segunda-feira, 8 de junho de 2015

2ª Segunda-feira Depois de Pentecoste

08 de Junho de 2015 (CC) / 26 de Maio (CE)
INÍCIO DO JEJUM DOS APÓSTOLOS
Jejum dos Apóstolos (peixe, azeite e vinho permitidos)
Ss. Carpo e Alfeu, Apóstolos dos 70
Modo 8



O Jejum dos Apóstolos  é um jejum observado desde os primeiros tempos da Igreja. Ele começa na primeira segunda-feira depois do domingo de Todos os Santos e vai até a Festa de São Pedro e São Paulo em 29 de junho. 
Cumprida a Promessa do Pai (a vinda do Espírito Santo em Pentecostes) os Apóstolos começaram a se prepararem para dar início à missão que lhes fora confiada de testemunhar o Evangelho até os confins da terra (Atos 1:8). Conforme a Sagrada Tradição, como parte de sua preparação, eles ofereceram um jejum e súplica a Deus para os fortalecer em suas jornadas. 
O Jejum dos Apóstolos não é tão severo como os da Grande Quaresma ou o Jejum da Dormição, mas implica numa abstinência de carne vermelha, aves, produtos da carne, ovos e produtos lácteos. Peixe, azeite e vinho são permitidos em todos os dias, exceto às quartas-feiras e sextas-feiras. As regras deste jejum são praticamente as mesmas que as observadas durante o Jejum da Natividade. 
Tal como acontece com os outros três Jejuns do ano, há sempre uma  Festa que cai durante o Jejum dos Apóstolos; neste caso, a Festa da Natividade de São João Batista (24 de junho). 
Em alguns lugares, os Ofícios nos dias de semana durante o Jejum dos Apóstolos são semelhantes aos Ofícios praticados durante a Grande Quaresma (com algumas variações). Muitas igrejas e mosteiros na tradição russa realizam os Ofícios Quaresmais, pelo menos, no primeiro dia do Jejum dos Apóstolos. 
A duração do jejum varia de acordo com a data da Páscoa. O domingo de Todos os Santos se dá oito semanas após a Páscoa. No dia seguinte, segunda-feira, o Jejum de Santos Apóstolos começa. O jejum dura até 29 de Junho, data da Festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo . Em outras palavras, dependendo da data da Páscoa, o jejum dos Apóstolos pode começar no dia18 de maio (neste caso ele irá persistir por 42 dias); ou pode também começar em 21 de junho,  sendo, assim, de curta duração, ou seja, por apenas 8 dias. 
O Jejum dos Apóstolos, infelizmente, não pode ser observado todos os anos pelas Igrejas Ortodoxas que aderiram ao novo calendário; mas é sempre e corretamente observado pelos Ortodoxos que preservam o Calendário Patrístico (Juliano). Os novos calendaristas não o podem praticar todos os anos, porque em suas adaptações do Calendário Antigo para o Novo, a fim de que as Festas com datas fixas correspondam às datas do Calendário Gregoriano, eles precisam amputar o Jejum dos Apóstolos. Um grave erro, e esta é uma das razões pelas quais se rejeita o Novo calendário. 

Comemoração dos Santos Apóstolos [dos 70] Carpo e Alfeu. 

Carpo viveu no tempo do Imperador Nero e é conhecido como um dos setenta discípulos do Senhor. Foi um dos colaboradores do Apóstolo São Paulo, conforme esta referência encontrada na sua Segunda Epístola a Timóteo 4:13, onde diz: “Quando vieres, traga a capa que deixei em Troas, na casa de Carpo;  traga também os livros, especialmente os pergaminhos “. Trabalhou exemplarmente na difusão do Evangelho em Troas e, logo foi nomeado bispo em Trácia, onde viveu uma vida de santidade e, iluminado pelo Espírito Santo, iluminou, com o divino ensinamento, seus diocesanos, convertendo-se num luminar espiritual para seus filhos. Sua dedicação e trabalho árduo atraiu sobre ele muitas perseguições, tentações e adversidades. O Santo, porém, enfrentou tudo com coragem, determinação, fidelidade aos seus valores e paciência, não medindo esforços nem consequências na propagação da Palavra de Deus. 
Alfeu era originário da cidade de Cafarnaum na Galileia, e era pai de dois apóstolos dentre os Doze: Tiago e Mateus, o Evangelista. Alfeu encerrou sua vida em paz. 





Tropárion
Tu desceste do alto dos Céus Ó Deus misericordioso,/ e aceitaste estar sepultado durante três dias,/ afim de nos libertares de nossas paixões.// Glória à Ti, Senhor, nossa vida e nossa Ressurreição!


Kondákion
Ressuscitando do túmulo, tu acordaste os mortos / e levantaste Adão, e Eva dançou de alegria na Tua Ressurreição,/ e os confins da terra mantiveram festas triunfais // na Tua Ressurreição dentre os mortos, ó Tu Que és misericordiosíssimo.

Romanos 2:28-3:18

28 Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. 29 Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. 1 Que vantagem, pois, tem o judeu? ou qual a utilidade da circuncisão? 2 Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos de Deus. 3 Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?  4 De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado. 5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) 6 De modo nenhum; do contrário, como julgará Deus o mundo? 7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para sua glória, por que sou eu ainda julgado como pecador? 8 E por que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem? - como alguns caluniosamente afirmam que dizemos; a condenação dos quais é justa. 9 Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; 10 como está escrito: Não há justo, nem sequer um. 11 Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. 12 Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; 14 a sua boca está cheia de maldição e amargura. 15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. 16 Nos seus caminhos há destruição e miséria; 17 e não conheceram o caminho da paz. 18 Não há temor de Deus diante dos seus olhos.   

Mateus 6:21-24; 7:9-11

21 Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; 23 se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas! 24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. 9 Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? 10 Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? 11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?   


COMENTÁRIO

Quantos senhores tu tens em tua vida? Se és cristão certamente responderás: somente um. Se queres ter certeza da verdade de tua resposta, então pergunta aos teus pensamentos e consultas os teus esforços na vida a quem eles servem e terás uma testemunha fiel que não permitirá que tuas fantasias ou narcisismo te enganem.

Se as respostas que destes forem diferente da resposta dos teus lábios, então apressa-te em pedir a Deus colírio para os teus olhos,para que possas enxergar e tenhas a Luz da vida, pois, o Pai, jamais negará bem algum aos que lhe pedem.

Não são estes bens as posses e os confortos terrenos, com os quais sonham a tua alma; estes muitas vezes não são bens, ao contrário, são laços que nos conduzem ao torpor, ao desespero e ao abismo.

Bens, para Deus, é tudo aquilo que ajuda a alma a ser semelhante a Ele, aquilo que torna o nosso coração puro e justo, aquilo que pacifica a nossa alma, aquilo que nos faz mais amorosos. Lembra-te, portanto, do ensino apostólico:  "Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus."

Nenhum comentário:

Postar um comentário