sexta-feira, 6 de novembro de 2015

23ª Sexta-feira Depois de Pentecostes


06 de Novembro de 2015 (CC) / 24 de Outubro (CE)
S. Megalomártir Aretas e seus 4299 companheiros de martírio († Séc. VI); 
S. Sebastiana; S. Mártir Sinclética e suas 2 Filhas. 
Santo Ícone da Mãe de Deus Alegria de todos os Afligidos.





O milagroso Ícone da Mãe de Deus "Alegria de Todos que Sofrem" Ícone da Mãe de Deus foi glorificado no ano 1688. Euphymia, irmã do Patriarca Joaquim (1674-1690), viveu em Moscou e sofria de uma doença incurável por um longo tempo. Certa manhã, durante um tempo de oração, ouviu uma voz dizer: 

"Euphymia! Vá para o templo da Transfiguração de Meu Filho; lá você vai encontrar um ícone chamado 'Alegria de tudo que Sorrow'. Peça ao padre para celebrar uma Molieben* com a bênção da água, e você vai receber a cura da doença".  

Euphymia fez o que lhe foi dirigido pela Santíssima Mãe de Deus, e ficou curada. Isso ocorreu em 24 de outubro de 1688.  

Outro milagre ocorreu na aldeia de Klochka perto de São Petersburgo, não muito longe de uma fábrica de vidro, em 1888. Uma imagem da "Alegria de Todos os Aflitos" estava pendurada na capela da aldeia. O edifício foi atingido por um raio, quebrando a caixa de ofertas e carbonizando as paredes da capela. O ícone "Alegria de Todos os Aflitos" foi encontrado deitado de bruços no chão. Quando foi achada, a imagem estava fresca e clara, e as moedas da caixa de ofertas foram aderindo à sua superfície (veja este ícone com as moedas). Anteriormente, o ícone, que inicialmente tinha sido encontrado lavado em terra no rio Neva, estava escuro e obscuro. Sua "Renovação" foi visto como um sinal do céu, e sua fama se espalhou. Este ícone é comemorado em 23 de julho. 

* Molieben (também chamado de Moleben), é um serviço de intercessão ou de súplica, realizado em honra ao nosso Senhor ou Jesus Cristo, a Mãe de Deus, ou a um determinado santo ou mártir.

Comemoração do Ícone "Mãe de Deus Alegria dos Sofredores  

Troparion do Ícone Modo 4
Apressemo-nos, ó pecadores indignos,
E corramos para suplicar fervorosamente à Mãe de Deus
Prostemo-nos clamando com arrependimento das profundezas de nossas almas:
Ajude-nos, ó Senhora que tens tido piedade de nós.
Apressa-te, pois estamos perecendo a partir de uma multidão de pecados.
Não despeça os teus servos com mãos vazias, 
pois temos em ti a nossa única esperança.  

Kontakion do Ícone Modo 6
Nós não temos nenhum outro tipo de ajuda, não temos outra esperança,
Além de ti, ó senhora soberana.
Venha para a nossa ajuda. Esperamos em ti
E em ti nos gloriamos.
Não vamos ser confundida,
Porque nós somos teus servos. 

Leitura do Ícone  

O projeto deste ícone retrata os Theotokos , a mais bela flor do céu, em pé entre as flores do paraíso. Seu Filho é visível acima dela nas nuvens, o Rei do céu e da terra. Ao longo de ambos os lados do ícone, emoldurando a Mãe de Deus, estão os suplicantes, pedindo sua intercessão . Ela está com os braços abertos e com a cabeça inclinada como se estivesse ouvindo. A ternura e a bondade de uma mãe amorosa são evidentes em seu rosto. Ela está no paraíso e ainda entre nós. 

A teologia neste ícone retrata a Theotokos como sendo também a nossa mãe, que sente a nossa dor. É crença de todos os cristãos ortodoxos, que ela intercede por nós, trazendo a nossa dor em presença do seu Filho. Ela está orando nossas orações com amor, trazendo nossas necessidades em relação única que parte de um mãe com seus filhos. 

Ela é a nossa alegria, porque nos ouve com amor. Sua intercessão incessante e seu amor ilimitado ajudam a curar nossas dores. 

O Megalomártir Aretas 

Aretas nasceu no sexto século VI, de família nobre, em Etiópia. Quando se converteu ao cristianismo, foi distinguido por sua dedicação e seus trabalho em favor dos pobres. A ele juntaram-se homens e mulheres, formando um grupo que ensinava a Palavra de Deus. Este grande trabalho que realizavam na Igreja de Etiópia incomodou os fanáticos e idólatras que logo reagiram prendendo Aretas e seus colaboradores. Aretas, com idade já avançada, foi pressionado de todas as formas para que abjurasse sua fé em Cristo, e o santo contestou, dizendo:Ao longo de toda a minha vida eu cometi muitos pecados». E prosseguiu: «Jesus Cristo, porém, com o seu sacrifício , me purificou e me libertou de todos ele, transformando-me, de homem perdido, num herdeiro da luz e da vida eterna. Agora, mesmo eu já estando velho, ele oferece-me ainda outra oportunidade: a de provar a minha fé, a força e o poder do Espírito Santo». Esta resposta enfureceu ainda mais seus acusadores que, então, executaram Aretas e seus companheiros por decapitação.


1 Tessalonicenses 2:14-19

Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles, os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, e nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim. Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por um momento de tempo, de vista, mas não do coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto; por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu. Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?

Lucas 10:1-15

E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara. Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.
Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho. E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós. E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa. E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido. E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus. Mas em qualquer cidade, em que entrardes e vos não receberem, saindo por suas ruas, dizei: Até o pó, que da vossa cidade se nos pegou, sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, isto, que já o reino de Deus é chegado a vós. E digo-vos que mais tolerância haverá naquele dia para Sodoma do que para aquela cidade. Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido.
Portanto, para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário