sábado, 5 de outubro de 2019

16º Sábado Depois de Pentecostes

05 de Outubro de 2019 (CC) / 22 de Setembro (CE)
S. Focas, mártir, bispo de Sinope († c. 110).
Tom 6

O Santo Mártir Focas nasceu na cidade de Sinope. Desde a juventude levou uma vida cristã virtuosa e em sua vida adulta, foi elevado a bispo de Sinope. São Focas converteu muitos pagãos à fé em Cristo. No momento de uma perseguição contra os cristãos sob o imperador Trajano (98-117), o Governador exigiu que o Santo renunciasse a Cristo. Após tortura feroz, eles submeteram São Focas em um banho de água fervente, onde morreu uma morte de mártir no ano 117. 
No ano 404 as relíquias do Santo foram transferidas para Constantinopla (Comemoração da Transferência de Relíquias é de 22 de Julho).São Focas é especialmente venerado como um defensor contra os incêndios, mas também como ajudador de pessoas que sofrem afogamento.
Santo Profeta Jonas
O Santo Profeta Jonas viveu no século VIII antes do nascimento de Cristo e foi sucessor do Profeta Eliseu. O Livro do Profeta Jonas está incluído na compilação da Bíblia e tem profecias sobre os julgamentos da nação israelita, os sofrimentos do Salvador, a queda de Jerusalém e o fim do mundo. Além das profecias, no livro de Jonas está relacionado, como ele foi enviado aos ninivitas, com uma pregação de arrependimento (Jon. 3: 3-10). 
Nosso Senhor Jesus Cristo, em conversa com os escribas e fariseus, que exigiam um sinal dEle, disse que nenhum sinal seria dado, exceto o sinal do Profeta Jonas: 
"E, assim como Jonas estava na barriga da baleia por três dias e três noites, assim, também, o Filho do Homem estará no coração da terra por três dias e três noites (Mt 12:40). 
Dessas palavras, o Senhor mostra claramente o significado simbólico do Livro do Profeta Jonas em relação à Morte na cruz, descida ao inferno e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Ao Se deparar com a falta de penitência e recalcitrância dos judeus, o Senhor disse: 
"Os ninivitas se levantarão para julgamento com esta geração e a condenarão - em que eles se arrependeram da pregação de Jonas; e aqui, ele é maior que Jonas " (Mt 12, 41). 

1 Coríntios 10:23-28

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem. Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude.
Lucas 4:31-36

E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados. E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade. E estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz, Dizendo: Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O Santo de Deus. E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal. E veio espanto sobre todos, e falavam uns com os outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem?

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário