quinta-feira, 20 de junho de 2019

1ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

SEMANA DA SANTÍSSIMA TRINDADE
20 de Junho de 2019 (CC) / 07 de Junho (CE)
Santos Mártires Theodotos, Bispo de Ancyra e Zenaido
Tom 7


      
O Santo Mártir Theodotos viveu em Ancyra da Galácia no século III. Ele foi distinguido por uma gentileza e preocupação especiais. No auge da perseguição sob Diocleciano (284-305), ele forneceu aos cristãos todas as necessidades e deu-lhes abrigo em sua casa, onde secretamente eles celebravam os Ofícios Litúrgicos. São Teodotos visitou os prisioneiros cristãos na prisão, pagou sua fiança e reverentemente enterrou os corpos de mártires jogados para serem devorados por feras. Uma vez ele arrastou para fora da água e enterrou os corpos de sete santos martirizados, afogados no mar (Comm. 18 de maio). 
Eles relataram sobre isso ao Governador. Recusando-se a oferecer sacrifícios a ídolos e denunciando a loucura pagã, São Teodotos confessou a verdadeira fé em Cristo, pela qual o sujeitaram a terríveis torturas e decapitaram-no com a espada (+ 303). Eles queriam queimar o corpo do santo mártir, mas uma tempestade tornou inútil o intento, e eles o entregaram a um cristão para o enterro.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 1:28-2:9

28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; 29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; 30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; 31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; 32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam. 1 Portanto, és inescusável, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo. 2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade, contra os que tais coisas praticam. 3 E tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? 4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento? 5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, 6 que retribuirá a cada um segundo as suas obras; 7 a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção; 8 mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniqüidade; 9 tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e também do grego…

Mateus 5:27-32

27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. 28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. 29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno. 31 Também foi dito: Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. 32 Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.  

† † †

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Ó Rei Celestial, Consolador, Espírito da Verdade, que estás presente em todo lugar e tudo preenches. Tesouro dos bens e Doador da Vida, vinde e habita em nós e purifica-nos de todas impurezas e salva, Ó Bondoso, as nossas almas. 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário