sexta-feira, 28 de junho de 2019

2ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

28 de Junho de 2019 (CC) / 15 de Junho (CE)
Santos Profeta Amós;
Jonas, Metropolita de Moscou e de toda Russia; 
Estêvão, Discípulo de São Paulo;
Lázaro Príncipe da Sérvia;
Bem Aventurado Agostinho, Bispo de Hipona
Jejum dos Apóstolos (peixe, azeite e vinho permitidos)
Tom 8



Amós nasceu na vila de Tecua próximo a Belém. Ele era de origem e vida simples. Amós era um pastor de suínos que trabalhava para um homem rico de Jerusalém. Mas Deus que não olha quem é quem pela aparência externa, mas, sim, pela pureza de seu coração, e que tomou tanto Moisés como Davi de suas ovelhas e os designou como líderes do povo; escolheu este Amós como um de Seus profetas. 
Amós reprovou o rei Uzias e seus sacerdotes pagãos por causa da idolatria que eles praticavam e incentivavam, e dissuadiu o povo da adoração aos bezerros de ouro em Betel, ensinando-os a adorar o Único Deus Vivo. Quando o chefe dos sacerdotes pagãos perseguiu Amós, este profetizou que os Assírios iriam conquistar Israel, que eles iriam matar o rei e os filhos de Amazias e que os soldados assírios violentariam a esposa de Amazia perante seus próprios olhos porque ele levara o povo ao adultério com os ídolos. O filho do sacerdote pagão golpeou o profeta na face com sua vara com tanta força que Amós caiu. Quase morto, Amós foi levado para sua vila de Tecua, onde rendeu sua santa alma a Deus. Amós viveu no oitavo século antes de Cristo. Tudo que ele profetizou acerca de Israel, do Rei Amazias e de sua casa, cumpriu-se. 
Santo Estêvão, Discípulo de São Paulo 
As informações acerca de Santo estêvão que temos, são extraídas dos dizeres do Apóstolo Paulo (1 Coríntios 16:15-17): 
"Agora vos rogo, irmãos (sabeis que a família de Estêvão é as primícias da Acaia, e que se tem dedicado ao ministério dos santos), que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha. Folgo, porém, com a vinda de Estêvão, de Fortunato e de Acaico; porque estes supriram o que da vossa parte me faltava."
O Venerável Mártir Doulas 
Doulas viveu uma santa vida em um mosteiro no Egito. Um de seus irmãos, cheio de inveja, o acusou de sacrilégio, de roubo de artigos eclesiásticos. Assim, removeram o hábito do inocente Doulas e lhe entregaram ao príncipe para julgamento. O príncipe ordenou que Doulas fosse açoitado e quis cortar suas mãos de acordo com a lei para tal crime, mas, naquele momento, seu irmão se arrependeu e declarou a inocência de Doulas. Após vinte anos de exílio e humilhação, Doulas voltou a seu mosteiro e, no terceiro dia, repousou no Senhor. Seu corpo desapareceu de forma misteriosa.

O Santo Mártir Lazar (Lázaro), Príncipe Sérvio 
Lazar era um dos nobres Sérvios que governaram o Império Sérvio após a morte do Tsar Dushan. E com a morte do Tsar Ursoh, o Patriarca Éfrem coroou Lazar como Rei Sérvio. Lazar mandou uma delegação a Constantinopla com o monge Isaías para implorar ao Patriarca para remover o anátema do povo sérvio.  
Lazar lutou contra as forças turcas em diversas ocasiões. Finalmente, sucumbiu (lutando) no campo de Kosovo Polje (Pássaro Negro) em 15 de Junho de 1389 contra o Imperador Turco Amurat, por quem foi decapitado. Seu corpo foi transladado e enterrado em Ravanica, em sua igreja memorial (Zaduzbina), próxima a Cuprija e mais tarde foi transladado para Ravanica em Srem e de lá, durante a Segunda Guerra Mundial (1942) foi transladado a Belgrado e colocado na Catedral de São Miguel Arcanjo. Em 1989, pela ocasião do aniversário de seiscentos anos de seu martírio, as relíquias de São Lazar foram novamente transladadas para o mosteiro de Ravanica em Cuprija). São Lazar restaurou os mosteiros de Hilendar (Mt. Athos) e Gornjak. Ele construiu Ravanica e Lazarica (em Krusevac) e foi um benfeitor do mosteiro russo de São Panteleon (Mt. Athos) como bem muitas outras igrejas e mosteiros. Seu corpo permanece incorrupto até hoje e estende conforto a todos àqueles que pedem sua intercessão.

O Bem Aventurado Agostinho, Bispo de Hipona 
Agostinho converteu-se do paganismo ao Cristianismo, graças aos conselhos, lágrimas e orações de sua mãe Mônica. Ele foi um grande mestre da Igreja e um influente escritor, no entanto, alguns dos seus ensinamentos foram rejeitados pela Igreja. Apesar de cometer erros teológicos, Agostinho desenvolveu uma vida muito piedosa e, como bispo de Hipona, glorificou o Senhor por 35 anos, e faleceu com 76 anos de vida na terra (354-430).


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 5:17-6:2

17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18 Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. 19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos. 20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. 1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? 2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?  

Mateus 9:14-17

14 Então vieram ter com ele os discípulos de João, perguntando: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam? 15 Respondeu-lhes Jesus: Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar. 16 Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque semelhante remendo tira parte do vestido, e faz-se maior a rotura. 17 Nem se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário