21 de Fevereiro de 2018 (CC) - 08 de Fevereiro (CE)
São Teodoro, General dos Exércitos, megalomártir (†319)
Santo Profeta Zacarias (Antigo Testamento); Onco, o Poeta; Nicéforo e Estêvão, Mártires; Cuthman de Steyning.
Santo Profeta Zacarias (Antigo Testamento); Onco, o Poeta; Nicéforo e Estêvão, Mártires; Cuthman de Steyning.
Modo 4
São Teodoro era natural da cidade de Evjait (na Ásia Menor, atualmente Turquia) e governava a cidade de Heracleia, próximo ao Mar Negro. Com uma vida piedosa e uma administração pública pautada pela bondade, conquistou os cidadãos e, vendo sua vida exemplar, muitos pagãos se convertiam à fé cristã. Quando rumores sobre sua vida chegaram ao imperador Licínio (208-323), que era co-regente de Constantino, este veio a Heracléia. Tratou logo de persuadir Teodoro a inclinar-se ante os ídolos, mas percebendo a firmeza de suas convicções, indignado ordenou que Teodoro fosse submetido a cruéis martírios. Primeiro, seu corpo foi estendido no chão e golpeado com barras de ferro; depois, riscaram seu corpo com ferro pontiagudo; queimavam-no com fogo e, finalmente, o crucificaram, arrancando fora seus olhos. Durante a noite apareceu-lhe um anjo que o retirou da cruz e lhe sarou todas as suas feridas. Quando, pela manhã, os servos de Licínio que tinham sido enviados para retirar seu corpo da cruz e jogá-lo ao mar, viram Teodoro completamente curado, creram em Cristo e, muitos outros pagão, presenciando este maravilhoso milagre, tornaram-se também cristãos. Ao tomar conhecimento do fato, Licínio ordenou que São Teodoro fosse decapitado, o que aconteceu no ano 319. Seus martírios foram registrados por seu servo e escrivã Uar, que foi testemunha ocular de todos estes acontecimentos.
Comemoração de São Zacarias
O Profeta Zacarias foi contemporâneo de Ageu (Esdras 5:1), Com Ageu, ele foi chamado para despertar os judeus que retornaram, para completar a tarefa de reconstruir o templo (Esdras 6:14), Como filho de Baraquias, filhos de Ido, ele era de umas das famílias sacerdotais da tribo de Levi, Ele é um dos mais messiânicos de todos os profetas do Antigo Testamento, dado referências distintas e comprovadas sobre a vinda do Cristo, Ele foi um profeta duas tribos Reino de Judá, e foi o décimo primeiro profeta dos doze profetas menores, Conforme Ezequiel, ele foi um profeta do exílio, Ele descreveu a si mesmo (Zacarias 1:1) como "o Filho de Baraquias," Em Esdras, foi chamado "o filho de Ido," que foi na realidade seu avô, Sua carreira profética iniciou-se no segundo ano de Dario I, Rei do Império Aquemênida (520 a.C.), cerca de seis anos antes do primeiro grupo que retornou do exílio babilônico, Há indícios no Targum das Lamentações de que "Zacarias, filho de Ido" teria sido morto no Templo , Em Mateus 23:35, Jesus informa que Zacarias, filho de Baraquias, foi morto entre o santuário e o altar.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
HORA SEXTA
(Meio-dia 12h)
Kondákion da Primeira Semana da Grande Quaresma Modo 6Desperta-te, por que dormes, ó minha alma, / por que dormes assim? / Pois eis que o fim se aproxima e tu serás envergonhada. / Vigia então, ó minha alma, para que Cristo nosso Deus te poupe, / Ele que está em toda parte, // e a tudo plenifica.
Isaías 2:3-11
†2:3 O "Monte do Senhor" é um símbolo da Igreja, a qual proclamará os caminhos do Senhor entre todas as nações. (Ver Miqueias 4:1–4).
VÉSPERAS
(18h)
Gênesis 1:24-2:3
24 Disse Deus: "Produza a terra seres viventes segundo a sua espécie: quadrúpedes e répteis e animais selvagens da terra conforme a sua espécie". E assim foi. 25 Deus fez os animais selvagens da terra conforme a sua espécie, e os animais domésticos conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra conforme a sua espécie; e Deus viu que eles eram bons. 26 Disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança, e que ele domine sobre os peixes do mar, sobre as criaturas voadoras dos céus, sobre os animais domésticos e toda a terra; e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra". 27 E Deus fez o homem; segundo a imagem de Deus o criou. Homem e mulher os criou. 28 Deus os abençoou, dizendo "Crescei e multiplicai-vos, e enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar e criaturas voadoras dos céus, sobre todo o animal doméstico e toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra". 29 E disse Deus: "Eis que vos dei cada erva plantada e que semeia a sua semente, a qual está sobre a terra, e toda árvore que tem em si o fruto de semente que é semeada. Ser-vos-ão para mantimento". 30 E a todas as feras da terra, e a todas as criaturas voadoras dos céus, e a todo réptil que rasteja sobre a terra, o qual tem em si o sopro da vida, deu todas as plantas verdes para serem o seu alimento. E assim foi. 31 Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que tudo era muito bom. Houve tarde e houve manhã. O sexto dia. 1 Os céus e a terra foram terminados, e todo o seu mundo. 2 Completou Deus, no sexto dia, as obras que Ele fez; e cessou, no sétimo dia, de todas as Suas obras, as quais fizera. 3 Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele cessou de toda a Sua obra que Ele, Deus, começara a fazer.
Provérbios 2:1-22
A Sabedoria da Obediência. Filho meu, se acolheres as palavras do meu mandamento, e as esconderes dentro de ti mesmo; 2 o teu ouvido obedecerá à sabedoria, e inclinarás o teu coração ao entendimento; e as aplicarás para a instrução de teu filho. 3 Porque, se invocares a sabedoria, e a tua voz para falar o entendimento; se aos gritos buscares a percepção,† 4 Se tu a procurares como prata, como quem procura um tesouro, 5 Então irás entender o temor do Senhor, e encontrarás o conhecimento de Deus. 6 Porque o Senhor dá sabedoria, e do seu rosto vem conhecimento e o entendimento; 7 e guarda a salvação para os retos. Ele protegerá a tua jornada,† 8 para preservar os caminhos de Seus decretos; e Ele guardará cuidadosamente o caminho daqueles que O reverenciam. 9 Então compreenderás a justiça e o juízo, e terás êxito em todos os teus bons caminhos. Santos Ensinamentos. 10 Porque, se a sabedoria entrar em tua mente, e o discernimento for agradável à tua alma, 11 o bom conselho te guardará, e o santo pensamento te preservará; 12 para te livrar do mau caminho, e do homem enganador. 13 Ai daqueles que abandonam os caminhos da retidão, para andarem em caminhos de trevas, 14 dos que se deliciam com os males e se regozijam na perversidade do mau, 15 cujos caminhos são tortuosos e ímpias as suas veredas, 16 para te afastar do caminho reto, e fazer-te estranho ao justo juízo. 17 Filho meu, não atente para os maus conselhos, e nem abandones o ensino da tua juventude, esquecendo a aliança Divina; 18 pois, isto fará com que fixes a tua morada com a morte, e os teus caminhos serão juntos ao Hades com os seus mortos; 19 Todos os que neles transitam estão num caminho sem volta, não podem retornar aos caminhos retos; pois nada aprenderam em seus anos de vida, 20 porque, se tivessem trilhado os bons caminhos, encontrariam os patamares da justiça. 21 Os mansos herdarão a terra, e os simples nela permanecerão; 22 Porque os justos habitarão na terra, e nela o santo se firmará.
† 2:3-6 Cristo, a Sabedoria do Pai, põe a coroa das virtudes (o entendimento e a percepção) sobre um filho que O procura tão intensamente quanto as pessoas buscam ganhos monetários (prata e tesouro). Esse filho compreenderá o temor Divino e conhecerá a Deus (Santíssima Trindade).
†2:7-22 Existem duas vias pelas quais a humanidade transita: A do mau caminho dos vícios, e a do bom caminho das virtudes. Cada uma destas duas é abordada muitas vezes nesta passagem (Vv.7-17). O caminho maléfico leva à morte e ao Hades, do qual não há retorno (vv.18,19). O bom caminho leva ao mundo vindouro (a terra, vv. 21-22).
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário