sexta-feira, 11 de outubro de 2019

17ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

11 de Outubro de 2018 (CC) / 28 de Setembro (CE)
Ss. Caritão, o Confessor († 350); Profeta Baruc e Neófito de Chipre
Modo 2



São Caritão nasceu em Icônio, uma antiga cidade do sul da província romana da Galácia, durante o reinado de Aureliano (270 -275). Ele foi preso, torturado e condenado à morte por causa de sua fé cristã, mas finalmente foi libertado por um edito imperial. Mais tarde, mudou-se para a Palestina, onde passou a viver uma vida ascética. O santo converteu muitos judeus e pagãos à fé cristã. Tendo vivido durante muitos anos no deserto de Jed, estabeleceu vários mosteiros em toda aquela região, descansando em paz quando já contava com uma avançada idade.  
Comemoração do Santo Profeta Baruch  
O Santo Profeta Baruch foi um inseparável companheiro, discípulo, amigo e escriba do grande Profeta Jeremias (Comemorado em 1 de Maio). Ele escreveu um livro contendo suas palavras proféticas, para ser lido em público no Templo de Jerusalém. Assim como seu Mestre, São Baruch gravemente lamentou a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor; ensinou e censurou os judeus, e por eles foi afligido e padeceu vexame. Baruch testemunhou como mataram o Santo Profeta Jeremias apedrejando-o, assim como também tomou o seu corpo e o sepultou.  
Após o martírio do Profeta Jeremias, São Baruch viveu um curto tempo e morreu no Egito, no século VI antes do nascimento de Cristo. O Santo Profeta Baruch profetizou sobre o retorno dos judeus do cativeiro babilônico e sobre a desolação de Babilônia. Ele claramente vaticinou sobre a vinda ao mundo do Filho de Deus, que iria «morar com a humanidade». Sua profecia tem início com as seguintes palavras: 
«Este é o nosso Deus, e ninguém a Ele se compara» (Bar. 3: 36-38, 4: 1-5).  
O livro do profeta Baruch é anexo ao livro do Profeta Jeremias. Na véspera da Natividade de Cristo a partir dele são lidas as «paroemi» (leituras do Antigo Testamento), expressa como a profecia de Jeremias.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Efésios 4:17-25

17 Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente, 18 entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; 19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à lascívia para cometerem com avidez toda sorte de impureza. 20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo. 21 se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus, 22 a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscência do engano; 23 a vos renovar no espírito da vossa mente; 24 e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade. 25 Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. 

Lucas 6:17-23

E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos, e grande multidão de povo de toda a Judéia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Tiro e de Sidom; os quais tinham vindo para o ouvir, e serem curados das suas enfermidades, Como também os atormentados dos espíritos imundos; e eram curados. E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele virtude, e curava a todos. E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário