sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

1ª Quinta-Feira da Grande Quaresma

22 de Fevereiro de 2018 (CC) - 09 de Fevereiro (CE)
Mártir Nicéforo de Antioquia
Modo 4




Nicéforo, o Antioquino viveu e foi martirizado durante o império de Valeriano e de Galeriano. Era um homem cuja simplicidade o fez unir-se a um sacerdote da cidade, chamado Sapricio. A amizade entre Nicéforo e Sapricio era tão grande que agiam como uma só alma, um só coração e uma só vontade. A inveja do maligno, porém, com suas ardilezas, injetou veneno naquela amizade, transformando-a em inimizade. Com o passar do tempo, a inimizade foi crescendo, ao ponto de um querer destruir o outro. Niceforo, porém, por misericórdia de Deus, percebeu quão horrível era o ódio, e que tinha caído nas armadilhas de Satanás. Arrependeu-se e, para demonstrar o desejo de reconciliação, enviou alguns intermediários para que transmitissem seu perdão a Sapricio. O coração do sacerdote, no entanto, estava empedernido pelo ódio. Depois de muitas tentativas fracassadas, Nicéforo se apresentou diante de seu antigo amigo e se prostrou ante seus pés, pedindo-lhe perdão. Sapricio, porém preferindo ater-se aos seus sentimentos de ódio, afastou-se dele, demonstrando total indiferença.  
No ano 260, a onda de perseguição aos cristãos recomeçou. Sapricio foi capturado e levado a presença do governador que lhe interrogou: “Como te chamas?” Respondeu ele: “Sapricio”. “Qual é tua fé”, perguntou o Imperador. Sapricio respondeu: “Sou cristão”. “És clérigo?” “Tenho a honra de ser sacerdote, e nós cristãos professamos nossa fé em um só Deus e Senhor Jesus Cristo que é verdadeiro Deus, criador do céu e da terra; e não reconhecemos a divindade dos deuses dos gentios. O governador se enfureceu e mandou que fosse torturado.

Apesar de todos os açoites e castigos, Sapricio não vacilou e a graça de Deus esteve com ele até o momento em que o governador lhe disse: “o sacerdote dos cristãos está convencido que ressuscitará para uma segunda vinda; que ele seja então entregue aos executores para que sua cabeça seja decepada de seu corpo.” Com muita fé, o sacerdote foi conduzido até o local de sua execução. Enquanto isso, Nicéforo estava muito confuso: satisfeito por seu amigo ter a graça de sofrer o martírio, porém preocupado por desejar ser purificado de qualquer mancha. Aproximou-se dele, em meio a multidão, prostrou-se diante dele e disse; “Ó mártir de Cristo, perdoa-me pelos pecados que cometi contra ti”. Sapricio se manteve em silêncio; não disse uma palavra e nem olhou para  ele. Então os soldados o açoitaram e dele caçoavam dizendo: “este insensato está pedindo perdão a um homem que está a beira da morte”. Por fim chegaram ao lugar da execução e o carrasco ordenou que Sapricio se abaixasse para lhe cortar a cabeça. Porém, já que a divina graça lhe tinha deixado por causa de sua atitude rancorosa, começou a gritar: “porque querem cortar a cabeça? Responderam: “porque te recusas a adorar nossos deuses e a obedecer às ordens do imperador por amor àquele chamado Jesus”. Sapricio respondeu: “irmãos, não me matem; estou disposto a fazer tudo o que me pedem”. Ouvindo aquilo, Nicéforo dizia: “Que lástima! Sapricio fraquejou”. E gritava: “Que estás fazendo, irmão meu? Negas a Cristo, nosso bom Mestre? Não percas a coroa que ganhaste por seus sofrimentos e dores”. Sapricio não quis escutá-lo. Então Nicéforo se apresentou diante do verdugo e disse: “Eu sou cristão e creio em Jesus Cristo quem este miserável acabou de negar. Estou disposto a morrer em seu lugar”. Todos os presentes ficaram surpreendidos e os soldados, confusos, consultaram o Imperador dizendo: “Sapricio decidiu fazer oferendas aos deuses, porém aqui existe um homem que professa sua fé em Cristo e diz estar disposto a morrer por Ele”. O governador então ordenou que libertassem Sapricio e que executassem Nicéforo que foi glorificado no dia 9 de fevereiro do ano 260. O Oriente e o Ocidente cristãos recordam sua memória neste dia. Suas intercessões estejam com todos nós. Amém..

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


Isaías 2:11-22

11 Os olhos altivos do homem serão abatidos, e a altivez dos varões será humilhada, e só o Senhor será exaltado naquele dia.    12 Pois o Senhor dos exércitos tem um dia contra todo soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido;    13 contra todos os cedros do Líbano, altos e sublimes; e contra todos os carvalhos de Basã; 14 contra todos os montes altos, e contra todos os outeiros elevados; 15 contra toda torre alta, e contra todo muro fortificado; 16 e contra todos os navios de Társis, e contra toda a nau vistosa. 17 E a altivez do homem será humilhada, e o orgulho dos varões se abaterá, e só o Senhor será exaltado naquele dia. 18 E os ídolos desaparecerão completamente. 19 Então os homens se meterão nas cavernas das rochas, e nas covas da terra, por causa da presença espantosa do Senhor, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra. 20 Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que fizeram para ante eles se prostrarem,    21 para se meter nas fendas das rochas, e nas cavernas das penhas, por causa da presença espantosa do Senhor e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra.    22 Deixai-vos pois do homem cujo fôlego está no seu nariz; porque em que se deve ele estimar?   

MEDITAÇÃO  
Assim como a nossa existência física um dia vai ter fim, também está sociedade será destruída. Deus não permitirá que as estruturas perversas que regem as nossas vidas, continuem a formatar a maneira como existimos e organizamos a vida em sociedade. 
Um novo mundo será criado. Não é uma sociedade transformada pela tomada de consciência, mas uma humanidade recriada. A atual situação nossa é irreversível, seremos destruídos e lançados no fogo que destruirá toda a nossa raça. 
Sendo assim, não há mais esperança para nós? Cristo veio ao mundo para salvar. Sua primeira mensagem pública foi: "O tempo chegou, e o Reino de Deus está próximo: Arrependei-vos e crede no Evangelho."
Sim, Deus estabeleceu o caminho do arrependimento como estrada que conduz ao Reino dos Céus, como passaporte de entrada quando este Reino que já chegou de forma oculta se manifestar publicamente trazendo juízo sobre toda a humanidade. 
Arrependimento é muito mais do que um lamento ou pesar pelos pecados cometidos. É uma atitude de abertura do coração para Deus. O coração é a região secreta onde primeiro se estabelece ocultamente o Reino dos Céus, como uma semente plantada que fica escondida sob a terra, a qual, depois de passar por todas as metamorfoses necessárias no sítio da terra, no tempo próprio se manifesta na superfície e dá o seu fruto.


VÉSPERAS

Gênesis 2:4-19

4 Este é o livro da geração do Céu e da Terra quando foram feitos, no dia em que o Senhor Deus fez o Céu e a Terra, 5 antes de que toda a erva do campo existisse na Terra e antes de toda a grama do campo brotar; pois Deus não tinha feito, ainda, chover na Terra e não havia um homem para cultivá-la. 6 Mas surgiu uma fonte da Terra; e regava toda a face da Terra. 7 Deus formou o homem do pó da Terra e soprou em seu rosto o Sopro da Vida. E o homem se tornou uma alma vivente. 8 E Deus plantou um jardim no Éden, para o oriente, e colocou nele o homem que tinha formado. 9 Deus fez surgir também, da Terra, toda a árvore bonita aos olhos e boa para ser comida, e a Árvore da Vida no meio do paraíso. E a árvore do conhecimento do bem e do mal. 10 Um rio sai do Éden para regar o jardim; e a partir daí ele se divide em quatro braços. 11 O nome de um deles é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. 12 O ouro dessa terra é bom; há também carbúnculo e esmeralda. 13 O nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra da Etiópia. 14 O terceiro rio é o Tigre; este é o que flui diante dos assírios. E o quarto rio é o Eufrates. 15 O Senhor Deus tomou o homem que tinha formado e colocou-o no Paraíso para o cultivar e guardar. 16 E o Senhor Deus ordenou a Adão, dizendo: "De toda árvore que está no paraíso podes comer o alimento, 17 mas da árvore de conhecer o bem e o mal, desta não comereis; porém, em qualquer dia que comerdes dela, certamente morrereis." 18 O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só, façamos uma ajuda adequada para ele." 19 E Deus formou ainda mais, da terra, todos os animais selvagens do campo e todas as aves do céu; e os trouxe a Adão para ver como ia chamá-los; e do que Adão chamou a qualquer alma vivente, este ficou sendo o seu nome.

Provérbios 3:1-18


1 Filho meu, não te esqueças da minha instrução, e o teu coração guarde os meus mandamentos; 2 porque eles te darão longura de dias, e anos de vida e paz. 3 Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração; 4 assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens. 5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 7 Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. 8 Isso será saúde para a tua carne; e refrigério para os teus ossos. 9 Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; 10 assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de mosto os teus lagares. 11 Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enojes da sua repreensão; 12 porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. 13 Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; 14 pois melhor é o lucro que ela dá do que o lucro da prata, e a sua renda do que o ouro. 15 Mais preciosa é do que as jóias, e nada do que possas desejar é comparável a ela. 16 Longura de dias há na sua mão direita; na sua esquerda riquezas e honra. 17 Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas são paz. 18 É árvore da vida para os que dela lançam mão, e bem-aventurado é todo aquele que a retém. 

† † †


Nenhum comentário:

Postar um comentário