segunda-feira, 24 de junho de 2019

O Domingo de Todos os Santos

1º Domingo Depois de Pentecostes 
1º Domingo de São Mateus
23 de Junho de 2019 (CC) / 10 de Junho (CE)
Hieromartir Timóteo, bispo de Prusa (†362).
Véspera do Jejum dos Apóstolos
Tom 8




O primeiro domingo após a Festa do Santo Pentecostes é observado pela Igreja Ortodoxa como o Domingo de Todos os Santos. Este dia foi designado como uma comemoração de todos os santos, todos os justos: Profetas, Apóstolos, Mártires, Confessores, Pastores, Professores e Santos Monásticos; igualmente a homens e mulheres – quer conhecidos ou desconhecidos – que foram adicionados aos coros dos santos, desde o tempo de Adão até o fim do mundo; que foram aperfeiçoados em piedade e glorificavam a Deus por suas vidas santas. 

Origem da Festa 
Honrando os amigos de Deus com muita reverência, o Profeta e Rei Davi diz: 
"Mas, para mim, extremamente admiráveis são os Teus amigos, ó Senhor" (Sl 138:17 - Bíblia Septuaginta). 
E o apóstolo Paulo, contando as conquistas dos Santos, e estabelecendo o seu memorial como um exemplo para que possamos nos afastar das coisas terrenas e do pecado, e imitar suas paciência e coragem nas lutas pela virtude, diz: 
"Portanto vendo nós também que estamos rodeados por uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo fardo e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta" (Heb. 12: 1). 
Esta comemoração começou como o Domingo (Synaxis) de Todos os Mártires (palavra grega que quer dizer “testemunhas”); foram-lhes adicionados todos os escalões de santos que deram testemunho de Cristo em múltiplas formas, mesmo se a ocasião não exigia o derramamento de sangue. 
Portanto, guiados pelo ensino das Divinas Escrituras e da Tradição Apostólica, honramos todos os Santos, os amigos de Deus, pois eles são os detentores dos mandamentos de Deus, resplandecentes exemplos de virtude, e benfeitores da humanidade. Claro, que nós honramos os santos conhecidos - especialmente em seu próprio dia do ano - como é evidente no Menologion (Livro Litúrgico que contém a vida dos Santos e as datas de suas comemorações). Mas, uma vez que muitos santos são desconhecidos, e seu número tem aumentado com o tempo, e continuará a aumentar até o fim dos tempos, a Igreja designou que uma vez por ano uma comemoração comum de todos os Santos deve ser feita. E esta é a festa que hoje celebramos. É a colheita da vinda do Espírito Santo no mundo; é o "muito fruto" produzido pelo "Grão de trigo que caiu na terra e morreu"(João 12:24); é a glorificação dos Santos como "o fundamento da Igreja, a perfeição do Evangelho, eles que cumpriram em ação as palavras do Salvador"  (Doxastikon das Vésperas do Domingo de Todos os Santos,). 
Nesta celebração, então, nós reverentemente honramos e suplicamos as bênçãos de todos os justos: Profetas, Apóstolos, Mártires, Confessores, Pastores, Professores e Santos Monásticos; igualmente a homens e mulheres – quer conhecidos ou desconhecidos – que foram adicionados aos coros dos santos, desde o tempo de Adão até o fim do mundo; que foram aperfeiçoados em piedade e glorificavam a Deus por suas vidas santas. Todos estes, bem como às ordens dos Anjos, e especialmente a nossa santíssima Senhora e Rainha, Theotókos e sempre Virgem Maria, honramos neste dia, pondo a sua vida diante de nós como exemplo de virtude, e pedindo-lhes para intercederem junto a Deus em nosso favor, para que Sua graça e infinita misericórdia estejam sempre conosco. Amém. 

O Ícone Do Domingo De Todos Os Santos 
O Ícone do Domingo de Todos os Santos descreve nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sentado sobre o trono do céu cercado pelos santos. As linhas dos Santos incluiu o Arcanjo Miguel e outros anjos, a Theotókos e João Batista, os Apóstolos, os Bispos, os grandes mártires, ascetas e monges. Ao lado do trono estão Adão e Eva, curvando-se em reverência a Cristo. Eles são unidos pelos santos, que estão levantando suas mãos em adoração ao Rei da Glória. Na parte inferior esquerda do ícone está o Patriarca Abraão, que tem uma alma justa no seu seio, como é dito pelo Evangelho na história de Lázaro e o homem rico. No centro mais abaixo está o Ladrão Arrependido (São Dimas) que foi crucificado com Cristo. No canto inferior direito está o Patriarca Jacó. 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

MATINAS (I)

Mateus 28:16-20

16 Partiram, pois, os onze discípulos para a Galileia, para o monte onde Jesus lhes designara. 17 Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. 18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Tu desceste do alto dos Céus Ó Deus misericordioso, / e aceitaste estar sepultado durante três dias,/ afim de nos libertares de nossas paixões. // Glória à Ti, Senhor, nossa vida e nossa Ressurreição!

Kondákion da Ressurreição
Ressuscitando do túmulo, Tu despertaste os mortos / e levantaste Adão, e Eva dançou de alegria na Tua Ressurreição, / e os confins da terra mantiveram festas triunfais // na Tua Ressurreição dentre os mortos, ó Tu Que És misericordiosíssimo.

Theotókion
Tu, que pela nossa salvação nasceste da Virgem, / sofreste a crucifixão, ó Misericordioso, / e com a morte venceste a morte, / como Deus, revelando a Ressurreição; / não abandones a nós, criaturas de tuas mãos! / Mostra a tua bondade pela humanidade, / atende as preces da tua Mãe, que roga por nós, ó Misericordioso, / e salva, ó Salvador, nosso povo desolado!

Canto de Entrada (Issodikon)
Levanta-Te, Senhor, com Tua força;
cantaremos e celebraremos o Teu poder. (3x)

Salva-nos, Espírito de Deus, Tu que És o Bom Consolador,
A nós  que a Ti cantamos: aleluia!

Os Anjos nos céus, ó Cristo Salvador,
Cantam a Tua ressurreição,
Concede-nos, a nós que estamos na Terra
De Te glorificar com um coração puro!

Tropárion da Festa Modo 4
Revestida, como de púrpura e de linho fino, / do sangue de todos aqueles que, no mundo inteiro, foram Tuas testemunhas, / Tua Igreja, por eles, Te clama: / mostra ao Teu povo a Tua compaixão; / concede a paz à nossa pátria // e tem misericórdia das nossas almas”.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Kondákion da Festa de Todos os Santos
Senhor, Autor da Criação, / o universo te oferece os Mártires revestidos de Deus / como primícias da natureza. / Pelas suas súplicas e em consideração à Mãe de Deus, // guarda a tua Igreja sempre em paz, ó Bondoso!

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Prokímenon

Fazei votos, e pagai-os / ao Senhor, vosso Deus. (Sl. 76:11)

Conhecido é Deus em Judá, grande é o seu nome em Israel. (Sl. 76:1)

Hebreus 11:33-12:2

33 os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, 34 apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros. 35 As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; 36 e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. 37 Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados 38 (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra. 39 E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo não alcançaram a promessa; 40 visto que Deus provera alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados. 1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.   

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Os justos clamaram e o Senhor os ouviu
e os salvou de todas as tribulações.

Aleluia, aleluia, aleluia!
Muitas são as tribulações dos justos,
e de todas elas os livrará o Senhor.

Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 10:32-33, 37-38; 19:27-30

32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus. 37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. 38 E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. 27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que recompensa, pois, teremos nós? 28 Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. 30 Entretanto, muitos que são primeiros serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros.   

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário