domingo, 11 de fevereiro de 2018

Domingo do Juízo Final

11 de Fevereiro de 2018 (CC) - 29 de Janeiro (CE)
SEMANA DA ABSTINÊNCIA DA CARNE
S. Inácio de Antioquia – trasladação das relíquias (c.440)
Modo 3



No dia 20 de dezembro, comemora-se a memória de Santo Inácio de Antioquia, porém, no dia de hoje, lembramos a trasladação de suas relíquias, de Roma para Antioquia. São João Crisóstomo, referindo-se ao traslado, escreveu  que, se em Roma Santo Inácio derramou seu sangue pelo martírio, a cidade de Antioquia guarda as suas relíquias: 
«Vós o guardastes por um tempo; o recebestes como Bispo e devolveis como mártir. Dele vos despedistes com orações, e o trouxestes de volta para a sua terra com a coroa da vitória».
Santo Inácio de Antioquia, conforme historiadores, viveu por volta do segundo século. Coração ardente (o nome Inácio deriva de ignis = fogo), ele é lembrado sobretudo pelas expressões de intenso amor a Cristo. A cidade da Síria, Antioquia, terceira em ordem de grandeza do vasto império romano, teve como primeiro bispo o apóstolo Pedro, ao qual sucederam Evódio e em seguida Inácio, o Teófolo, o que traz Deus, como ele mesmo gostava de ser chamado. Pesquisadores indicam que Inácio de Antioquia conheceu pessoalmente os apóstolos Pedro e Paulo. 
Por volta do ano 110, foi preso vítima da perseguição de Trajano. Nessa viagem de Antioquia a Roma para onde ia como prisioneiro, o santo bispo escreveu sete cartas, dirigidas a várias Igrejas e a São Policarpo. Tais cartas constituem preciosos documentos sobre a Igreja primitiva, seus fundamentos teológicos, sua constituição hierárquica… Trazido acorrentado para Roma, onde terminou os seus dias na arena, devorado pelas feras selvagens, tornou-se objeto de afetuosas atenções da parte das várias comunidades cristãs nas cidades por onde passou. A ânsia de alcançar Deus, de encontrar Cristo, expressa com intensidade que faz lembrar São Paulo. 
As suas palavras inflamadas de amor a Cristo e à Igreja ficaram na lembrança de todas as gerações futuras. 
«Deixem-me ser a comida das feras, pelas quais me será dado saborear Deus. Eu sou o trigo de Deus. Tenho de ser triturado pelos dentes das feras, para tornar-me pão puro de Cristo».  
«Onde está o Bispo, aí está a comunidade, assim como onde está Cristo Jesus aí está a Igreja», foi escrito na carta endereçada ao então jovem bispo de Esmirna, São Policarpo. Os cristãos de Antioquia veneravam, desde a antiguidade, o seu sepulcro nas portas da cidade.  


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


MATINAS (III)


Marcos 16:9-20

E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando. E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram. E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo. E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram. Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

LITURGIA

Tropárion
Rejubilem-se os céus e alegre-se a terra, / pois o Senhor manifestou a força de Seu braço; / com Sua morte venceu a morte, / tornou-Se o Primogênito dos mortos; / libertou-nos das entranhas dos infernos // revelando ao mundo a grande misericórdia! 

Kondákion
Hoje Te levantaste da tumba, ó Compassivo, / e nos conduziste para fora das portas da morte, / Hoje Adão dança e Eva se regozija e com eles os Profetas / e os Patriarcas louvam sem cessar // o divino poder de Tua autoridade. 

Theotókion
Tu, que te preocupavas com a salvação do gênero humano / a ti cantamos, Virgem Mãe de Deus! / Teu Filho e nosso Deus, com o puríssimo corpo recebido de ti, / padecendo os sofrimentos da cruz / livrou-nos da iniquidade, // Ele, o Amigo dos seres humanos.


Tropárion da Trasladação das Relíquias de Santo Inácio Modo 4
Imitador dos Apóstolos na sua vida, 
Deles sucessor nos seus tronos,
Encontraste na prática das virtudes, ó inspirado de Deus, 
O caminho que conduz à contemplação.
E pregando fielmente a Palavra da Verdade,
Lutaste pela fé até ao martírio, ó pontífice e mártir Inácio. 
Roga, pois, a Cristo nosso Deus,
Pela salvação de nossas almas.

Kondákion Modo 4
Do Oriente vem hoje o teu resplendor, 
iluminando toda a criação com as tuas doutrinas,
Adornadas com o teu martírio.  
Ó Teóforo Inácio!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Kondákion do Domingo do Juízo Final Modo I
Quando Tu vieres à terra com glória, ó Deus, / e todas as coisas tremerem, / então um rio de fogo fluirá diante do Teu Juizado, / e os livros serão abertos, e as coisas ocultas tornadas públicas. / Livra-me do fogo inextinguível / e concede-me que fique à tua mão direita, // ó justo juiz.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Prokímenon

Cantai salmos ao nosso Deus, cantai!
Cantai salmos ao nosso Rei, cantai! 

Nações, aplaudi todas com as mãos,
aclamai a Deus com vozes alegres! 

1 Coríntios 8:8-9:2

8 Não é, porém, a comida que nos há de recomendar a Deus; pois não somos piores se não comermos, nem melhores se comermos. 9 Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos. 10 Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, reclinado à mesa em templo de ídolos, não será induzido, sendo a sua consciência fraca, a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? 11 Pela tua ciência, pois, perece aquele que é fraco, o teu irmão por quem Cristo morreu. 12 Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo-lhes a consciência quando fraca, pecais contra Cristo. 13 Pelo que, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão. 1 Não sou eu livre? Não sou apóstolo? Não vi eu a Jesus nosso Senhor? Não sois vós obra minha no Senhor? 2 Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos para vós o sou; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor. 

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Junto de Ti, Senhor, me refugiei; 
Não seja eu confundido para sempre,
Por Tua justiça, livra-me!

Aleluia, aleluia, aleluia!
Sê para mim um Deus protetor 
E uma casa de refúgio que me abrigue. 

Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 25:31-46

31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; 36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?  39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? 40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; 42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. 44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. 46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.

† † †

COMENTÁRIO

A leitura do Evangelho designado para o Domingo da Abstinência de Carne vem do Evangelho de São Mateus e diz respeito ao Juízo Final. Cristo nos fala a respeito de como será o julgamento quando Ele voltar. Em vez de destacar que a assembleia dos justos será composta por aqueles que simplesmente "creram" em Deus e levaram uma vida confortável, ou mesmo aqueles que vão à igreja todos os domingos, Cristo nos diz que não é apenas a nossa fé, mas também as nossas ações que irá determinar o nosso destino final. Jesus está mais preocupado com a forma como agimos para com aqueles ao nosso redor, e em particular, para com os menos afortunados.

Uma das coisas importantes que Cristo nos ensina através da Sua mensagem é que tudo o que fazemos para o próximo, fazemos o mesmo a Cristo também. E isso traz à tona o fato importante de que o verdadeiro cristão é aquele que vê Cristo em todos. Todos são criados à imagem e semelhança de Deus; somos todos (ou pelo menos nos esforçamos para ser) ícones vivos de Cristo. E é quando reconhecemos que a imagem de Cristo está em todos (incluindo os nossos 'inimigos') que damos mais um passo rumo às mansões do Pai que foram preparadas para nós.

A próxima vez que você se propuser a destruir a reputação de alguém, quebrar o coração de alguém, mostrar indiferença e até a ignorância em relação a uma pessoa, ou maliciosamente fofocar sobre alguém, lembre-se que Cristo diz que você está fazendo isto com Ele também. E o que você faz de errado para com o próximo vai contar contra você quando o Justo Juiz retornar. Nós, cristãos, às vezes somos críticos para com os outros (tanto dentro como fora da Igreja), e ainda não paramos para pensar que isso vai refletir sobre o próprio Cristo. Usurpamos o lugar do Juiz e com isto julgamos o Salvador. Nós realmente precisamos ver esse ícone de Cristo em todos, não importa quem sejam eles.

Precisamos agir como cristãos, o que implica em derramar o coração e os recursos para os menos afortunados em torno de nós. A Grande e Santa Quaresma é um tempo para o arrependimento, mudança e renovação em nossas vidas. É também um tempo para avaliar o que temos feito em termos de cuidar de nosso vizinho. Use esse tempo que leva até a Santa Páscoa para fazer algo sobre o agir como um Cristão Ortodoxo, ao invés de meramente pensar como um.

Santo Mosteiro Axion

 † † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário