terça-feira, 9 de junho de 2015

2ª Terça-feira Depois de Pentecoste

09 de Junho de 2015 (CC) / 27 de Maio (CE)
S. Hieromátir Eládio; S. João Russo, o Novo Confesor; 
Ss. Mártires Teodora, a Virgem e Dídimus, o soldado.
Jejum dos Apóstolos (peixe e azeite permitidos)
Modo 8


São Eládio 
Sabe-se muito pouco a respeito deste santo. Alguns registros históricos nos dão conta de que era um bispo e de que teria se negado a prática da idolatria e, por isso, foi flagelado. No momento em que era martirizado Nosso Senhor Jesus Cristo lhe apareceu, curando seus ferimentos. Depois, foi jogado na fogueira sendo preservado ileso. Teria padecido ainda outros tormentos e, finalmente, foi  esbofeteado até a morte. 
Os Santos Mártires Teodora e Dídimus 
Durante o reinado do Imperador Maximiliano viveu em Alexandria uma virgem chamada Teodora, de nobre ascendência e educação. Por ser cristã, Teodora foi levada para julgamento perante os pagãos. Depois de um prolongado período de tortura, o príncipe torturador ordenou que Teodora fosse levada para o meretrício, a fim de ser estuprada pelos soldados. No entanto, Santa Teodora orou ferventemente a Deus para que a livra-se deste vexame e corrupção.

Enquanto ela estava rezando, um soldado, de nome Dídimus, veio ao seu encontro dizendo-lhe que ele também era um soldado de Cristo. Dídimus tirou os seu traje militar e o vestiu em Teodora, e depois se vestiu com as roupas da santa, permitindo, assim, que Teodora saísse da casa de prostituição sem ser notada. Dídimus foi preso e levado a julgamento, confessando que era um cristão e que salvara Teodora, estando ele mesmo pronto para morrer por Cristo. O santo foi sentenciado a morte e levado ao andaime. Então, Teodora, correndo, fora ao seu encontro, exclamando-lhe: 

"Apesar de você ter salvo minha honra, eu não pedi para que me salvasse da morte. Conceda-me, a morte de mártir!"

São Didimus dissera-lhe: "Minha querida irmã, não me previna de morrer por Cristo e, pelo meu sangue, lavar todos os meus pecados!" 

Ouvindo esta discussão, os pagãos sentenciaram ambos a morte por decapitação, e depois de os decapitarem,  incineraram os seus corpos. Teodora e Dídimus padeceram honrosamente por Cristo, alcançando a grinalda da eterna glória no ano 304, em Alexandria. 




Tropárion
Tu desceste do alto dos Céus Ó Deus misericordioso,/ e aceitaste estar sepultado durante três dias,/ afim de nos libertares de nossas paixões.// Glória à Ti, Senhor, nossa vida e nossa Ressurreição!


Kondákion
Ressuscitando do túmulo, tu acordaste os mortos / e levantaste Adão, e Eva dançou de alegria na Tua Ressurreição,/ e os confins da terra mantiveram festas triunfais // na Tua Ressurreição dentre os mortos, ó Tu Que és misericordiosíssimo.

Romanos 4:4-12

4 Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida; 5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça; 6 assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo: 7 Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. 8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado. 9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi imputada a fé como justiça. 10 Como, pois, lhe foi imputada? Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas sim na incircuncisão. 11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles na incircuncisão, a fim de que a justiça lhes seja imputada, 12 bem como fosse pai dos circuncisos, dos que não somente são da circuncisão, mas também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, antes de ser circuncidado. 

Mateus 7:15-21

15 Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. 16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. 18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. 19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.



COMENTÁRIO


Nenhum comentário:

Postar um comentário