segunda-feira, 14 de outubro de 2019

18ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

14 de Outubro de 2019 (CC) / 01 de Outubro (CE)
Festa da Proteção da Santa Mãe de Deus
Santo Ananias, Apóstolo [dos 70] (séc. I);
São Romano, o Melodista (556)
Tom 8

"Hoje a Virgem está no meio da Igreja, 
e com coros dos Santos invisivelmente ora a Deus por nós. 
Anjos e Bispos a veneram, 
os apóstolos e profetas alegram-se juntos, 
pois, para nosso bem, ela suplica ao Deus Eterno!"

Esta aparição milagrosa da Mãe de Deus ocorreu em meados do século décimo, em Constantinopla, na igreja de Blachernae, onde seu manto, véu, e parte de seu cinto foram preservados depois de serem transferidos da Palestina no século quinto. 
No domingo, 1º de Outubro durante toda a noite de Vigília, quando a igreja estava cheia de pessoas em oração, o Servo de Cristo, Santo André (2 de outubro), na quarta hora, levantou os olhos para o céu e viu a nossa Santíssima Senhora Mãe de Deus, resplandecente de luz celestial, rodeada pela assembleia dos santos. São João o Batista e o Santo Apóstolo João, o Teólogo acompanhavam a Rainha dos Céus. De joelhos a Santíssima Virgem chorando orou pelos cristãos por um longo tempo. Então, aproximando-se do Trono do Bispo, ela continuou sua oração. Depois de concluir sua oração, ela tomou o véu e espalhou-o sobre o povo em oração na igreja, protegendo-os dos inimigos visíveis e invisíveis. A Santíssima Senhora Mãe de Deus resplandecia com a glória celestial, e o véu protetor em suas mãos brilhava "mais do que os raios do sol."  Santo André olhou com tremor a visão milagrosa e perguntou ao seu discípulo, o abençoado Epifânio que estava em pé ao seu lado: 
"Você vê, meu irmão, a Santa Mãe de Deus, rezando por todo o mundo?" Epifânio respondeu: "Eu vejo, ó santo Pai, e eu estou em temor." 
A Santíssima Mãe de Deus suplicou ao Senhor Jesus Cristo para aceitar as orações de todos os povos que invoquem o seu nome Santíssimo, e a responder rapidamente à sua intercessão: 
"Ó Rei Celestial, aceita todos aqueles que a Ti rezam e chamam pelo meu nome para ajudar. Não os deixe sem auxílio". 
Santo André e Epifânio eram dignos de ver a Mãe de Deus em oração, e "por um longo tempo observaram a propagação do manto de proteção sobre o povo, e este manto se mantinha brilhante, com lampejos de glória". Enquanto a Santíssima Theotókos estava lá, o manto de proteção era também visível, mas com a sua partida, também tornou-se invisível. Depois de o levar consigo, ela deixou para trás a graça de sua visitação." 
Na igreja Blachernae, a memória da aparição milagrosa da Mãe de Deus foi lembrada. No século XIV, o peregrino russo Alexander, viu na igreja um ícone da Santíssima Theotókos orando pelo mundo, representado por Santo André na sua contemplação (...) . 
A festa celebra a destruição por obra divina da frota que ameaçava Constantinopla, em algum momento do ano 864-867 ou de acordo com o historiador russo Vasiliev, em 18 de junho, 860. (...) 
Igrejas em honra da proteção da Mãe de Deus começaram a surgir na Rússia, no século XII. Amplamente conhecido por seu mérito arquitetônico é o templo da Proteção da Mãe de Deus, que foi construído no ano de 1165 pelo santo Príncipe Andrei Bogoliubsky. Os esforços do príncipe santo também ajudaram a estabelecer na Igreja Russa a Festa da proteção da Mãe de Deus, por volta do ano 1164. 
Em Novgorod, no século XII, havia um mosteiro da Proteção da Santíssima Deípara (chamado mosteiro Zverin), em Moscou. Também, sob o czar Ivan, o Terrível, a Catedral da Proteção da Mãe de Deus foi construída e a Igreja da Santíssima Trindade (conhecida como a igreja de São Basílio, o Bendito). 
Na Festa da Proteção da Santíssima Deípara imploramos a defesa e assistência da Rainha do Céu: 
"Lembra-te de nós, em tuas orações, 
ó Virgem Senhora Mãe de Deus, 
que não pereçamos pelos nossos pecados. 
Proteja-nos de todo o mal e das desgraças, 
porque em ti esperamos, 
e venerando a festa de tua Proteção, te exaltamos!"

FONTE: Blog da Missão Ortodoxa Russa Proteção da Mãe de Deus - Rio de janeiro - RJ
† † † 
Leituras Comemorativas  
Lucas 1:39-49, 56 (Matinas)
Hebreus 9:1-7 (Epístola)
Lucas 10:38-42; 11:27-28 (Evangelho)  
Oração

«À tua proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezes as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livra-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita!» 




Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Efésios 4:25-32

25 Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; 27 nem deis lugar ao Diabo. 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. 31 Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. 32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.  

Lucas 6:24-30

Mas ai de vós, ricos! porque já tendes a vossa consolação. Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis. Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas. Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.

† † †

COMENTÁRIO


“Não Podeis Servir a Deus e ao Dinheiro”

Ninguém pode servir a dois Senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro... Considera que grande proveito nos declara novamente esta passagem; e como ao mesmo tempo afasta o que é prejudicial e prepara o que é conveniente para a salvação. Pois diz que as riquezas vos prejudicam não só porque fornecem aos ladrões armas contra vós, nem só porque cobrem de trevas as vossas mentes, mas também porque vos afastam do serviço de Deus e vos precipitam nas mãos do dinheiro, seres inanimados e que com dois fios vos ferem; que tornam escravos aqueles que deveriam mandar; e que vos separam do serviço de Deus a quem de forma incondicional deveis servir.

Da mesma maneira que anteriormente demonstrou haver um duplo prejuízo, como que as riquezas se acumulem onde a traça a corrói e que não se depositem no local onde é seguro o depósito; assim também nesta passagem declara um duplo prejuízo: que afastam do serviço de Deus e que escravizam ao dinheiro. Contudo, ele não declara isso imediatamente, porque o vai preparando mediante considerações do dia a dia, dizendo: Ninguém pode servir a dois senhores. Refere-se a dois senhores que ordenam coisas opostas, pois se isto não acontecesse já não seriam dois. Por isso diz a Escritura: A multidão dos que tinham crido eram um só coração e uma só alma, pois embora estivessem divididos em muitos corpos, contudo, a concórdia os tornava um só.

Insistindo, em seguida, diz não só que o apego às riquezas não lhe será de proveito, mas que o odiará e desprezará. Porque, ou odiará a um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Parece que disse duas vezes a mesma coisa, mas não procedeu dessa maneira sem motivo, mas para demonstrar desta forma que a mudança para melhor é fácil. Para que não te desculpes alegando que já te encontras escravo das riquezas e oprimido por sua tirania, te demonstra que podes passar para o lado oposto; e assim como o podes fazer daqui para lá, também o pode de lá para cá.

Disse isto de forma genérica para persuadir ao ouvinte a que se constituísse juiz imparcial daquilo que lhe dizia, e assim desse a sua sentença considerando a própria natureza das coisas; tão logo o viu dar o parecer afirmativo, finalmente se referiu a si mesmo e disse: Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Fiquemos horrorizados de ver que coisas obrigamos Cristo a dizer, até fazê-lo comparar e colocar frente a frente Deus e o ouro. Mas se isto é terrível, muito mais terrível é que nós realmente o façamos, e prefiramos a tirania do ouro ao temor de Deus.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário