sexta-feira, 14 de junho de 2019

7ª Sexta-feira da Páscoa

PÓS-FESTA DA ASCENSÃO DE CRISTO
14 de Junho de 2019 (CC) / 01 de Junho (CE)
O mártir Justino o Filósofo, e os que com ele estavam em Roma: 
Mártires Justino, Chariton e sua esposa Charita, Euelpistus, Hierax, de Peão, 
Valeriana e Justus e Charita (†166). 
Tom 6



São Justino foi um dos maiores mestres e filósofos da Igreja. Nasceu por volta do ano 100, em Sijem, Samaria. Seus pais eram gregos idólatras e impuseram esta mesma prática religiosa ao filho, que foi distinguido pela sua inteligência incrível. Seu espírito inquieto o levou a conhecer todas as filosofias de sua época sem que, no entanto, preenchessem suas expectativas.

Deus, conhecendo sua reta intenção e sua sincera busca filosófica das coisas divinas, um dia o atendeu. Estando Justino a caminhar próximo ao mar, conheceu um certo ancião, excelente conhecedor das Escrituras Sagradas. Teve início, então, um extenso diálogo no qual a Palavra de Deus foi semeada em seu coração. 
Justino, refletindo sobre as palavras do ancião, descobriu a verdade e, com os dons que possuía, não só se converteu ao cristianismo, como foi um de seus grandes defensores, dando mesmo a sua vida por ele. 
São Justino foi martirizado em Roma, morrendo decapitado por volta do ano 166 por ordem de Marco Aurélio. 
Os Santos Mártires Justino, Chariton, Euelpistos, Ierax, Peonus, Valerian, Justus e Charita

Os Santos Mártires Justino, Chariton, Euelpistos, Ierax, Peonus, Valerian, Justus e Charita sofreram ao mesmo tempo com São Justino, o Filósofo, no ano 166. Eles foram trazidos para Roma e jogados na prisão. Os santos confessaram com bravura a sua fé em Cristo perante a corte do comandante da cidade, Rústico. Este perguntou a São Justino, se na verdade ele pensou, que depois de sofrer torturas ele iria para o céu e receberia uma recompensa de Deus. São Justino respondeu que não apenas pensava, mas realmente sabia e acreditava nisso. 
O comandante da cidade propôs a todos os prisioneiros cristãos que eles oferecessem sacrifícios aos deuses pagãos. Mas ele recebeu sua recusa e emitiu uma sentença de morte. Os santos foram decapitados.

Oração Antes de Ler as Sagradas Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Atos 21:26-32

Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta. E quando os sete dias estavam quase a terminar, os judeus da Ásia, vendo-o no templo, alvoroçaram todo o povo e lançaram mão dele, Clamando: Homens israelitas, acudi; este é o homem que por todas as partes ensina a todos contra o povo e contra a lei, e contra este lugar; e, demais disto, introduziu também no templo os gregos, e profanou este santo lugar. Porque tinham visto com ele na cidade a Trófimo de Éfeso, o qual pensavam que Paulo introduzira no templo. E alvoroçou-se toda a cidade, e houve grande concurso de povo; e, pegando Paulo, o arrastaram para fora do templo, e logo as portas se fecharam. E, procurando eles matá-lo, chegou ao tribuno da coorte o aviso de que Jerusalém estava toda em confusão;O qual, tomando logo consigo soldados e centuriões, correu para eles. E, quando viram o tribuno e os soldados, cessaram de ferir a Paulo.

João 16:2-13

Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco. E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza. Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário