terça-feira, 8 de outubro de 2019

17ª Terça-feira Depois de Pentecostes

08 de Outubro de 2019 (CC) / 25 de Setembro (CE)
Santa Eufrosina de Alexandria; Caian; Finbar, 1º Bispo de Cork; Pafnúcio, o Egípcio e 546 Mártires; Repouso de São Sérgio de Radonezh, o Milagroso e de seus Discípulos Monges Atanásio e Teodósio; Eufrosina de Suzdal; Traslado das Santas Relíquias de Germano, Arcebispo de Kazan; Santo Ícone da Mãe de Deus, Evangelistria.
Tom 7


Eufrosina era filha única de uma família muito rica. Seu pai, Pafnúcio, era um dos homens mais ricos da cidade de Alexandria e, com sua esposa, distinguiam-se por sua fé em Cristo. Aos doze anos Eufrosina ficou órfã de sua mãe, e seu pai passou a se dedicar inteiramente ao cuidado e educação da filha. 
Aos 18 anos de idade, Pafnúcio, quis desposá-la com um jovem da alta sociedade. Entretanto, a alma de Eufrosina já havia compreendido o amor de Deus, e o casamento seria um sério obstáculo para a sua vida espiritual e seu serviço aos necessitados.

Certo dia, repartiu todos os seus bens com os pobres, saiu silenciosamente de sua casa disfarçada de homem e procurou abrigo num mosteiro. A Santa era muito admirada por sua luta espiritual e por sua predisposição ao trabalho. Viveu no mosteiro durante 38 anos, e ao final de seus dias se reencontrou com seu pai que, mais tarde, seria também consagrado monge. Assim, a vida de Eufrosina nos recorda as palavras do Evangelho que nos diz: 
«Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas, e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade» (Tt 2, 12) .


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Efésios 2:19-3:7

19 Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; 21 no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, 22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito. 1 Por esta razão eu, Paulo, o prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vós gentios... 2 Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; 3 como pela revelação me foi manifestado o mistério, conforme acima em poucas palavras vos escrevi, 4 pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, 5 o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas, 6 a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho; 7 do qual fui feito ministro, segundo o dom da graça de Deus, que me foi dada conforme a operação do seu poder.     

Marcos 11:11-23

11 Tendo Jesus entrado em Jerusalém, foi ao templo; e tendo observado tudo em redor, como já fosse tarde, saiu para Betânia com os doze. 12 No dia seguinte, depois de saírem de Betânia teve fome, 13 e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos. 14 E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso. 15 Chegaram, pois, a Jerusalém. E entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam; e derribou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam pombas; 16 e não consentia que ninguém atravessasse o templo levando qualquer utensílio; 17 e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores. 18 Ora, os principais sacerdotes e os escribas ouviram isto, e procuravam um modo de o matar; pois o temiam, porque toda a multidão se maravilhava da sua doutrina. 19 Ao cair da tarde, saíam da cidade. 20 Quando passavam na manhã seguinte, viram que a figueira tinha secado desde as raízes. 21 Então Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Olha, Mestre, secou-se a figueira que amaldiçoaste. 22 Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus. 23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário