terça-feira, 22 de outubro de 2019

19ª Terça-feira Depois de Pentecostes

22 de Outubro de 2019 (CC) / 09 de Outubro (CE)
Santo Apóstolo Tiago, Filho de Alfeu; 
Andrônico e sua esposa Atanásia; Pai e Patriarca Abraão e seu sobrinho Ló; 
Mártires Juventino e Máximo; Poplia, Confessora da Fé e Diaconisa de Antioquia;
Santo Ícone da Mãe de Deus de Korsun.
Tom 1



Tiago, filho de Alfeu, era um dos Doze Apóstolos e irmão do Apóstolo e Evangelista Mateus. Testemunha das verdadeiras palavras e milagres de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, bem como da Sua Paixão, Ressurreição; após a descida do Espírito Santo no Pentecostes, na distribuição dos territórios de missão, lhe coube pregar o Evangelho de Cristo em Eleutherópolis e nas áreas circundantes, e depois no Egito, onde padeceu por seu Salvador.
 
Com grande poder em palavras e ações, Tiago divulgou a notícia salvadora da Palavra de Deus Encarnada, destruindo idolatrias, expulsando os demônios dos homens e curando todas as enfermidades e doenças em Nome do Senhor Jesus Cristo. Seu trabalho e zelo foram coroados de grande sucesso. Muitos pagãos passaram a crer em Cristo, igrejas foram construídas e organizadas, e sacerdotes e bispos foram ordenados.
 
Tiago sofreu martírio na cidade egípcia de Ostracina, sendo crucificado pelos pagãos. Assim, este grande e maravilhoso Apóstolo de Cristo tomou sua morada no Reino Celestial, para reinar eternamente com o Rei da Glória.

Oração Antes de Ler as Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Filipenses 1:8-14

Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável afeição de Jesus Cristo. E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho; De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares; E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.

Lucas 8:1-3

E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele, E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.
† † †

COMENTÁRIO

A vida intinerante e sem perspectivas financeiras ou seguranças econômicas que marca a vida terrena do Filho de Deus, não é meramente uma condição peculiar àqueles que decidiram largar tudo para servirem ao Reino de Deus.

Antes, é um sinal da alma e do sentimento que devem nortear a todos quantos  seguem o Cristo de Deus: devemos nos sentir como estrangeiros e peregrinos nesta terra, como se nada possuímos e nada ambicionando deste mundo, pois, não diz a Palavra Divina que a os Ministros do Altar vivem da Fé, mas, sim:

"O justo viverá pela fé" (Hab. 2:4);

Portanto, todo aquele que busca o Reino de Deus e a sua justiça, busca viver por esta Fé, que nos ensina que a fonte do nosso sustento não é o nosso trabalho secular, pois, se este nos faltar, a Fonte não se esgota. E, em outra parte diz:

"Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas pela comida que permanece para a vida eterna" (João 6:27); e, ainda mais:

"Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes". (1 Timóteo 6:8)

Por isto, devemos gastar o mínimo das nossas energias no que "nos dá segurança" neste mundo, para que possamos investir ao máximo as nossas forças naquilo que nos garante a segurança no mundo que há de vir.

Qualquer que rejeita esta orientação de vida, é cego tolo e segue a receita do fracasso existencial, pois edifica sua casa sobre a areia.
Pe. Mateus (Antonio Eça)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário