terça-feira, 11 de junho de 2019

7ª Segunda-feira de Páscoa

PÓS-FESTA DA ASCENSÃO
10 de Junho de 2019 (CC) / 28 de Maio (CE)
São Nikita, Bispo de Calcedônia (9º Séc.)
Tom 6


O monge Nikita, o Confessor, bispo de Calcedônia, viveu na segunda metade do século VIII. Por sua vida agradável a Deus, ele foi elevado à dignidade de bispo de Calcedônia. 
São Nikita distinguiu-se pela sua caridade, ele sempre ajudou os pobres, levava os que moravam nas ruas para sua casa, se preocupava com os órfãos e viúvas, e intercedia pelos injustiçados. 
Durante o reinado do iconoclasta Leão, o armênio (813-820), São Nikita denunciou corajosamente a heresia iconoclasta e exortou seu rebanho a reverentemente venerar os santos ícones de Cristo, a Mãe de Deus e os dos Santos. São Nikita suportou muito sofrimento vindo prepotente Imperador e seus companheiros de pensamento semelhante; ele foi submetido a torturas e enviado para o exílio. O santo confessor Nikita morreu no início do século IX. De suas relíquias ocorreram milagres de cura. No cânon do serviço a ele, escrito pelo Presbítero de Constantinopla José, declara como glorificado entre os santos também o irmão de Santa Nikita - Santo Inácio.
Oração Antes de Ler as Sagradas Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Atos 21:8-14

8 Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. 9 Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam. 10 Demorando-nos ali por muitos dias, desceu da Judéia um profeta, de nome Ágabo; 11 e vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus ligarão em Jerusalém o homem a quem pertence esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. 12 Quando ouvimos isto, rogamos-lhe, tanto nós como os daquele lugar, que não subisse a Jerusalém. 13 Então Paulo respondeu: Que fazeis chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. 14 E, como não se deixasse persuadir, dissemos: Faça-se a vontade do Senhor; e calamo-nos.

João 14:27-15:7

27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. 28 Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu.  29 Eu vo-lo disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós creiais. 30 Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim; 31 mas, assim como o Pai me ordenou, assim mesmo faço, para que o mundo saiba que eu amo o Pai. Levantai-vos, vamo-nos daqui. 1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. 2 Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. 4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas. 7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito.  

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário