sábado, 19 de outubro de 2019

18º Sábado Depois de Pentecostes

19 de Outubro de 2019 (CC) / 06 de Outubro (CE)
São Tomé, Apóstolo (séc. I)
Tom 8



O Santo, Glorioso e  Digno de toda honra Apóstolo Tomé, está incluído no número dos santos Doze Apóstolos do Salvador. Ele é comemorado em 06 de outubro e 30 de junho com a Synaxis dos Doze - gloriosos e dignos de louvor - Apóstolos de Cristo. Tomé nasceu na cidade galileia de Pansada e era um pescador. Ao ouvir as boas novas de Jesus Cristo, deixou tudo e O seguiu.

De acordo com a Santa Escritura, o Santo Apóstolo Tomé não creu nos relatos dos outros discípulos sobre a ressurreição de Jesus Cristo: 
«Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e colocar o meu dedo no sinal dos pregos, e tocar com minha mão no seu lado, não acreditarei» (João 20:25).

No oitavo dia após a Ressurreição, o Senhor apareceu para o apóstolo Tomé e mostrou-lhe as suas feridas. «Meu Senhor e meu Deus», gritou o Apóstolo (João 20:28).

Alguns ícones que retratam este evento estão inscritos «O Cético Tomé».Isso é incorreto. Em grego, a inscrição diz: «O toque de Tomé». Em eslavo, se diz, «A Fé de Tomé.» Quando São Tomé tocou o Vivificante lado do Senhor, ele já não tinha dúvidas.

«Tomé, embora mais fraco na fé do que os outros Apóstolos,» diz São João Crisóstomo, «trabalhou - pela graça de Deus - mais corajosa, zelosa e incansavelmente do que todos eles, de tal modo que fora pregar por quase toda a terra, não temendo proclamar a Palavra de Deus nem mesmo para as nações selvagens.»

De acordo com a Tradição da Igreja, o Santo Apóstolo Tomé fundou igrejas na Palestina, Mesopotâmia, Pérsia, Etiópia, Índia e China. A Tradição também indica que o Apóstolo Tomé batizou os Magos que adoraram o Menino Jesus. 
Por ter convertido a esposa e o filho do prefeito da cidade indiana de Meliapur (Melipur), o Santo Apóstolo foi preso, torturado e, finalmente, perfurado com cinco lanças, partiu para o Senhor. Partes das relíquias do Santo Apóstolo Tomé estão na Índia, na Hungria e no Monte Athos . O nome do Apóstolo Tomé é associado com o ícone árabe (ou Arapet) da Mãe de Deus ( 06 de setembro ). 
Leituras Comemorativas 
João 21:15-25 Matinas
1 Coríntios 4:9-16
João 20:19-31



Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Coríntios 15:39-45

Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves. E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.

Lucas 5:27-32

E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu. E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos; Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES

Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento. Que consolo para os pecadores! Mas é necessário deixar os pecados e fazer apenas o bem; e, ao fazer o bem, continuar a se chamar pecador, não apenas com a língua, mas no coração. Não peque, mas como verdadeiro pecador, arrependa-se e peça perdão ao Senhor. Quando você assim se dispuser, significa que você permanece na verdade; assim que você der lugar à justiça própria e começar a se considerar sem pecado, saiba que está se afastando do caminho certo e indo ao encontro daqueles para os quais não há salvação. 

Como podemos combinar uma vida adequada com sentimentos de pecaminosidade é algo que apenas os escribas perguntam. Eles ensinam, mas não praticam o que ensinam. Para quem segue o caminho da ação, isso é tão claro que ele não consegue entender como poderia ser de outra maneira.

Da Obra "Pensamentos Diários Para o Ano Inteiro"
de São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário