segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

2ª Segunda-Feira da Grande Quaresma

26 de Fevereiro de 2018 (CC) - 13 de Fevereiro (CE)
São Martiniano de Cesaréia, monge; Santas Zoê e Fotini († fim do séc. IV)
Modo 5


Ainda muito jovem, São Martiniano estabeleceu-se no deserto, próximo a Cesaréia, na Palestina. Seu jovem corpo era atormentado pelas paixões carnais e sua alma turbava-se ante as tentações diabólicas que eram vencidas através dos freqüentes jejuns, orações e trabalhos. Assim viveu durante 25 anos. Graças a sua continência, uma prostituta chamada Zoê, que veio especialmente para tentá-lo, se converteu à santidade.  
Certa vez ele pisou com os pés descalços sobre brasas ardentes e, com muito esforço e suportando a dor, gritou: «e como será então o fogo do inferno?» Surpreendida pela força espiritual e pelos sofrimentos do eremita, Zoê se arrependeu e pediu que orasse por ela. Martiniano orientou então que ela fosse ao Monastério de Santa Paula, em Belém. Lá, Zoê viveu durante 12 anos até seu falecimento, esforçando-se espiritualmente para expiar seus pecados. Até o último dia de sua vida, Zoê não bebia vinho e se alimentava de pão e água, dormindo no chão.  
São Martiniano passou durante muitos anos em uma ilha desabitada; não tinha sequer um teto. Recebia alimentação do dono de um barco para o qual confeccionava cestos. Nesta mesma ilha onde São Martiniano vivia, uma jovem, de nome Fotini, havia se refugiado após o naufrágio de seu barco, levada pelas ondas. Após recebê-la na ilha e evitar as tentações, São Martiniano foi para o mar e, por graça de Deus, alcançou o Sul da Grécia por onde peregrinou durante dois meses até chegar a Atenas onde faleceu em paz no ano 122. Santa Fotini ficou na ilha onde viveu durante mais seis anos até seu falecimento. 
Fonte: Ecclesia

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
HORA SEXTA
(Meio-dia 12h)

Isaías 4:2-6; 5:1-7

2 Naquele dia, o Senhor brilhará em conselho e glória na terra, para exaltar e glorificar os remanescentes de Israel. 3 E acontecerá que os remanescentes em Sião e em Jerusalém serão chamados santos - todos os que estão registrados entre os vivos em Jerusalém; 4 porque o Senhor lavará a imundície dos filhos e das filhas de Sião, e purificará o sangue de Jerusalém de entre eles, pelo Espírito de Juízo e pelo Espírito Consumidor. 5 Ele virá e haverá reverência ao monte Sião, e à toda região ao redor, e haverá uma nuvem que cobrirá de dia, e uma fumaça e luz de fogo que arderá à noite, e será repleta de glória. 6 Será sombra para o calor, um lugar de abrigo, e esconderijo do mau tempo e da chuva. 1 "Agora cantarei ao Meu Amado uma canção do Meu Amado em relação à Minha vinha: Havia uma vinha para o Meu Amado, um lugar de poder e riqueza. 2 Ele colocou um muro ao redor e a fortificou. Ele a plantou com a melhor videira. Ele construiu uma torre em seu meio e também fez um lagar nela. Então Eu esperei que ela produzisse uvas, mas produziu espinhos. 3 E agora, homem de Judá e moradores de Jerusalém, julgai entre mim e a minha vinha. 4 Que poderei fazer ainda da minha vinha, que eu já não tenha feito? Eis eu esperei que ela produzisse uvas, mas produzia espinhos. 5 Mas, agora vou lhe dizer o que farei à minha vinha: Vou remover o seu muro para que seja saqueada. Derrubarei sua torre e a esmagarei abaixo dos Meus pés. 6 Abandonarei a Minha vinha. Não será podada e nem cultivada, mas, brotarão espinhos como em terra estéril. 7. A vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, e o homem de Judá é a sua planta amada. Eu esperei para que ela trouxesse o julgamento, mas, trouxe a iniquidade, e não a justiça, porém, pranto.
† O Espírito de Juízo e o Espírito Consumidor: Deus enviará um dilúvio de aflição ao povo para o lavar; e o Espírito Consumidor, será como um fogo purificador para os purificar de sua culpa. Estas duas imagens de água e fogo também prefiguram a lavagem da regeneração no batismo (Mateus 3:11).
VÉSPERAS

Gênesis 3:21-4:7

21 O Senhor Deus fez para Adão e para sua mulher túnicas de pele, e os vestiu. 22 E disse Deus: "Eis que Adão se tornou como um de nós para conhecer o bem e o mal; e agora, que ele não estenda a sua mão e tome também da árvore da vida e coma, e, assim, viva para sempre." 23 Então o Senhor Deus o enviou para fora do paraíso das delícias, para cultivar o solo do qual fora tirado. 24 Expulsou Adão e levou-o a morar defronte ao paraíso das delícias, postando ali os querubins e a espada flamejante que se revolve, para guardar o caminho da Árvore da Vida. 1 Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu dando à luz Caim, e disse: "Ganhei um homem, através de Deus." 2 E ela teve também o seu irmão, Abel. Abel tornou-se pastor de ovelhas, mas Caim estava lavrando a terra. 3 E aconteceu, após algum tempo, que Caim trouxe do fruto da terra um sacrifício ao Senhor. 4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura. E Deus olhou para Abel e seus presentes, 5 mas a Caim e seus sacrifícios não considerou. Caim ficou muito triste e seu semblante descaiu. 6 Então, o Senhor Deus disse a Caim: "Por que ficaste extremamente triste, e por que descaiu o teu semblante? 7 Porventura não pecaste, se o trazes de forma justa, porém não o divides justamente? Aquieta-te; para ti será a sua submissão, e tu o governarás."

Provérbios 3:34-4:22

34 Não te sujeites ao opróbrio dos homens maus, nem busques os seus caminhos; 35 porque todo o que pratica a iniquidade é imundo perante o Senhor, e não se assentará com os justos. 36 A maldição de Deus está nas casas dos ímpios, mas, Ele abençoa as moradas dos justos. 37 O Senhor se opõe ao arrogante, mas dá graça aos humildes. 38 Os sábios herdarão a glória, mas os ímpios exaltarão a desonra. Escutai, meus filhinhos, a instrução do vosso pai e atentai para o conhecimento; 2 Porque eu vos ofereço um bom presente; não abandoneis a minha Lei. 3 Pois eu fui filho obediente ao meu pai, e amado pela minha mãe, 4 que me ensinou, dizendo: "A nossa palavra mantenha arraigada no teu coração; guarde os nossos mandamentos; não os esqueça; nem desconsidere a palavra da minha boca, 6 não a abandone, e ela se unirá a ti; ame-a, e ela te sustentará. 7 Retenha-a, e ela te exaltará; honre-a, para que ela te abrace, 8 e ponha em tua cabeça uma coroa de graças, e te cobra com uma coroa de prazer.9 Ouve-me, filho meu, e recebe as minhas palavras, e os anos da tua vida serão aumentados, para que todos os caminhos da vida sejam teus; 10 pois, eu te ensino os caminhos da sabedoria, e te ponho em caminhos retos. 11 Porque, se andardes, os teus passos não terão limites; e se correres, tu não te cansarás. 12 Segura a minha instrução; não a deixe escapar, antes a guarde para ti mesmo, como à tua vida. 13 Não ande nos caminhos dos ímpios, nem se entusiasme com os caminhos dos iníquos; 14 Em qualquer lugar que eles acamparem, não vá para lá, mas, desvia-te deles e segue. 15 Porque eles não podem dormir, a menos que façam o mal; o seu sono é tirado, e não descansam; 16 Porque eles se alimentam do pão da impiedade, e bebem o vinho da iniquidade. 17 Mas os caminhos dos justos resplandecem como a luz; resplandecendo mais e mais, até ser dia perfeito. 18 Porém, os caminhos dos ímpios são escuros; eles nem sabem onde tropeçam. 19 Filho meu, atende à minha fala, e inclina os teus ouvidos às minhas palavras; 20 para que as tuas fontes não te faltem; guarde-as em teu coração; 21 Pois elas são vida para os que as encontram, e curam seu corpo inteiro. 22 Guarda o teu coração com toda a vigilância, pois, dele procede a vida.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário