quarta-feira, 27 de março de 2019

3ª Quarta-feira da Grande Quaresma

27 de Março de 2019 (CC) / 14 de Março (CE)
São Bento de Núrsia, mon. († c. 543)
Tom 2



São Bento nasceu no ano 480, no ducado de Espoleto, próximo à cidade de Núrsia, Itália. Deus o predestinou a ser o precursor e pai de um grande número de santos. Desde menino, Deus o conduziu à solidão onde viveu por três anos, desconhecido de todos os homens, exceto de um monge chamado Romano que lhe levava um pouco de pão. Mesmo tendo o cuidado para manter-se escondido, a fama de sua santidade espalhou-se e em pouco tempo tornando-o conhecido entre os monges que desejavam fazê-lo seu abade. Bento resistiu por muito tempo em aceitar tal função, pois dizia que sua maneira de viver não se ajustava àquele cargo. Por fim, deu-se por vencido e se encarregou do governo do monastério. Contudo, muitos se arrependeram de tê-lo eleito seu superior. Descontentes por sua rigidez tentaram tirar-lhe a vida, colocando veneno em sua bebida. Quando o abade Bento abençoou aquela bebida, a taça se despedaçou e ele então compreendeu qual era a intenção. Reuniu todos os monges e declarou que lhes perdoava por aquele delito; renunciou ao cargo de abade e voltou a viver na solidão. Não passou muito tempo e a fama de sua santidade e de seus milagres se espalhou por toda a parte. Muitos se sentiam atraídos e tinham o desejo de serem dirigidos por ele. Bento fundou 12 monastérios com 12 monges em cada um, sendo um o superior. Profetizou o dia de sua morte e, seis dias antes, iniciou a preparação de sua sepultura. Naquele dia predito uma febre alta o tomou aumentando a cada dia. No dia de sua morte foi levado à Igreja por seus discípulos onde recebeu o corpo e o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Depois disso levantou os olhos e as mãos para o céu entregando a sua alma nas mãos do Criador. Era o mês março de 543 e ele estava então com 62 anos.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!



HORA SEXTA

Isaías 10:12-20


12 E será que, quando o Senhor tiver terminado de fazer todas as coisas no Monte Sião e em Jerusalém, que eu visitarei o coração orgulhoso, visitarei o governante dos assírios e a arrogância prepotente de seus olhos.
13 Porquanto ele disse: Agirei com poder e na sabedoria de meu entendimento, e irei remover as fronteiras das nações, destruindo a sua força.
14 Farei tremer as cidades habitadas; apanharei com a minha mão o mundo inteiro, como a um ninho, e irei arrebatá-los como a ovos que foram deixados. Ninguém há que possa escapar-me ou contradizer-me!
15 Deverá o machado glorificar-se sem aquele que com ele desbasta? Ou irá a serra levantar-se sem o concurso daquele que a usa, como alguém que erguesse um cetro ou cajado? De maneira alguma deverá ser assim;
16 mas o Senhor dos Exércitos enviará desonra à tua honra, e um fogo ardente acender-se-á sobre a tua glória.
17 A Luz de Israel virá a ser como um fogo, e ele irá santificá-lo com o fogo queimante, o qual consumirá a madeira como se fosse erva.
18 Naquele dia os montes serão consumidos, assim como as colinas e as florestas, e o fogo devorará a alma e o corpo; aquele que foge será como um fugitivo da chama ardente.
19 Os que forem deixados deles deverão ser um número pequeno, uma criança irá enumerá-los.
20 E sucederá que, naquele dia, os restantes de Israel não mais se unirão com aqueles que os feriram, nem terão neles confiança os que forem salvos de Jacó; porém, eles deverão confiar no Santo Deus de Israel, verdadeiramente...


VÉSPERAS

Gênesis 7:6-9

6 Era Noé de seiscentos anos de idade quando o dilúvio das águas veio sobre a Terra.
7 E entraram Noé, seus filhos, sua esposa e as esposas de seus filhos com ele, na arca por causa das águas do dilúvio.
8 Das criaturas voadoras, dos animais limpos, dos animais imundos e de todos os répteis que se arrastam sobre a terra,
9 em pares vieram até Noé na arca, macho e fêmea, conforme Deus lhe ordenara.


Provérbios 9:12-18

12 Filho, se fores sábio para ti mesmo, também serás sábio para o teu próximo; porém, se te provares mau, irás, sozinho, suportar o mal. Aquele que se estabelece sobre falsidades tenta governar os ventos, e perseguirá pássaros em seu voo. Pois abandonou os caminhos de sua própria vinha, fazendo com que se entortassem os eixos de sua fazenda. Vai ele por um deserto e por uma terra destinada para a seca, ajuntando esterilidade com as mãos.
13 A mulher tola e ousada, que não conhece a modéstia, fica sem uma migalha.
14 Senta-se à porta de sua casa, ou à vontade em um assento nas ruas,
15 chamando os transeuntes, aqueles que vão direito em seus caminhos,
16 dizendo: Quem é o mais tolo dentre vós volte-se para mim! Exorto aqueles que são faltos de prudência:
17 Tomai e desfrutai do pão secreto, e da doce água roubada!
18 Todavia, ele conhece que homens poderosos morrem por causa dela, caindo em uma armadilha do inferno. Apressa-te, portanto, indo para longe; não te demores naquele lugar nem fixa os teus olhos sobre ela, porque, se assim fizeres, beberás de uma água estranha. Abstém-te da água estranha, não bebas de uma fonte desconhecida, para que tenhas vida longa e anos de vida possam ser adicionados a ti.



† † †


ENSINO DOS SANTOS PADRES  


A Pureza do Coração

Se me disserem: “Mostra-me o teu Deus”, dir-te-ei: “Mostra-me o homem que és e eu te mostrarei o meu Deus”. Mostra, portanto, como vêem os olhos de tua mente e como ouvem os ouvidos de teu coração. Os que vêem com os olhos do corpo, percebem o que se passa nesta vida terena, e observam as diferenças entre a luz e as trevas, o branco e o preto, o feio e o belo, o disforme e o formoso, o que tem proporções e o que é sem medida, o que tem partes a mais e o que é incompleto; o mesmo se pode dizer no que se refere ao sentido do ouvido: sons agudos, graves ou harmoniosos. Assim também acontece com os ouvidos do coração e com os olhos da alma, no que diz respeito à visão de Deus.

Na verdade, Deus é visível para aqueles que são capazes de vê-lo, porque mantêm abertos os olhos da alma. Todos têm olhos, mas alguns os têm obscurecidos e não veem a luz do sol. E se os cegos não veem, não é porque a luz do sol deixou de brilhar; a si mesmos e a seus olhos é que devem atribuir a falta de visão. É o que ocorre contigo: tens os olhos da alma velados pelos teus pecados e tuas más ações.

O homem deve ter a alma pura, qual um espelho reluzente. Quando o espelho está embaçado, o homem não pode ver nele o seu rosto; assim também, quando há pecado no homem, não lhe é possível ver a Deus. Mas, se quiseres, podes ficar curado. Confia-te ao médico e ele abrirá os olhos de tua alma e de teu coração. Quem é este médico? É Deus, que pelo seu Verbo e Sabedoria dá vida e saúde a todas as coisas. Foi por seu Verbo e Sabedoria que Deus criou o universo:

"A Palavra do Senhor criou os céus, e o sopro de seus lábios, as estrelas" (Sl 32,6).

Sua Sabedoria é infinita. Com a sua Sabedoria, Deus fundou a terra; com a sua inteligência consolidou os céus; com sua ciência foram cavados os abismos e as nuvens derramaram o orvalho.

Se compreenderes tudo isto, ó homem, se a tua vida for santa, pura e justa, poderás ver a Deus. Se deres preferência em teu coração à fé e ao temor de Deus, então compreenderás. Quando te libertares da condição mortal e te revestires da imortalidade, então serás digno de ver a Deus. Sim, Deus ressuscitará o teu corpo, tornando-o imortal como a tua alma; e então, feito imortal, tu verás o que É Imortal, se agora acreditares nele.

São Teófilo, Bispo de Antioquia (Séc II)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário