sexta-feira, 18 de outubro de 2019

18ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

18 de Outubro de 2019 (CC) / 05 de Outubro (CE)
Santa Karitina, mártir († 304)
Tom 8



A Santa Mártir Karitina ficou órfão na infância e se criou como uma verdadeira filha pelo piedoso Christian Claudius. A jovem era muito bonita, muito sensata, amável e fervorosa na fé. Karitina transmitiu a outras pessoas seu amor por Cristo, e converteu muitos para o caminho da salvação. 
Dometius, o filho do Imperador Diocleciano, ouvindo falar dela, enviou soldados para levá-la de seu pai adotivo e levaram a julgamento. Cláudio ficou muito angustiado com a prisão de Karitina, mas foi confortado pelas  palavras da santa que o admoestava a não se entristecer, mas, ao contrário, que devia se alegrar, porque a sua morte seria uma bênção já que, «Deus aceita com alegria um sacrifício ofertado com perfume de suavidade» (Fl 4,18). Cláudio, emocionado com o que Karitina lhe disse, respondeu:  
«Lembra-te de mim quando estiveres com o Rei Celestial».  
Ao iniciar a audiência, o juiz questionou a santa:   
«É verdade, jovem donzela, que você é cristã e que engana os outros, levando-os a essa fé profana?» Karitina respondeu com coragem: 
«É verdade que sou cristã, mas é uma mentira que eu engano os outros, antes eu os conduzi dos erros para o caminho verdadeiro, levando-os ao meu Cristo.» 
Por sua forte confissão do Senhor Jesus Cristo, Santa Karitina foi submetida a horríveis tormentos, aos quais milagrosamente sobreviveu. Inspirado pelo demônio, o ímpio juiz, condenou Karitina a viver em um meretrício para ser estuprada. Temendo essa desonra, Santa Karitina orou a Deus para receber sua alma antes que pudessem contaminar seu corpo virginal. Enquanto ela se ajoelhava, orando a Deus, expirou e sua alma foi conduzida para o Reino imortal de Cristo no ano 304.


Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Efésios 6:18-24

Com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar. Ora, para que vós também possais saber como estou e o que estou fazendo, Tíquico, irmão amado e fiel ministro no Senhor, vos informará de tudo; o qual vos envio para este mesmo fim, para que saibais do nosso estado, e ele vos conforte o coração. Paz seja com os irmãos, e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.  

Lucas 7:31-35

31 A que, pois, compararei os homens desta geração, e a que são semelhantes? 32 São semelhantes aos meninos que, sentados nas praças, gritam uns para os outros: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não chorastes. 33 Porquanto veio João, o Batista, não comendo pão nem bebendo vinho, e dizeis: Tem demônio; 34 veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. 35 Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos. 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário