domingo, 16 de junho de 2019

Domingo de Pentecostes

DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE
16 de Junho de 2019 (CC) / 03 de Junho (CE)
Santos Padres e Mães de Atkara, Comemorado no Domingo da Trindade



Atkara tem sido uma fortaleza cristã desde os tempos apostólicos. Foi através desta região que Santo André, “O Primeiro a ser Chamado”, entrou na Geórgia, pregando o Evangelho pela primeira vez na terra ibérica. Nesta terra, na aldeia de Gonio, as sagradas relíquias do martirizado Apóstolo Matias estão enterradas.

Desde o século XVI, Atkara tem estado sujeita a constantes ataques dos turcos. Tendo alcançado uma vitória na guerra otomano-persa, os turcos ganharam uma grande parte do sul e oeste da Geórgia: Samtskhe, Atkara e Chaneti foram declaradas províncias turcas. Os invasores sabiam bem que, para conquistar completamente o povo georgiano, era necessário desarraigar o Cristianismo. Assim, eles instituíram uma campanha sistemática de conversão forçada ao Islã.

Quando eles falharam em atingir seu objetivo com suborno e engano, recorreram à violência. Em sua obra “A islamização da Geórgia”, ou a disseminação do Islã na Geórgia ocidental nos séculos 17 e 18, o renomado estudioso do início do século XX, Zakaria Chichinadze, recontou uma história que ouvira de um ancião idoso de Atkara: 
“Em Atkara, a implantação de O Islã enfrentou uma poderosa oposição. Muitos dos homens idosos e a maioria das mulheres apoiaram-se firmemente na fé cristã, e até desafiaram e debateram com os mulás turcos ... O número desses homens idosos em Atkara era consideravelmente alto. No final, foi emitida uma ordem: prender todos os dissidentes, forçá-los a se converterem ao islamismo e executar aqueles que resistissem. Em pouco tempo, todos os cristãos idosos de Atkara foram presos e presas. Em seguida, foram levados para o rio Atcharistsqali, para uma ponte do século XII conhecida como a "Ponte da Rainha Tamar". Naquela ponte, os otomanos ergueram uma guilhotina. Eles cortaram as cabeças dos idosos, enviaram as extremidades de suas línguas para o paxá e jogaram seus corpos no rio. Isso aconteceu cem anos atrás, no ano de 1790. ”
Forcas e uma guilhotina foram erguidas nas aldeias de Atcharistsqali, Keda, Chakvi, Khulo, Machakhela e Gonio. Os documentos preservados na coleção de manuscritos no Museu Akhaltsikhe descrevem em detalhes ainda mais horríveis o martírio dos cristãos Atkaranos: 
“A língua humana é impotente para descrever as torturas que os georgianos sofreram naqueles anos por confessar o cristianismo. Enquanto ainda estavam vivos, sua carne foi arrancada e seus corpos esquartejados; eles foram cortados em pedaços com espadas, suas barrigas rasgadas; eles foram assados em fogueiras. Foram perfurados com varas flamejantes, jogados em caldeirões de água fervente; chumbo fundido foi derramado em suas gargantas; e jogados em poças de cal quente ...”
A Igreja Apostólica da Geórgia tem contado entre os santos todos os santos pais e mães de Atkara que sacrificaram suas vidas em defesa da fé cristã. 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

MATINAS

João 20:19-23

19 Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco. 20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor. 21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós 22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos.

LITURGIA

I Antífona
R. Pelas orações da Mãe de Deus, salva-nos, Senhor.
V.1. Os Céus narram a glória de Deus,
e o firmamento anuncia a obra de Suas mãos.
V.2. Não são palavras nem são discursos
cujo sentido não se perceba.
V.3. Por toda a terra ressoa a Sua mensagem,
a Sua Palavra transmite-se até aos confins do universo.

Glória ao †Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, 
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos 

II Antífona
R. Salva-nos, Espírito Santo, Tu que desceste sobre os Apóstolos, a nós que a Ti cantamos: Aleluia!
V.1. Que o Senhor te escute no dia da provação,
que te proteja o Nome do Deus de Jacob!
V.2. Que do Seu Santuário Ele te socorra,
que de Sião Ele te sustente.
V.3. Que Ele Se lembre de tuas ofertas,
que teu holocausto Lhe seja agradável.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, 
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos 

Ó Filho Unigênito E Verbo De Deus…

III Antífona
V.1. Senhor, em Teu poder alegra-se o rei, em Teu auxílio exulta de alegria.
R. Tropárion da Festa, : “Tu És Bendito, ó Cristo nosso Deus…”
V.2 Satisfizeste os anseios de seu coração, não rejeitaste a prece de seus lábios.
V.3. Tu o tens cumulado com as bênçãos da Tua graça, colocaste-lhe na fronte uma coroa de finas joias.

Canto de Entrada
Que o Teu poder, Senhor, seja exaltado,
Nós cantamos a Tua suprema majestade.

Salva-nos, Espírito Santo, 
Tu que desceste sobre os Apóstolos, 
A nós que a Ti cantamos: Aleluia!

Tropárion da Festa Tom 8
Tu És Bendito, ó Cristo nosso Deus, / Que tornaste os pescadores cheios de sabedoria, / enviando-lhes o Espírito Santo,  ∕ e por eles conquistando o Universo. ∕∕  Ó Tu que amas a humanidade, glória a Ti! 

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, Agora e sempre e pelos séculos dos séculos 

Kondákion da Festa
Quando, outrora, desceu à terra, ∕ o Altíssimo confundiu as línguas e dispersou as nações. ∕ Agora que Ele distribui as línguas de fogo, ∕ chama todas as nações à unidade. / Numa só voz, // glorifiquemos o Espírito Santo..

Triságion
Vós todos que fostes batizados em Cristo, 
Vos revestistes de Cristo. Aleluia! (3x)

Glória ao Pai...

... vos revestistes de Cristo. Aleluia!

Vós todos que fostes batizados em Cristo, 
Vos revestistes de Cristo. Aleluia!

Prokímenon Tom 8

R. Por toda a terra ressoa a Sua mensagem,
a Sua Palavra transmite-se até aos confins do universo

V. Os Céus narram a glória de Deus,
e o firmamento anuncia a obra de Suas mãos.

Atos 2:1-11

1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.2 De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3 E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. 5 Habitavam então em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu. 6 Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.7 E todos pasmavam e se admiravam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses que estão falando? 8 Como é, pois, que os ouvimos falar cada um na própria língua em que nascemos? 9 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, 10 a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, 11 cretenses e árabes - ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus.


Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Pela Palavra do Senhor foram feitos os Céus,
e pelo Sopro de Sua boca todo o Seu exército.

Aleluia, aleluia, aleluia!
O Senhor olha do alto dos Céus
e vê todos os filhos dos homens.

Aleluia, aleluia, aleluia!

João 7:37-52; 8:12

37 Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. 39 Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado. 40 Então alguns dentre o povo, ouvindo essas palavras, diziam: Verdadeiramente este é o profeta. 41 Outros diziam: Este é o Cristo; mas outros replicavam: Vem, pois, o Cristo da Galileia? 42 Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi, e de Belém, a aldeia donde era Davi? 43 Assim houve uma dissensão entre o povo por causa dele. 44 Alguns deles queriam prendê-lo; mas ninguém lhe pôs as mãos. 45 Os guardas, pois, foram ter com os principais dos sacerdotes e fariseus, e estes lhes perguntaram: Por que não o trouxestes? 46 Responderam os guardas: Nunca homem algum falou assim como este homem. 47 Replicaram-lhes, pois, os fariseus: Também vós fostes enganados? 48 Creu nele porventura alguma das autoridades, ou alguém dentre os fariseus? 49 Mas esta multidão, que não sabe a lei, é maldita. 50 Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes: 51 A nossa lei, porventura, julga um homem sem primeiro ouvi-lo e ter conhecimento do que ele faz? 52 Responderam-lhe eles: És tu também da Galiléia? Examina e vê que da Galiléia não surge profeta. 12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.

Megalinárion
Os Apóstolos viram surpresos a descida do Consolador, / O Espírito Santo veio em forma de línguas de fogo. / Rejubila, Rainha e gloriosa Virgem-Mãe. / Que orador suficientemente rico em eloquência encontraria o tom conveniente que proporcionasse, 
Com elegância, um elogio digno de ti? / Pois todo o espírito vacila diante do mistério do teu parto divino; / E também nós unimos as nossas vozes para Te glorificar."

Cântico da Comunhão
Que o Teu Espírito, em Sua bondade, 
Me conduza pelo reto caminho.
Aleluia, aleluia, aleluia!

* Em vez de “Vimos a Luz Verdadeira”: Tropárion da Festa,: “Tu És Bendito, ó Cristo nosso Deus…”

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário