terça-feira, 19 de março de 2019

2ª Terça-feira da Grande Quaresma

19 de Março de 2019 (CC) / 06 de Março (CE)
Santos Quarenta e dois Mártires de Amorion na Frígia († 848)
Descoberta da Venerável Cruz e dos Cravos 
pela Santa Imperatriz Helena em Jerusalém (326)

Modo 1




Amórion é uma cidade na Frísia que no século VI foi um importante centro militar do Império Bizantino na Ásia Central.  Relata a tradição que no ano de 838, a cidade foi dominada pelo califa Mutasim e que, neste período, 70 mil cidadãos foram capturados e assassinados. Entre eles estavam 42 pessoas, membros de famílias nobres, e que seguiam carreira militar. Foram transferidos para Bagdá onde foram aprisionados em cárceres escuros e úmidos; não tinham água nem pão.  Nestas condições, passaram os dias, desejando que seu fim estivesse mais próximo possível. Num certo dia, tiraram os prisioneiros do cárcere e os levaram à presença do  califa. O califa então lhes prometeu restaurar suas posições na sociedade de na carreira militar, na condição de que se convertessem ao Islamismo. Responderam que tal coisa era impossível, mesmo em sonho. O califa então ordenou que fossem cruelmente executados e  imediatamente. O martírio desses 42 cristãos ratifica o que nos ensina o apóstolo Paulo: os que lutam pela pátria e pela fé, são duplamente fortes e somam-se a grande família dos santos de Deus. 
Descoberta da Venerável Cruz e Cravos pela Santa Imperatriz Helena em Jerusalém.
Quando teve início o reinado do Imperador Constantino, o Grande (306-337) - o primeiro dos imperadores romanos a reconhecer a religião cristã - ele, juntamente com sua piedosa mãe, a Imperatriz Helena, decidiram reconstruir a cidade de Jerusalém Também decidiram erigir um templo sobre o lugar doa paixão e da ressurreição do Senhor, bem como purificar dos imundos cultos pagãos, os lugares ligados à memória do Salvador e, novamente, consagrá-los. 
A nobre Imperatriz Helena viajou para Jerusalém com uma grande quantidade de ouro, e com uma carta escrita pelo Imperador Constantino, o Grande, destinada ao Patriarca Makarios I (313-323), na qual o Imperador lhe pedia para ajudar, de todas as formas possíveis, a tarefa da renovação dos lugares santos cristãos. 
Tendo chegado a Jerusalém, a santa Imperatriz Helena destruiu todos os templos pagãos idólatras, e os lugares profanados foram re-consagrados. Ela tinha grande ânsia por encontrar a Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por isto  deu ordens para cavar o lugar onde estava situado o templo de Vênus. Lá eles descobriram, soterrados, o Sepulcro do Senhor e o Calvário, não muito longe de onde eles encontraram três cruzes e cravos. A fim de determinar em qual das três cruzes estava o Salvador, o Patriarca Makarios deu ordens para, com as cruzes, tocar alternadamente o corpo de um recém-falecido. Assim que a Cruz de Cristo tocou o morto, ele imediatamente retornou à vida.  Exultantes, a nobre Imperatriz Helena e o Patriarca Makarios ergueram a Cruz Vivificante e a mostraram a todas as pessoas, as quais estavam todas em pé. 
A Comemoração deste evento também se dá nos dias 13 e 14 de setembro.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 5:7-16

7 Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá a sua planta amada. Eu esperava que exercesse juizo, porém, produziu a iniquidade; não a justiça, mas um clamor.
8 Ai dos que ajuntam casa à casa e adicionam um campo a outro campo, para que possam tirar algo de seu vizinho! Haveis de habitar sozinhos sobre a terra?
9 Estas coisas têm chegado aos ouvidos do Senhor dos exércitos; portanto, embora inumeráveis casas devam ser construídas, estas muitas casas agradáveis ficarão desertas, não havendo moradores nelas.
10 Porque onde dez juntas de bois ararem a terra ela produzirá tão somente um frasco cheio, e aquele que semeia seis ômeres deverá produzir apenas três medidas.
11 Ai dos que se levantam pela manhã e já vão procurar bebida forte, permanecendo nela até a noite, para que o vinho os inflame!
12 Pois bebem o vinho com harpa e saltério, tambores e flautas, porém não atentam para os feitos do Senhor, e nem consideram as obras de suas mãos.
13 O meu povo tem sido levado cativo, porque eles não conhecem ao Senhor; e tem havido um grande número de cadáveres, por causa da fome e da sede de água.
14 Portanto, o Inferno aumentou, sem cessar, o seu apetite e abriu a sua boca, e os seus homens gloriosos e grandes, os seus ricos e os seus homens ruins deverão descer para ele.
15 O homem comum será humilhado, o grande homem será desonrado e os olhos altivos serão abatidos.
16 Mas o Senhor dos exércitos será exaltado em juízo, e o Deus santíssimo será glorificado em justiça.

VÉSPERAS

Gênesis 4:8-15

8 Entretanto, Caim disse a Abel, seu irmão: Vamos para o campo. E aconteceu, quando eles estavam no campo, que se levantou Caim contra seu irmão Abel, e o matou.
9 E o Senhor Deus perguntou a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele replicou: Não sei! Serei eu o guardador do meu irmão?
10 Mas Deus disse: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama para mim, da terra.
11 Agora, maldito és da terra que abriu a sua boca para receber o sangue de teu irmão, da tua própria mão.
12 Quando a lavrares ela não deverá continuar a entregar-te a sua força, e estarás gemendo e tremendo sobre a terra.
13 Então, Caim disse ao Senhor Deus: Grande é o meu crime, para que seja perdoado.
14 Se me lanças, neste dia, da face da terra, e se ficarei escondido da tua presença, estando a gemer e a tremer sobre a terra, virá a acontecer, então, que qualquer que me encontrar matar-me-á.
15 Mas o Senhor Deus disse-lhe: Não será assim. Qualquer que matar a Caim sofrerá vingança sete vezes maior. E o Senhor Deus colocou um sinal em Caim para que ninguém que o encontrasse pudesse matá-lo.

Provérbios 5:1-15

1 Filho meu, atenta para a minha sabedoria, e aplica o teu ouvido às minhas palavras,
2 para que possas guardar o bom entendimento, e o justo juízo de meus lábios te dê a instrução.
3 Porquanto o mel pinga dos lábios da prostituta, o qual, por um tempo, agrada ao teu paladar;
4 porém, depois, tu o acharás mais amargo do o que fel, e mais penetrante do que uma espada de dois gumes.
5 Os pés da loucura conduzem aqueles que lidam com ela para a sepultura, com a morte, e os seus passos não são firmes;
6 pois ela não anda nos caminhos da vida. Seus caminhos são, porém, escorregadios e não facilmente reconhecidos.
7 Agora, pois, filho meu, ouve-me, e não deixes que as minhas palavras caiam no vazio.
8 Remove o teu caminho para longe dela e não te aproximes das portas de sua casa,
9 para que não dês a tua vida a outros, e os teus bens para o impiedoso;
10 para que os estranhos não se saciem com a tua força, e vá o fruto do teu trabalho para as suas casas,
11 e te arrependas, por fim, quando a carne do teu corpo for consumida;
12 e dirás: Como detestei a instrução, e o meu coração evitou reprovações!
13 Não ouvi a voz daquele que me instruía e ensinava, nem inclinei para ela os meus ouvidos.
14 Encontrava-me quase que em todo o mal no meio da congregação e da assembléia!
15 Bebe a água dos teus próprios vasos e das tuas próprias fontes.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário