quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

27ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

09 de Dezembro de 2020 (CC) / 26 de Novembro (CE)
São Níkon, o Metanoíta, monge († séc. X)
Jejum da Natividade
Tom 1

O Monge Alypios, o Morador do Pilar, nasceu na cidade de Adrianópolis, na Paphlagonia. Sua mãe, uma cristã, logo ficou viúva, e entregou seu filho para a educação ao bispo Teodoro, enquanto ela mesma, tendo distribuído seus bens aos pobres, começou a viver uma vida ascética perto da igreja e se dignou à vocação de diaconisa.

Santo Alypios desde os seus primeiros anos quis dedicar a sua vida a Deus e ansiava pela vida solitária, embora o bispo Teodoro não lhe tivesse dado permissão para o fazer. Certa vez, quando Santo Alypios estava acompanhando sua Vladyka a Constantinopla, a sagrada Mártir Eutimia apareceu para ele em uma visão, convocando Santo Alypios para retornar a Adrianópolis e fundar uma igreja em seu nome. Com os meios oferecidos pelos crentes em Adrianópolis, Santo Alypios construiu uma igreja em nome da santa Mártir Eutimia, no local de um templo pagão dilapidado, infestado por legiões de demônios. Ao lado da igreja, e a céu aberto, sobre uma tumba pagã, o santo ergueu um pilar. Por cinquenta e três anos, o Monge Alypios ascetizou no pilar, orando a Deus e ensinando muitos que iam a ele. Os demônios, que infestavam o cemitério pagão, caíram sobre o asceta à noite e o atiraram pedras. Santo Alypios, não querendo nada para impedir os ataques dos espíritos das trevas, então até destruiu o alpendre de luz que o protegia da chuva e do vento. Diante da firmeza conquistadora do santo, os demônios abandonaram para sempre este lugar, que havia sido santificado por seu ato de martírio voluntário. Apenas 14 anos antes de sua morte, Santo Alypios não conseguia mais ficar de pé e foi compelido pela fraqueza de suas pernas a se deitar de lado, suportando sofrimentos dolorosos com humilde gratidão. Em torno da coluna do monge gradualmente surgiram dois mosteiros: de um lado - um mosteiro de homens, e do outro - um mosteiro de mulheres. O monge Alypios introduziu para ambos os mosteiros ustavs estritos (regras monásticas) e até sua morte dirigiu os dois mosteiros. O monge morreu no ano 640, aos 118 anos. O corpo do venerável morador da coluna foi sepultado na igreja por ele fundada em homenagem à santa Mártir Eutimia. As relíquias do santo de Deus curaram muitos que vieram pela fé.São Nikon, nascido em Ponto, abandonou seus amigos de juventude para entrar no Monastério de Crisopetro. Lá viveu doze anos entregue à oração e exercícios penitenciais austeros. Por causa de suas eloquentes conferências e exortações, fruto espiritual  de sua vida monástica, motivou seus superiores a designá-lo como pregador da palavra de Deus ao povo. Assim pois, São Nikon partiu  para uma missão em Creta, que acabava de livrar-se dos sarracenos. 
Comemoração de São Nikon 
São Nikon converteu muitos cristãos que tinham abraçado a religião islâmica. Por iniciar sempre as suas pregações com a palavra “Metanoia” (Arrependimento, conversão), o povo lhe deu este sobrenome. São Nikon ensinava seus ouvintes a cortar os vícios pela raiz e, desse modo, conseguiu muitas conversões. 
Depois de quase 20 anos de missão e pregação em Creta, mudou-se para o continente. Em Esparta e outras regiões da Grécia, anunciou a palavra de Deus e confirmou a doutrina que pregava com milagres. Faleceu em 998 num monastério do Peloponeso.


Oração Antes de Ler as Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Timóteo 5:22- 6:11 

A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro. Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades. Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o juízo; e em alguns manifestam-se depois. Assim mesmo também as boas obras são manifestas, e as que são de outra maneira não podem ocultar-se. Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta. Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscência loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 

Lucas 18:15-17, 26-30

E traziam-lhe também meninos, para que ele lhes tocasse; e os discípulos, vendo isto, repreendiam-nos. Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele. E os que ouviram isto disseram: Logo quem pode salvar-se? Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus. E disse Pedro: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos. E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.


† † †

ORAÇÃO

Salmo 24

A Ti, Senhor, elevei a minha alma, meu Deus, em Ti confio, não seja eu envergonhado, não zombem de mim meus inimigos. Porque todos os que em Ti esperam não sofrerão vexame. Envergonhados sejam todos os obreiros de futilidades.

Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos, e ensina-me as Tuas veredas. Orienta-me, segundo a Tua verdade, e ensina-me, pois És Deus, meu salvador e sempre tenho esperado por Ti.

Recorda-Te de Tuas misericórdias, Senhor, porque Tuas misericórdias são eternas. Não Te lembres dos pecados de minha juventude e nem de minha ignorância. Recorda-Te de mim, ó Deus, segundo a Tua misericórdia, por causa de Tua bondade, ó Senhor.

O Senhor É bondoso e reto, por isto estabelece uma Lei para os delinquentes no caminho; 
Guiará os mansos no juízo, ensinará aos dóceis os Seus caminhos. Todos os caminhos do Senhor são misericórdia e verdade para os que buscam Sua Aliança e Seus testemunhos. Por amor de Teu Nome, Senhor, perdoarás o meu pecado. Ele é, de fato muito grande. 

Quem é o homem que teme ao Senhor? Ele o instrui no caminho que Ele escolheu. Sua alma repousará no meio de bens, e sua descendência herdará a terra. O Senhor É a força dos que O temem, e a estes faz conhecida a Sua aliança. 

Os meus olhos estão continuamente postos no Senhor; pois Ele É Quem há de tirar os meus pés do laço. Olha para mim, e tem misericórdia de mim, porque estou solitário e pobre. Multiplicaram-se as aflições de meu coração. Livra-me da minha tristeza. Vê minha humilhação e minha labuta, e perdoa todos os meus pecados. Vê como se multiplicaram os meus inimigos, e com que ódio iníquo me odeiam. Guarda a minha alma e livra-me, e assim não serei envergonhado, porque em Ti esperei.

O inocente e o reto juntaram-se a mim, porque eu esperei por Ti, ó Senhor.

Livra, ó Deus, a Israel de todas as suas tribulações.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Aleluia, aleluia, aleluia, glória a Ti, ó Deus (3x)

Senhor, tem piedade (3x)

Nenhum comentário:

Postar um comentário