sábado, 16 de março de 2019

1º Sábado da Grande Quaresma

23 de Março de 2019 (CC) / 10 de Março (CE)
São Quadratus de Coríntio e companheiros, mártires († 258)
Modo 8


Os pais de São Quadratus eram cristãos gregos e viviam na cidade de Corinto. Ambos morreram quando o menino era ainda bem pequeno. Quadratus nasceu no deserto, para onde sua mãe havia fugido para escapar da perseguição de Décio. Ali sua mãe morreu e Quadratus cresceu sendo alimentado por uma cerva. As roupas que vestia, quando sua mãe ainda era viva, cresceram com ele. Quadratus retornou mais tarde para a cidade e estudou medicina, atraindo muitos discípulos que viviam como anacoretas.  Sob os imperadores Décio e Valeriano, e Jason, prefeito da Grécia, recebeu a ordem de executar os cruéis editos de perseguição aos cristãos. 
Quadrados foi ao encontro de Jason que tentou antes persuadi-lo de seu dever de oferecer sacrifícios aos deuses para escapar às punições. Este servo de Deus, que participava da reunião com cinco de seus discípulos, respondeu que ele preferia a salvação eterna à vida temporal. Em vez de se defender, fez um resumo da Bíblia, desde a criação até a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Jason reagiu com desdém rejeitando a idéia de que Deus pudesse ter-se feito homem e sofrido por nós. Depois de tentar convencer Quadratus  percebendo então que nada parecia funcionar, ordenou que fosse açoitado. Em seguida, tentou convencer Cipriano, que era ainda um menino, dizendo que ele era muito jovem ainda, mas Quadratus gritava exortando a seus companheiros a permanecerem firmes em sua fé cristã. Todos foram submetidos a terríveis torturas e, finalmente lançados às feras, mas estas não lhes fizeram mal algum.  Então foram levados para fora da cidade e decapitados. Isto aconteceu no ano 258 dC. Os nomes dos outros mártires eram: Dionísio, Anecto, Paulo e Crescêncio..

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA 
Hebreus 1:1-12

1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; 3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, 4 feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. 5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? 6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. 7 Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. 8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de equidade é o cetro do teu reino. 9 Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros; 10 e: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos; 11 eles perecerão, mas tu permaneces; e todos eles, como roupa, envelhecerão, 12 e qual um manto os enrolarás, e como roupa se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão.

Marcos 2:23-3:5

23 E sucedeu passar ele num dia de sábado pelas searas; e os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas. 24 E os fariseus lhe perguntaram: Olha, por que estão fazendo no sábado o que não é lícito? 25 Respondeu-lhes ele: Acaso nunca lestes o que fez Davi quando se viu em necessidade e teve fome, ele e seus companheiros? 26 Como entrou na casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu dos pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, e deu também aos companheiros? 27 E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. 28 Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor. 1 Outra vez entrou numa sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos atrofiada. 2 E observavam-no para ver se no sábado curaria o homem, a fim de o acusarem. 3 E disse Jesus ao homem que tinha a mão atrofiada: Levanta-te e vem para o meio. 4 Então lhes perguntou: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida ou matar? Eles, porém, se calaram. 5 E olhando em redor para eles com indignação, condoendo-se da dureza dos seus corações, disse ao homem: Estende a tua mão. Ele estendeu, e lhe foi restabelecida.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


O Senhor atuou em defesa de sua descendência (a Igreja), a libertou do cativeiro e a chamou para a salvação, como deixou claro na mulher curada, dizendo àqueles que não tinham uma fé semelhante à de Abraão: Hipócritas! Acaso algum de vós não desata o seu boi ou o seu asno no dia de sábado e o leva para beber? E a esta filha de Abraão, a quem satanás manteve atada durante 18 anos, não era conveniente libertá-la de suas amarras no sábado?

Fica, portanto, claro que ele libertou e devolveu à vida àqueles que criam com uma fé semelhante à de Abraão, e nada fez contra a lei ao curá-la em sábado. Na realidade a lei não proibia curar aos seres humanos, pois até podia circuncidá-los nesse dia; ainda mais: ordenava aos sacerdotes realizar nesse dia seu ministério, e nem sequer proibia que se curasse aos animais.

A piscina de Siloé com frequência curou em sábado, e por isso muitos enfermos se sentavam na sua borda. Entretanto, a lei sabática mandava abster-se de todo labor servil; ou seja, de todo trabalho que cultiva negócio e possui desejo de lucro, ou por outro fim terreno. Mas exortava a realizar as obras da alma, que se realizam pelo pensamento ou os conselhos para ajudar o próximo. Por isso o Senhor repreendeu aqueles que injustamente o acusavam de curar em sábado. Desta forma não rompia, mas cumpria a lei, agindo como sumo sacerdote que em favor dos seres humanos torna propício a Deus, limpando os leprosos, curando os enfermos e dando a sua vida a fim de que o homem exilado escape da condenação e sem temor regresse para a sua herança.

A lei também não proibia alimentar-se com a comida que se tinha a mão, mas sim ceifar e recolher no celeiro. Por isso o Senhor, para aqueles que acusavam os discípulos de arrancar espigas para comer, lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando tinha fome, como entrou na casa de Deus, comeu dos pães da proposição e deu aos seus companheiros, embora somente aos sacerdotes lhes é permitido comê-los?

Com estas palavras da lei dispensou aos seus discípulos e deu a entender que aos sacerdotes lhes é lícito agir livremente. Pois Davi era sacerdote aos olhos de Deus, embora Saul o perseguisse, pois todos os justos participam do sacerdócio. Sacerdotes são todos os discípulos do Senhor que não herdarão aqui campos ou casas, mas que sempre servem ao altar. Moisés se refere a eles na bênção de Levi: O que diz de seu pai e de sua mãe: não os tenho em consideração; que não reconhece os seus irmãos e ignora os seus filhos. Eles observam a vossa palavra e guardam a vossa aliança. 

E quem são aqueles que deixaram o pai e a mãe, e renunciaram aos seus parentes pelo Verbo de Deus e sua aliança, senão os discípulos do Senhor? Deles disse Moisés: Não terão herança, porque o Senhor é a sua herança. E também: Os levitas sacerdotes e demais membros da tribo de Levi não terão parte nem herança em Israel: os sacrifícios oferecidos ao Senhor serão sua posse e deles comerão. Por isso Paulo dizia: Não busco conforto, mas o vosso fruto. E como os discípulos do Senhor têm em posse a herança levítica, lhes era permitido, ao sentir fome, comer dos grãos. Porque o trabalhador merece a sua comida.”

Santo Irineu, Bispo de Lyon (Séc. II)

Nenhum comentário:

Postar um comentário