sábado, 28 de novembro de 2020

25º Sábado Depois de Pentecostes


INÍCIO DA QUARESMA DE NATAL
28 de Novembro de 2020 (CC) / 15 de Novembro (CE)
Ss. Gurias (Esl.: Gurij), Samonas e Habib, mártires (início do séc. IV)
Tom 7



Os santos Gorias e Samonas foram presos durante a perseguição de Diocleciano. Como eles se recusaram a render sacrifícios aos deuses pagãos, foram pendurados pelas mãos com pesos amarrados aos pés. Depois, passaram três dias no interior de um horrível calabouço, sem comer ou beber. Quando foram retirados de lá, Gorias estava agonizante. Samonas foi cruelmente torturado mais uma vez, mas permaneceu firme na fé. Ambos morreram decapitados. 
Mais tarde, um diácono de Edessa de nome Habib, escondeu-se durante a perseguição de Licínio, mas finalmente se entregou para também ganhar a coroa do martírio. O magistrado perante o qual compareceu, fez a tentativa de convencê-lo a abjurar a fé e, em troca, escapar com vida, mas Habib se recusou a isso, sendo por isso condenado à fogueira. Sua mãe e outros parentes acompanharam até o local da execução. Os carrascos deram permissão para que se desse o beijo da paz entre eles, antes de serem atirados às chamas. Os cristãos recolheram depois o corpo do mártir, que o fogo não havia consumido, e sepultaram-no num local próximo de seus companheiros e amigos Gorias e Samonas.  As relíquias desses mártires estão conservadas num dos dois principais santuários de Edessa, na Síria.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Gálatas 1:3-10

Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo, O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai, Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém. Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. 

Lucas 9:37-43

E aconteceu, no dia seguinte, que, descendo eles do monte, lhes saiu ao encontro uma grande multidão; E eis que um homem da multidão clamou, dizendo: Mestre, peço-te que olhes para meu filho, porque é o único que eu tenho. Eis que um espírito o toma e de repente clama, e o despedaça até espumar; e só o larga depois de o ter quebrantado. E roguei aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam. E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? Traze-me aqui o teu filho. E, quando vinha chegando, o demônio o derrubou e convulsionou; porém, Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino, e o entregou a seu pai. E todos pasmavam da majestade de Deus. E, maravilhando-se todos de todas as coisas que Jesus fazia, disse aos seus discípulos:

† † †

Diretrizes Para a Quaresma de Natal (Jejum da Natividade)
 15 de novembro (28/11)* a 24 de dezembro (06/01) 


O jejum da Natividade (Quaresma de Natal) é um dos quatro períodos canônicos de jejum do calendário eclesiástico Ortodoxo. Este é um jejum jubiloso em preparação para o Natal de Cristo. Esta é a razão pela qual é menos rigoroso do que outros períodos de jejum.  
O jejum da Natividade é dividido em dois períodos:  
O 1º período é de 28 de novembro do calendário Civil (15/11 Eclesiástico) a 01 de janeiro (19/12 C.E.), quando a disciplina do jejum tradicional (abstinência total de carne, laticínios, peixe, vinho e óleo) é observada. É permitido o consumo de vinho e óleo às terças e quintas-feiras. Da mesma forma, peixe, vinho e óleo são permitidos aos sábados e domingos. 
O 2º período é o de 2 de janeiro a 6 de janeiro do calendário civil (20 a 24 de dezembro C.E), quando a disciplina do jejum tradicional (abstinência total de carne, laticínios, peixe, vinho e óleo) é observada. O consumo de vinho e óleo é permitido apenas aos sábados e domingos durante este período.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário