quarta-feira, 5 de junho de 2019

6ª Quarta-feira da Páscoa

CONCLUSÃO DA FESTA DA PÁSCOA
05 de Junho de 2016 (CC) / 23 de Maio (CE)
Ss. Miguel, Confessor, bispo de Sanada; María de Cleopas, Mirófora;
Eufrosina, Princesa de Polotsk, Higúmena do Mosteiro de São Salvador
TOM 5



São Miguel, o confessor, desde sua juventude desejou entrar para a vida monástica e foi enviado pelo Patriarca Tarásio de Constantinopla (784-806) para um mosteiro na costa do Mar Negro. O Patriarca Tarásio mais tarde o consagrou bispo da cidade de Sinaída, na Ásia Menor. São Miguel esteve presente no Sétimo Concílio Ecumênico em Nicéia, em 787. A pedido do Imperador, visitou o Califa Harun al-Rashid para conduzir as negociações de paz. Ele também realizou missões diplomáticas para Bizâncio na corte de Carlos Magno. Miguel entrou em choque com o Imperador Leão, o armênio, por causa de sua política iconoclasta, e foi exilado para a cidade de Eudokiada, onde morreu em 23 de maio, 826, na pobreza, porém fiel à Ortodoxia até o fim. 
Venerável Eufrosina, Princesa de Polotsk, Bielorussia.

Eufrosina era filha do Príncipe Vseslav, de Polotsk. Quando seus pais a queriam entregar em casamento, ela fugiu para um convento e foi tonsurada monja. Um anjo do Senhor lhe apareceu três vezes e lhe revelou onde ela deveria estabelecer um novo convento para as virgens. Eufrosina ainda atraiu sua irmã Eudóxia para a vida monástica, juntamente com muitas outras donzelas das fileiras da aristocracia. Sua prima, Zvenislava, por nascimento Princesa de Borisov, trouxe todas as suas riquezas, roupas e pedras preciosas e disse: 
"Toda a beleza deste mundo considero vaidade, e estes adornos preparado para o meu casamento, eu os dou à Igreja do Salvador; e a Ele me dou  em matrimônio espiritual, pondo minha cabeça sob Seu suave jugo e fardo leve". 
Eufrosina, então, a tonsurou monja e deu-lhe o nome de Eupráxia. 
Em sua velhice, Eufrosina desejando morrer em Jerusalém, orou a Deus por isto. Deus ouviu suas orações e, de fato, quando ela visitou Jerusalém, lá adormeceu. Eufrosina foi sepultada no Mosteiro de São Teodósio, em 23 de maio de 1173 dC. 


Atos 18:22-28

22 Tendo chegado a Cesaréia, subiu a Jerusalém e saudou a igreja, e desceu a Antioquia. 23 E, tendo demorado ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela região da Galácia e da Frígia, fortalecendo a todos os discípulos. 24 Ora, chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. 25 Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo entretanto somente o batismo de João. 26 Ele começou a falar ousadamente na sinagoga: mas quando Priscila e Áquila o ouviram, levaram-no consigo e lhe expuseram com mais precisão o caminho de Deus. 27 Querendo ele passar à Acáia, os irmãos o animaram e escreveram aos discípulos que o recebessem; e tendo ele chegado, auxiliou muito aos que pela graça haviam crido. 28 Pois com grande poder refutava publicamente os judeus, demonstrando pelas escrituras que Jesus era o Cristo.

João 12:36-47

36 Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Havendo Jesus assim falado, retirou-se e escondeu-se deles. 37 E embora tivesse operado tantos sinais diante deles, não criam nele; 38 para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? 39 Por isso não podiam crer, porque, como disse ainda Isaías: 40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. 41 Estas coisas disse Isaías, porque viu a sua glória, e dele falou. 42 Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele; mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; 43 porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus. 44 Clamou Jesus, dizendo: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou. 45 E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou. 46 Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 47 E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
† † †

Vésperas da Ascenção de Nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo

Isaías 2:2-3

2 Acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor, será estabelecido como o mais alto dos montes e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. 3 Irão muitos povos, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.
Isaías 62:10-63:3; 63:7-9

10 Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo; aplanai, aplanai a estrada, limpai-a das pedras; arvorai a bandeira aos povos. 11 Eis que o Senhor proclamou até as extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador; eis que com ele vem o seu galardão, e a sua recompensa diante dele. 12 E chamar-lhes-ão: Povo santo, remidos do Senhor; e tu serás chamada Procurada, cidade não desamparada. 1 Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestiduras tintas de escarlate? Este que é glorioso no seu traje, que marcha na plenitude da sua força? Sou eu, que falo em justiça, poderoso para salvar. 2 Por que está vermelha a tua vestidura, e as tuas vestes como as daquele que pisa no lagar? 3 Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo; eu os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor, e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura. 7 Celebrarei as benignidades do Senhor, e os louvores do Senhor, consoante tudo o que o Senhor nos tem concedido, e a grande bondade para com a casa de Israel, bondade que ele lhes tem concedido segundo as suas misericórdias, e segundo a multidão das suas benignidades. 8 Porque dizia: Certamente eles são meu povo, filhos que não procederão com falsidade; assim ele se fez o seu Salvador. 9 Em toda a angústia deles foi ele angustiado, e o anjo da sua presença os salvou; no seu amor, e na sua compaixão ele os remiu; e os tomou, e os carregou todos os dias da antiguidade.

Zacarias 14:1, 4, 8-11

1 Eis que vem um dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti. 4 Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; se o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul. 8 Naquele dia também acontecerá que correrão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isso. 9 E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome. 10 Toda a terra em redor se tornará em planície, desde Geba até Rimom, ao sul de Jerusalém; ela será exaltada, e habitará no seu lugar, desde a porta de Benjamim até o lugar da primeira porta, até a porta da esquina, e desde a torre de Hananel até os lagares do rei 11 E habitarão nela, e não haverá mais maldição; mas Jerusalém habitará em segurança.  

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário