quarta-feira, 17 de junho de 2015

3ª Quarta-feira Depois de Pentecoste

17 de Junho de 2015 (CC) / 04 de Junho (CE)
São Metrófanes, 1º Patriarca de Constantinopla
Jejum dos Apóstolos (estrito)
Modo 1






São Metrófanes foi bispo de Bizâncio nos tempos do Imperador Constantino. É provável que tenha sido o primeiro bispo naquela cidade que, antes, estava compreendida na jurisdição na diocese de Heraclea. Desfrutava, por sua santidade, de grande reputação entre os cristãos do Oriente que, logo após a morte de Constantino, construíram uma igreja em sua homenagem. Esta igreja, quando já se encontrava em ruínas, no século VI, foi reconstruída por Justiniano. 
Metrófanes era filho de Domicio, irmão do Imperador Probus. Este, após sua conversão ao cristianismo, mudou-se para Bizâncio, onde cultivou uma profunda amizade pelo Bispo Tito que lhe conferiu as ordens eclesiásticas. Este, já próximo da morte, elevou Domício à dignidade episcopal. Os dois filhos de Domício lhe sucederam no episcopado: Probus, que ocupous a sede por um período de quinze anos e, depois, Metrófanes. A vida de santidade do bispo foi, ao que parece, um dos fatores que levou Constantino a escolher a cidade de Bizâncio como sua capital;, além da localização privilegiada da cidade. 
A avançada idade de Metrófanes o impediu de assistir ao Concílio Ecumênico de Nicéia. E para representá-lo, eviou Alexandre, um de seus presbíteros, No retorno do Imperador e dos clérigos que haviam participado do Concílio, o Bispo Metrófanes anunciou profeticamente a todos que o Padre Alexandre seria o seu sucessor, e que era de sua vontade que Paulo, um jovenzinho leitor do Bispo, sucedesse Alexandre em suas funções. Morreu poucos dias depois.



Tropárion da Ressurreição
Apesar da pedra do túmulo ter sido selada pelos judeus,/ e o Teu puríssimo Corpo guardado pelos soldados,/ Tu ressuscitaste ao terceiro dia, ó Salvador nosso,/ dando a vida ao mundo./ Por isso, ó Autor da Vida,/ os Poderes Celestes Te aclamaram, dizendo:/ “Glória à Tua Ressurreição, ó Cristo!/ Glória à Tua Realeza!// Glória à Tua Providência, ó Amigo do homem.

Kondákion da Ressurreição
Como Deus, Tu ressuscitaste gloriosamente do túmulo,/ ressuscitando o mundo Contigo;/ a natureza humana Te canta como Deus,/ pois a morte foi dissipada./ Adão rejubila, Mestre;/ e Eva, doravante liberta das suas cadeias, proclama na alegria:// Ó Cristo, Tu És Aquele que concede a todos os homens a ressurreição!

Prokímenon

Seja a tua misericórdia, Senhor, sobre nós,
como em ti esperamos. (Sl.33,22)

Regozijai-vos no Senhor, vós, justos, 
pois aos retos convém o louvor.

Romanos 8:2-13

2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. 4 para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5 Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. 6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; 8 e os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. 11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. 12 Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; 13 porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.  

ALELUIA

Aleluia, aleluia, aleluia!

É Deus Quem me reveste de fortaleza,
E Quem atrai os povos para Mim.
Aleluia, aleluia, aleluia!

Ele fortalece a Davi, Seu ungido,
E à sua descendência para sempre.
Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 10:16-22

16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17 Acautelai-vos dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; 18 e por minha causa sereis levados à presença dos governadores e dos reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. 19 Mas, quando vos entregarem, não cuideis de como, ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de dizer. 20 Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. 21 Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão. 22 E sereis odiados de todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário