quarta-feira, 9 de outubro de 2019

17ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

09 de Outubro de 2019 (CC) / 26 de Setembro (CE)
Dormição do Apóstolo e Evangelista São João († séc. I);
Canonização de São Tikhon, Patriarca de Moscou (1989)
Tom 7

A Igreja Ortodoxa comemora no dia de hoje, a Dormição de São João, o Apóstolo Virgem, um dos maiores santos da Igreja que mereceu o título de «o Discípulo a quem Jesus amava». Junto à Cruz recebeu do Redentor como Mãe a Santíssima Virgem Maria, e com Ela – como Fonte da Sabedoria – a segurança doutrinária que lhe mereceu dos Padres da Igreja o título, por excelência, de «o Teólogo». 
A águia, símbolo da sublimidade de sua teologia, é o símbolo iconográfico de São João, o Teólogo. A iconografia de São João estende-se pelos séculos em amplos espaços geográficos. Na tradição bizantina predominam duas representações: A do santo aos pés do Crucificado, frequentemente ao lado oposto de onde se encontra a Virgem (à direita do Cristo), sem as demais pessoas, embora lembradas nos Evangelhos, presentes no Calvário, ou então o Evangelista é representado sentado, por vezes tendo ao lado o símbolo da águia, ditando ao seu escriba Prócoro a revelação. Ao centro do Iconostase, nas Portas Reais, debaixo da cena da Anunciação, é frequente a representação dos quatro evangelistas. São João é logo reconhecível, pois é o único, que está ditando a um discípulo. Na iconografia da Santa Ceia o discípulo amado é sempre representado com a cabeça sobre o peito do Mestre. Ele está presente, também, em numerosas cenas evangélicas ou tradicionais, como a Transfiguração, o Pentecostes, a Dormição da Virgem e muitas outras. 
São João repousou no Senhor quando tinha mais de cem anos de idade. Ele sobreviveu às outras testemunhas oculares do Senhor, e por um longo tempo permaneceu como a única testemunha restante da vida terrena do Salvador. Quando chegou a hora de sua partida, o Apóstolo João, saiu para além dos limites da cidade de Éfeso com as famílias de seus discípulos. Ele lhes ordenara que se-lhe preparasse uma sepultura em forma de cruz, na qual ele deitaria, dizendo a seus discípulos que eles deveriam cobrir seu rosto com um pano e depois encher a sepultura com terra. Os discípulos com lágrimas nos olhos, beijaram o rosto de seu amado mestre, mas não querendo ser desobedientes, cumpriram o que lhes fora pedido. Sabendo disto, outros discípulos de São João vieram para o lugar de seu sepultamento. Quando abriram a sepultura, eles encontraram o túmulo vazio. A cada ano no túmulo do Santo Apóstolo João, em 8 de maio, saia um fino pó, que os crentes juntavam e que era utilizado para a cura dos doentes. Por isso, também a Igreja celebra a memória do Santo Apóstolo João, o Teólogo, em 8 de maio. 
Leituras Comemorativas:  
João 21:15-25 Matinas 
1 João 4:12-19 Liturgia 
João 19:25-27; 21:24-25


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Efésios 3:8-21

8 A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo, 9 e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou, 10 para que agora seja manifestada, por meio da igreja, aos principados e potestades nas regiões celestes, 11 segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, 12 no qual temos ousadia e acesso em confiança, pela nossa fé nele. 13 Portanto vos peço que não desfaleçais diante das minhas tribulações por vós, as quais são a vossa glória. 14 Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, 15 do qual toda família nos céus e na terra toma o nome, 16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior; 17 que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, 18 possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. 20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, 21 a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.

Lucas 5:33-39


Disseram-lhe, então, eles: Por que jejuam os discípulos de João muitas vezes, e fazem orações, como também os dos fariseus, mas os teus comem e bebem? E ele lhes disse: Podeis vós fazer jejuar os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então, naqueles dias, jejuarão. E disse-lhes também uma parábola: Ninguém deita um pedaço de uma roupa nova para a coser em roupa velha, pois romperá a nova e o remendo não condiz com a velha. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão. E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário