sábado, 6 de março de 2021

2º Sábado do Triódion

06 de Março de 2021 (CC) / 22 de Fevereiro (CE)
Santos Timóteo de Symboleia, na Bitínia (795); Estácio, Arcebispo de Antioquia (337); George Bispo de Amastris, no Mar Negro (805); 
João Escolástico, Patriarca de Constantinopla (577); 
Zacarias, Patriarca de Jerusalém (633); Santo Ícone da Mãe de Deus Kozelenskaya.
Abstinência de Carne
Tom 5


São Timóteo de Symbola, era de ascendência italiana. Tornou-se monge ainda jovem e procurou o ascetismo em um mosteiro chamado "Symbola", na Ásia Menor, perto do Monte Olimpo. Naquela época Teoctisto era o arquimandrita do mosteiro. São Timóteo foi discípulo de Teoctisto e também de São Platão do Mosteiro de Studion (5 de abril). Atingindo um alto grau de perfeição espiritual, recebeu de Deus o dom de curar os doentes e expulsar os espíritos imundos. Passou muitos anos como eremita, vagando pelo deserto, montanhas e florestas, de dia e de noite, oferecendo orações ao Senhor Deus. Faleceu bem idoso, no ano de 795.  
Comemoração de São George, Bispo de Amastris 
No início do século IX, habitava em chromma, próximo a Amastris, às margens do Mar negro,  o casal Teodósio e Mageta. Casados já há muito tempo, ainda não havia sido agraciados com filhos. Rezavam a pedindo a Deus para que lhes enviasse um. Deus escutou as orações do casal e, quando nasceu um menino, puseram-lhe o nome de George. Aos três anos de idade, o menino caiu em uma fogueira e ficando entre a vida e a morte. Mesmo salvo, as queimaduras lhe deixaram cicatrizes nas mãos e num dos pés. George era de uma bondade extraordinária, o que surpreendia a todos. Completou seus estudos eclesiais e, em sua ordenação sacerdotal muitas pessoas que o viram crescer ou que o conheciam sua fama estiveram presentes. O jovem sacerdote sentiu-se chamado a viver de forma mais despreendida das coisas do mundo e foi para o deserto no Monte Sirik, onde  encontrou um ancião anacoreta que lhe iniciou na vida eremitica. Juntos permaneceram até a morte de seu pai espiritual que havia lhe pedido que, após sua morte, para que não ficasse sozinho, fosse morar no monastério de Bonissa. George,  ainda que desconhecido, foi aceito pelos monges que o tratavam como um velho amigo. No entanto, o povo de Amastris não havia ainda se esquecido de George. 
Quando o bispo local faleceu, George foi eleito para sucedê-lo, e o povo foi ao monastério onde vivia para lhe comunicar sobre sua eleição. Como George se negasse a aceitar o cargo, a comitiva o convenceu a ir a Constantinopla para ser apresentado ao Patriarca Tarásios. O Patriarca recordou-se de George  pois alguns anos antes, em Constantinopla, havia participado de alguns ofícios, cantando no coro. Era costume do Patriarca dar aos cantores, após o oficio, uma pequena espórtula, e George negou-se a recebê-la, o que impressionou muito o Patriarca Tarásios. O Patriarca mostrou-se decidido a consagrar George bispo, ainda que o imperador tivesse um outro candidato para ocupar o trono em Amastris. Por ter sido eleito pelo povo, o Patriarca resolveu então proceder uma nova eleição entre os dois candidatos. George novamente foi eleito e foi consagrado pelo Patriarca e recebido pelo povo com grande alegria. O novo bispo foi um pai para o seu povo, e sua prudência não superou sua piedade. Naquela época, a região era freqüentemente atacada pelos sarracenos.  Sabendo disso que isso era iminente, o bispo avisou aos camponeses para que se refugiassem dentro das muralhas da cidade. Não acreditando no perigo, negavam-se a sair de suas casas. O bispo George, então, foi de casa em casa para convencer os moradores a irem para dentro  dos muros da cidade. Os camponeses obedeceram seu bispo e os inimigos, ao chegar, decidiram retirar-se ao ver que a cidade estava preparada para expulsá-los.  

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Coríntios 10:23-28

23 Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 24 Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o de outrem. 25 Comei de tudo quanto se vende no mercado, nada perguntando por causa da consciência. 26 Pois do Senhor é a terra e a sua plenitude. 27 Se, portanto, algum dos incrédulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, nada perguntando por causa da consciência. 28 Mas, se alguém vos disser: Isto foi oferecido em sacrifício; não comais por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência;

Lucas 21:8-9, 25-27, 33-36

8 Respondeu então ele: Acautelai-vos; não sejais enganados; porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu; e: O tempo é chegado; não vades após eles. 9 Quando ouvirdes de guerras e tumultos, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam essas coisas; mas o fim não será logo. 25 E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. 26 os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados. 27 Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória. 33 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão. 34 Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço. 35 Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra. 36 Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem. 


COMEMORAÇÃO DOS FALECIDOS



1 Tessalonicenses 4:13-17

13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. 15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 

ENSINO DOS SANTOS PADRES

São Teófano, o Recluso
Agora, a Santa Igreja dirige nossa atenção para além das fronteiras da nossa vida presente, a nossos pais e irmãos que passaram por aqui. A Igreja espera que, lembrando-nos do seu estado (que nós mesmos não escaparemos), para nos preparar para passarmos a semana da Abstinência de Carne adequadamente, bem como a Grande Quaresma que se segue. Vamos ouvir a nossa mãe Igreja; e comemorando nossos pais e irmãos, vamos cuidar para nos prepararmos para a nossa passagem para o outro mundo. Vamos trazer à mente os nossos pecados e lamentá-los, estando determinados a de agora em diante manter-nos puros de qualquer contaminação. Pois nada impuro entrará no Reino de Deus; e no julgamento, nenhum imundo será justificado. Após a morte não se pode esperar purificação. Você vai permanecer como está quando fizer a passagem. Você deve se purificar aqui. Apressem-nos, pois, quem pode prever quanto tempo um vai viver? A vida poderia ser cortada nesta mesma hora. Como podemos aparecer impuro no outro mundo? Através de que os olhos vamos encarar nossos pais e irmãos que irão nos atender? Como vamos responder às suas perguntas: "Que maldade é esta em você? O que é isso? E isso? "Que vergonha vai cobrir-nos! Apressem-nos por corrigir tudo o que está fora de ordem, para chegar pelo menos um pouco tolerável e suportável no outro mundo.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário