domingo, 6 de outubro de 2019

16º Domingo Depois de Pentecostes

06 de Outubro de 2019 (CC) / 23 de Setembro (CE)
Concepção do Santo Profeta e Glorioso Precursor João Batista
Tom 7


Esta foi a profecia de Isaías referindo-se ao Precursor: 
«Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus». (Is 40: 3). 
Esta voz foi a do Precursor São João Batista, nascido de forma miraculosa. Seu pai, Zacarias, era um sacerdote, e quando  estava incensando o altar no templo, viu um Anjo do Senhor  que lhe anunciou a chegada de um filho que deveria se chamar João. A alegria transbordou o coração de Zacarias, mas duvidou por um instante de que isso pudesse ser possível, pois sua mulher estava em idade já muito avançada. Então a Anjo lhe disse que, por ter duvidado, permaneceria privado da fala e audição até que a palavra de Deus fosse cumprida.  E, de fato, Isabel, completando-se os nove meses, deu à luz um filho. Oito dias depois, quando o menino foi levado para ser circuncidado, parentes quiseram impor o nome de seu pai, Zacarias, ao menino. Foi quando Zacarias, percebendo este movimento, escreveu num quadro negro o nome João, e imediatamente voltou a falar e a ouvir, e a alegria novamente tomou conta de todos. 
Leituras Comemorativas:  
Gálatas 4:22-31
Lucas 1:5-25


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

MATINAS (V)

Lucas 24:12-35

12 Mas Pedro, levantando-se, correu ao sepulcro; e, abaixando-se, viu somente os panos de linho; e retirou-se, admirando consigo o que havia acontecido. 13 Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios; 14 e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido. 15 Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e ia com eles; 16 mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não o reconheceram. 17 Então ele lhes perguntou: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes. 18 E um deles, chamado Cleopas, respondeu-lhe: És tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias? 19 Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. 20 e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades e entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram. 21 Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. 22 Verdade é, também, que algumas mulheres do nosso meio nos encheram de espanto; pois foram de madrugada ao sepulcro  23 e, não achando o corpo dele voltaram, declarando que tinham tido uma visão de anjos que diziam estar ele vivo. 24 Além disso, alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a ele, porém, não o viram. 25 Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! 26 Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? 27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. 28 Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, ele fez como quem ia para mais longe.n29 Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. 30 Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. 31 Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles. 32 E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras? 33 E na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles, 34 os quais diziam: Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão. 35 Então os dois contaram o que acontecera no caminho, e como se lhes fizera conhecer no partir do pão. 

LITURGIA


Tropárion
Pela Cruz venceste a morte / e abriste o Paraíso ao ladrão arrependido./ Converteste em alegria a lamentação das miróforas / e ordenaste os Teus Apóstolos anunciar / a Tua Ressurreição, ó Cristo Nosso Deus // Tu que concedes ao mundo a Tua infinita misericórdia.

Tropárion da Concepção de São João Batista Tom 4
Alegra-te, ó mulher estéril, que antes não eras capaz de ter um filho! / Pois eis! manifestamente concebeste a lâmpada do Sol, que iluminará o mundo que sofre de cegueira./ Dança, ó Zacarias, clamando com ousadia: // Aquele que nascerá é o profeta do Altíssimo!

Kondákion
O poder da morte não é mais suficientemente forte / para manter presos os homens mortais. / Pois Cristo desceu, fazendo em pedaços e destruindo esse poder. / O inferno agora esta atado e os profetas rejubilam dizendo: / “O Salvador veio para aqueles em fé // ide todos vós fiéis para Sua Ressurreição.”

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo ...

Kondákion no Tom I

Regozija-te com esplendor, ó grande Zacarias / e, tu, gloriosíssima Isabel, sua esposa, / pois, concebes, como prometido, a João, o Precursor, / a quem o Arcanjo, jubiloso, anunciou. / Ó homens, condignamente honrai // àquele que do mistério da Graça é pioneiro.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hino à Virgem
Ó admirável Protetora dos Cristãos ...

Prokímenon

O Senhor dará força ao Seu povo; 
Senhor abençoará o Seu povo com paz. (Sl. 27:11)


Tributai ao Senhor, ó filhos dos poderosos, 
Tributai ao Senhor glória e força. (Sl. 27:1)


2 Coríntios 6:1-10

Então nós, como colaboradores dele, rogamo- vos também para que não recebais a graça de Deus em vão. (Porque ele diz: Em tempo aceitável tenho ouvido, e em dia de salvação tenho socorrido. Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação). Não dando em nada ocasião de tropeço, para que o ministério não seja culpado; Mas, em todas as coisas, aprovando-nos como ministros de Deus, na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, no conhecimento, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus, pela armadura da justiça, à direita e à esquerda, por meio da honra e da desonra, por meio da má fama e da boa fama; como enganadores, porém verdadeiros; como desconhecidos, porém bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos; como tristes, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e todavia possuindo todas as coisas.


Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
É bom exaltar o Senhor
E cantar louvores ao teu Nome, ó Altíssimo (Sl 91:1) 

Aleluia, aleluia, aleluia!
Proclamar pela manhã o teu amor
E a tua fidelidade pela noite (Sl 91:2). 

Aleluia, aleluia, aleluia!

Lucas 5:1-11

E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.

HOMILIAS


“Cristo Escolheu Para Apóstolos a Alguns Pescadores”

Estando o bem-aventurado Pedro com outros dois discípulos de Cristo Senhor, Tiago e João, na montanha com o próprio Senhor, ouviu uma voz vinda do céu: Este é o meu Filho amado, meu predileto, escutai-o. Recordando este episódio, o mencionado apóstolo escreve em sua carta: Esta voz trazida do céu nós a ouvimos estando com ele na montanha sagrada. E em seguida continua dizendo: Isto nos assevera a palavra dos profetas. Se ouviu aquela voz do céu, e se garantiu a palavra dos profetas.

Este Pedro, que assim fala, foi pescador: e na atualidade é um inestimável sinal de glória para um orador ser capaz de compreender ao pescador. Esta é a razão pela qual o Apóstolo Paulo, falando dos primeiros cristãos, lhes dizia: Atenham-vos, irmãos, em vossa assembleia: não há nela muitos sábios, segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos aristocratas; pelo contrário: Deus o escolheu o néscio do mundo para humilhar aos sábios; Deus escolheu o fraco do mundo para humilhar ao forte. Ainda mais: tem escolhido o vil e desprezível, aquilo que não conta, para anular ao que conta.

Se para dar início a sua obra Cristo tivesse escolhido um orador, o orador teria dito: “Fui escolhido em consideração a minha eloquência”. Se tivesse escolhido um senador, o senador teria dito: “Fui escolhido em atenção a minha dignidade”. Finalmente, se tivesse primeiramente escolhido a um imperador, o imperador teria dito: “Fui escolhido em consideração ao meu poder”. Que esses tais descansem e aguardem ainda um pouco. Descansem um pouco: não se prescinda deles nem sejam desprezados; sejam somente diferidos aqueles que podem gloriar-se de si mesmos e em si mesmos.

Dá-me, diz, esse pescador, dá-me a esse ignorante e ao analfabeto, dá-me a esse com quem o senador não se digna falar, nem sequer quando lhe compra um peixe: dá-me a esse. E quando lhe tenha cumulado de meus dons, ficará manifesto que sou eu quem atuo. Ainda que seja verdade que me proponho a fazer o mesmo com o senador, o orador e o imperador: quando chegar o momento também o farei com o senador, mas com um pescador a minha ação é mais evidente. O senador pode gloriar-se de si mesmo, o orador também e o imperador: porém o pescador somente pode gloriar-se em Cristo. Que venha, que venha primeiro o pescador a ensinar a humildade que salva; através dele o imperador será mais facilmente conduzido a Cristo.

Lembrai-vos, portanto, do pescador santo, justo, bom, pleno de Cristo, em cujas redes, lançadas por todo o mundo, havia de ser pescado, junto com os outros, este povo africano; lembrai-vos, portanto, que ele tinha dito: Isto nos assevera a palavra dos profetas.

Bem-aventurado Agostinho, bispo de Hipona (séc. V)



“Fome de Ouvir a Palavra do Senhor”

Eis que chegarão dias – oráculo do Senhor – em que enviarei fome ao país; não fome de pão nem sede de água, mas de ouvir a palavra do Senhor. Vês que tipo de fome é a que atormenta aos pecadores? Vês qual é a fome que se abaterá sobre o país? O homem terreno aspira às coisas terrenas e não é capaz de perceber aquilo que é próprio do Espírito de Deus: padece fome da Palavra de Deus, não escuta os preceitos da lei, desconhece a correção dos profetas, ignora os conselhos apostólicos, não reage à medicação do Evangelho.

Porém, para os justos e para aqueles que meditam a sua lei dia e noite, a sabedoria colocou a sua mesa, matou as suas reses, misturou seu vinho na taça e o anuncia a altas vozes, não para que todos acorram, não para que venham ao seu banquete os abastados, os ricos ou os sábios deste mundo, mas para que venham – caso existam – os inocentes, ou seja, se há alguém que seja humilde de coração, que em outro lugar são denominados “pobres em espírito”, mas ricos na fé: estes sim, que acorram ao banquete da sabedoria e, saciados de seus manjares, esconjurem a fome que se abate sobre o país.

E tu, cuidado, não vá ser confundido com um egípcio e acabes morrendo de fome; não aconteça que, embrenhado nos negócios deste mundo, te afaste dos manjares da sabedoria que diariamente se oferecem nas igrejas de Deus. Porque se te fazes de surdo ao que se lê ou comenta na igreja, é inevitável que padeças fome da Palavra de Deus.

Mas se tu descendes da estirpe de Abraão e conservas a nobreza da raça de Israel, continuamente a lei te alimenta, os profetas te nutrem e até os apóstolos te oferecem opulentos banquetes. Os próprios evangelhos te convidarão a sentar-te com Abraão, Isaac e Jacó no reino do Pai, para que ali comas da árvore da vida e beba o vinho da vide verdadeira, o vinho novo, em companhia de Cristo no reino de seu Pai. Porque destes manjares não podem jejuar nem padecer fome os amigos do noivo, enquanto o noivo está com eles.

Orígenes (séc. III)



“Por mim muitos povos renasceram para Deus”

E estou em muita dívida com Deus, que foi quem me deu uma graça tão grande, a saber: que por mim muitos povos renasceram para Deus e logo foram confirmados; que em todas as partes por eles foram ordenados clérigos, para toda a multidão que recém chegou à fé e que o Senhor tomou dos extremos da terra, como antes tinha prometido por seus profetas: Virão a ti povos dos extremos da terra e dirão: nossos pais prepararam para si ídolos e não existe utilidade neles; e novamente: coloquei-te como luz entre os povos, para que sejas salvação até o extremo da terra.

E ali quero aguardar a promessa daquele que em verdade nunca engana, como promete no Evangelho: Virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão com Abraão, Isaac e Jacó. Assim cremos que os crentes virão de todo o mundo.

Por isso, na verdade convém pescar bem e com empenho, como adverte e ensina o Senhor, dizendo: Vinde após mim e vos farei pescadores de homens; e novamente diz pelos profetas: Eis aqui que envio muitos pescadores e caçadores, afirma Deus... Por isso convinha muito que estendêssemos nossas redes, para que uma copiosa multidão e povo fossem capturados para Deus e em todas as partes houvesse clérigos que batizassem e exortassem a um povo indigente e ansioso, como o Senhor no Evangelho diz, adverte e ensina: Ide e ensinai a todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que ordenei. Eis que estarei convosco todos os dias até o fim do mundo. E novamente afirma: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura: quem crer e for batizado, será salvo; quem não crer, será condenado. E de novo: Será anunciado o Evangelho do reino em todo o mundo como testemunho para todos os povos, e então virá o fim. E o Senhor novamente preanuncia através do profeta: E será nos últimos dias, diz o Senhor; derramarei meu espírito sobre toda carne e vossos filhos e filhas profetizarão, vossos jovens terão visões e vossos anciãos sonhos; naqueles dias derramarei o meu Espírito sobre meus servos e sobre minhas escravas, e profetizarão. E em Oseias diz: Chamarei “meu povo” ao que não é meu povo; e ao que não alcançou misericórdia, “o que alcançou misericórdia”; e no mesmo lugar onde se disse: “vós sois meu povo”, ali serão chamados “filhos do Deus vivo”.

São Patrício (séc. V)
Fonte: Lecionário Patrístico

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário