voltar ao paganismo. Mas, ao contrário, Crisanto foi quem a converteu à fé cristã, e ela também foi batizada. Quando faleceu o pai de Crisanto, a casa do jovem casal tornou-se um lugar de refúgio e abrigo aos cristãos. Mais tarde, Crisanto e Daria foram denunciados ao magistrado romano Claudio como seguidores do cristianismo. Testemunhando como suportavam os cruéis suplícios, e os milagres que operavam, Claudio também converteu-se ao cristianismo com sua esposa Hilária e seus filhos Jason e Mauro. Por ordem do imperador, Claudio foi afogado com uma pedra atada ao pescoço e os filhos foram decapitados. A mãe, Hilária, viu suas tumbas antes de ser martirizada. Crisanto e Daria, depois de sofrerem horríveis suplícios, foram enterrados vivos. Mais tarde os cristãos de Roma reuniram-se em uma caverna próxima ao lugar do martírio para homenageá-los; os pagãos, ao saberem disso, obstruíram a entrada da caverna e todos os que estavam lá dentro morreram de fome. Dentre os que morreram nomeiam-se o presbítero Deodoro e o diácono Mariano.
HORA SEXTA
Isaías 58:1-11
1 Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados. 2 Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos; como se fossem um povo que praticasse a justiça e não tivesse abandonado a ordenança do seu Deus, pedem-me juízos retos, têm prazer em se chegar a Deus!, 3 Por que temos nós jejuado, dizem eles, e tu não atentas para isso? por que temos afligido as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais, prosseguis nas vossas empresas, e exigis que se façam todos os vossos trabalhos. 4 Eis que para contendas e rixas jejuais, e para ferirdes com punho iníquo! Jejuando vós assim como hoje, a vossa voz não se fara ouvir no alto. 5 Seria esse o jejum que eu escolhi? o dia em que o homem aflija a sua alma? Consiste porventura, em inclinar o homem a cabeça como junco e em estender debaixo de si saco e cinza? chamarias tu a isso jejum e dia aceitável ao Senhor? 6 Acaso não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo? 7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? 8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. e a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda. 9 Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; 10 e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia. 11 O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham.
VÉSPERAS
Gênesis 43:26-31; 45:1-16
26 José entrou na casa e trouxeram-lhe os presentes que eles tinham em suas mãos, na casa, e fizeram-lhe reverência com o rosto para o chão.
27 Ele perguntou-lhes: "Como estais vós?" E ele também lhes disse: "E vosso pai, o ancião de quem me falastes, está bem? Será que ele ainda vive?"
28 E eles responderam: "Teu servo, nosso pai, está bem; ele ainda está vivo." E ele disse: "Bendito seja aquele homem por Deus;" e inclinaram-se, e fizeram-lhe reverência.
29 Então José levantou os olhos e viu seu irmão Benjamim, nascido da mesma mãe, e perguntou: "É este o vosso irmão mais novo, o qual vos comprometestes de trazer para mim?" E ele, então, disse: "Deus tenha misericórdia de ti, meu filho."
30 José perturbou-se, pois as suas entranhas se comoviam por seu irmão, e ele queria chorar; então entrou em seu quarto, e chorou ali.
31 Depois lavou o rosto e saiu, e se conteve, falando: "Ponde pão."
1 José não podia conter-se, enquanto todos permaneciam de pé ao lado dele, e disse a eles que se retirassem; e ninguém ficou próximo a José quando ele se deu a conhecer a seus irmãos.
2 Ele levantou a sua voz com choro, e todos os egípcios o escutaram; e isto foi relatado para a casa de Faraó.
3 Então, disse José a seus irmãos: "Eu sou José; ainda está vivo o meu pai?" E seus irmãos não lhe puderam responder, pois estavam atônitos.
4 E falou José a seus irmãos: "Chegai-vos a mim;" e se aproximaram. E ele disse: "Eu sou vosso irmão, José, a quem vendestes para o Egito.
5 Agora, então, não vos entristeçais e que não vos pareça muito duro o terdes me vendido para cá, pois que Deus me enviou antes de vós, para vida.
6 Pois neste segundo ano há fome sobre a terra, e há ainda cinco anos restantes no qual não haverá de existir nem semeadura nem colheita.
7 Porém Deus enviou-me diante de vós, para que de vós seja preservado um restante sobre a terra; até mesmo para nutrir um grande restante de vós.
8 Agora, então, não me mandastes para cá, senão que foi Deus quem me enviou; e Ele fez-me como um pai para Faraó e senhor de toda a sua casa, regente de toda a terra do Egito.
9 Apressai-vos, portanto, e ide até o meu pai e dizei-lhe: "Estas coisas diz o teu filho, José: "Deus me fez senhor de toda a terra do Egito; descei, então, para mim, e não tardeis.
10 Tu habitarás na terra de Gósem da Arábia, e irás ficar perto de mim; tu e teus filhos e os filhos de teus filhos; tuas ovelhas, as tuas coisas, teus bois, e tudo o que é teu.
11 Eu irei alimentar-te lá; porque a fome existirá ainda por cinco anos; para que não sejas consumido, e teus filhos, e todas as tuas posses.""
12 Eis que vossos olhos veem, e os olhos de meu irmão Benjamim, que é minha boca que vos fala.
13 Relatai, portanto, ao meu pai, toda a minha glória no Egito e todas as coisas que tendes visto; e apressai-vos a fazer descer meu pai para cá."
14 Então ele caiu no pescoço de seu irmão Benjamim, e chorou sobre ele; e Benjamim também chorou em seu pescoço.
15 E beijou todos os seus irmãos, e chorou sobre eles; e, depois destas coisas, seus irmãos falaram com ele.
16 Logo o relato foi feito na casa de Faraó, dizendo: "Os irmãos de José são vindos;" e Faraó ficou feliz, e os seus domésticos com ele.
Provérbios 21:23-22:4
23 O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. 24 Quanto ao soberbo e presumido, zombador é seu nome; ele procede com insolente orgulho. 25 O desejo do preguiçoso o mata; porque as suas mãos recusam-se a trabalhar. 26 Todo o dia o ímpio cobiça; mas o justo dá, e não retém. 27 O sacrifício dos ímpios é abominação; quanto mais oferecendo-o com intenção maligna! 28 A testemunha mentirosa perecerá; mas o homem que ouve falará sem ser contestado. 29 O homem ímpio endurece o seu rosto; mas o reto considera os seus caminhos. 30 Não há sabedoria, nem entendimento, nem conselho contra o Senhor. 31 O cavalo prepara-se para o dia da batalha; mas do Senhor vem a vitória. 1 Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e o favor é melhor do que a prata e o ouro. 2 O rico e o pobre se encontram; quem os faz a ambos é o Senhor. 3 O prudente vê o perigo e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena. 4 O galardão da humildade e do temor do Senhor é riquezas, e honra e vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário